PUBLICIDADE

Baladice

Bahia 2016: o que vai ter?

Neste ano, são aguardados 2 milhões de foliões em um dos carnavais mais festejados do País

8 fev 2016 10h00
Publicidade

O Carnaval da Bahia é democracia pura: reúne pessoas de todas as idades, etnias, gostos e estilos. Em Salvador, a cidade símbolo da comemoração baiana, todos os anos uma programação diferente toma as ruas. O som predominante, claro, é o axé.

A diferença da festa nordestina para a das demais regiões do País são os circuitos, tendo o Osmar (Campo Grande), Dodô (Barra-Ondina) e Batatinha (Centro Histórico) como principais, pois são neles que desfilam os blocos mais esperados da cidade: Camaleão, Bloco Nana Banana, Coruja, Bloco Cerveja e Cia, Balada, Cocobambu, Timbalada, Nu Outro, Yes Bahia, Me Abraça, Eva, Bloco Largadinho, Crocodilo, Olodum, Pirraça, Aviões Elétricos e Vumbora?!

Em 2016, algumas alterações foram realizadas nos circuitos visando a melhora do carnaval soteropolitano, como o Mudança do Garcia, que passou a se chamar Circuito Riachão em homenagem ao sambista homônimo, muito conhecido na cidade, e foi criado o Circuito Orlando Tapajós, para que a programação seja mais extensa.

A musa do carnaval, Ivete Sangalo, abalou Salvador em 2015
A musa do carnaval, Ivete Sangalo, abalou Salvador em 2015
Foto: Facebook/@curtacarnaval / Reprodução


Por serem muito disputados, esses blocos são pagos. Somente aqueles com abadá podem permanecer na área delimitada por um cordão de isolamento. No entanto, para quem quer curtir o carnaval na faixa, Salvador também oferece opções. Os chamados blocos sem corda, por não possuírem cordão de isolamento, são compostos por trios independentes ou financiados pela Prefeitura, dos quais todos podem participar.

Neste ano, nem só de axé viverá o carnaval de Salvador. Shows diversos estão sendo realizados em bairros estratégicos e o Palco Rock, maior evento de rock’n'roll do Brasil no período de Carnaval, que acontece na praia do Jardim de Alah, oferece uma programação alternativa para a folia.


Os shows mais aguardados

Do ritmo sertanejo, as duplas Jorge e Mateus, Henrique & Diego, Matheus & Kauan, Pedro Paulo e Alex e Thaeme & Thiago já confirmaram presença na maior festa nordestina. Mas os cantores Luan Santana e Lucas Lucco não ficaram de fora e já têm seus lugares garantidos.

Como o carnaval está associado ao samba no pé, os artistas e bandas Péricles, Xande de Pilares, Arlindo Cruz, Fundo de Quintal, Sombrinha, Katulê, Nelson Rufino e Batifum, estão com as passagens compradas para a boa terra.

O cantor Wesley Safadão, principal atração do momento, marcará presença, assim como a banda Aviões do Forró, representando o estilo musical que lhe dá o nome. Tem ainda Mc Sapão e Mr. Catra, para quem curte funk.

Psirico, Harmonia do Samba, Parangolé, É o Tchan, Robyssão, Igor Kannário, Sorriso Maroto e Thiaguinho ficaram com a responsabilidade de representar o pagode, enquanto que Melanina Carioca levará o hip hop para o Carnaval baiano de 2016.

Até a música clássica conseguiu um espaço na festa com a Orkestra Rumpilezz, mas é no axé que está a maior expectativa. Os shows mais aguardados são os de Ivete Sangalo, Claudia Leitte, Daniela Mercury, Babado Novo, Saulo, Carlinhos Brown, Araketu, Bell Marques, Márcia Freire, BaianaSystem e Durval.

E aí, já garantiu o seu lugar na folia soteropolitana?

Fonte: Dialoog Comunicação
Publicidade