PUBLICIDADE

Vídeos caseiros revelam imagens inéditas dos Beatles

27 abr 2016 - 13h59
(atualizado às 19h55)
Compartilhar
Exibir comentários

Uma coleção de vídeos caseiros filmadas por uma ex-bailarina e maquiadora australiana revelaram cenas inéditas protagonizadas pelos integrantes dos Beatles.

Os Beatles acabaram faz um bom tempo, mas nem por isso deixam seus fãs desamparados. Agora, o quarteto de Liverpool, Inglaterra, serve de inspiração para Beat Bugs, a nova série de animação da Netflix
Os Beatles acabaram faz um bom tempo, mas nem por isso deixam seus fãs desamparados. Agora, o quarteto de Liverpool, Inglaterra, serve de inspiração para Beat Bugs, a nova série de animação da Netflix
Foto: Twitter / Reprodução

Entre as horas de gravação filmadas por Dawn Swane com uma câmera Super-8 e outras ferramentas entre os anos 50 e 90 há um momento da banda britânica no camarim de um canal de televisão em Manchester.

John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr aparecem relaxados durante 49 segundos de imagens em preto e branco e sem som enquanto a maquiadora trabalhava para o especial de Lennon e McCartney em 1º de novembro de 1965.

Swane fez a filmagem enquanto trabalhava e seus companheiros organizavam uma pequena festa de despedida porque a maquiadora estava a ponto de retornar à Austrália.

As gravações foram doadas há dois anos pela designer de produção Melinda Doring, filha de Swane, ao Arquivo Nacional de Cinema e Som da Austrália (NFSA, sigla em inglês).

"Estavam festejando um pouco sua partida e há um momento em que Ringo diz a Swane: "Não é assim que se faz", e pega a câmera e começa a filmá-la. Foi uma experiência memorável", contou Miguel González, responsável pelo setor de imprensa e redes sociais do NFSA.

Em outro material de Swane aparece o ator britânico Michael Caine no início da carreira nos estúdios onde gravou o drama transmitido pela televisão The Other Man, em 1964.

Swane, que ainda está viva, começou a filmar com sua câmera Super-8 em 1957, quando viajou pela Europa como bailarina do London Festival Ballet, registrou diversas imagens até a década de 1990, quando tinha uma escola de maquiagem em Sydney.

A filha de Swane decidiu doar a coleção quando o material começou a cheirar "a vinagre, que é um sinal de deterioração", ressaltou González. Posteriormente, os vídeos foram submetidos a um processo de preservação e agora estão sendo digitalizados.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade