5 eventos ao vivo

Shakira e Carlos Vives são processados por plágio de música

2 mar 2017
14h57
atualizado às 17h38
  • separator
  • 0
  • comentários
  • separator

O Tribunal Mercantil número 2 de Madri aceitou uma denúncia contra Carlos Vives e Shakira por suposto plágio da música "La Bicicleta", feita pelo cubano Liván Rafael Castellano Valdés, que afirma que os artistas copiaram partes de sua música "Yo te quiero tanto", de 1997.

O cantor cubano argumenta em sua denúncia que no final do ano passado, embora um tribunal madrilenho a tenha admitido somente agora, que enviou a Vives, através da Sony ATV, "uma demonstração" de sua música para que cantasse, mas o colombiano decidiu reproduzir "um fragmento" da mesma sem sua autorização.

Shakira
Shakira
Foto: Alberto E. Rodriguez / Getty Images

Na música, Shakira e Carlos Vives cantam: "que te sueño y te quiero tanto", e no de Liván: "yo te quiero, yo te quiero tanto".

A denúncia foi interposta pela editora e representante do cubano, MDRB (Maryla Dianik Romeu) Music, contra a Sony Music Latin, Sony Music Entertainment, Sony ATV Publishing holdings Spain, EMI Music Publishing Spain, Shakira, Carlos Vives e Andrés Eduardo Castro.

Fontes da Sociedade Geral de Autores e Editores (SGAE) informaram à Agência Efe que, perante a denúncia, o órgão decidiu suspender o o pagamento das quantias que lhe correspondem por direitos autorais.

A partir de agora, processados e litigantes disporão de 20 dias para apresentar os documentos e provas em defesa de suas respectivas atuações.

O tema "La bicicleta", registrado por Carlos Vives e Shakira e produzido por Andrés Castro, que começa com cumbia colombiana, vallenato e finaliza com reggaeton, ganhou o Grammy Latino de melhor canção em 2016 e vendeu no mundo mais de 210 mil cópias.

EFE   
  • separator
  • 0
  • comentários
publicidade