2 eventos ao vivo

vc repórter: grupo musical une novo instrumento e performances em SP

21 jul 2011
12h55

A junção de um instrumento criado há relativamente pouco tempo e de performances de malabares motivou um casal da cidade de Valinhos, no interior de São Paulo, a criar o projeto artístico e musical DrumPoi, que abusa também de cenários e promete "sensação de bem-estar" para quem ouvir.

Imagem de divulgação da dupla DrumPoi traz referência aos malabarismos com fogo
Imagem de divulgação da dupla DrumPoi traz referência aos malabarismos com fogo
Foto: Graziela Teixeira / Divulgação

Phelipe Agnelli e Joyce Betoni conheceram o Hang Drum na Inglaterra, e resolveram encomendar o novo instrumento, criado em 2000 por um casal de suíços. O Hang Drum tem referências da China, africanas, Índia e da Indonésia. O instrumento possui dois lados de ferro colados, e é tocado com os dedos sobre orifícios espalhados pelo ferro.

Agnelli é o responsável pelo Hang Drum. Já Joyce faz os malabares, nos quais já era especialista antes do projeto iniciar. "Pensamos em montar o projeto, então começamos a pedir os equipamentos e investir em cenários, e há 10 meses iniciamos as apresentações", conta Agnelli.

Joyce acompanha Agnelli durante as 12 músicas do show com seis tipos de malabarismos: com fogo, tecido, fitas, led (luz), flag e, por fim, varinha. "O show tem uma dinâmica programada, a cada duas músicas mudam os malabares. Enquanto isso, o cenário vai mudando. No começo, usamos um pano preto de fundo e, até o final, já se tornou um cenário psicodélico", explica Agnelli.

O "Poi" do nome do grupo vem da performance realizada por Joyce, com referências Maori, da Nova Zelândia. São danças flexíveis, de força e coordenação. O uso de fogo e luzes foi um detalhe a mais incorporado pelo casal do DrumPoi.

O som, que tem o objetivo de causar um "profundo" relaxamento em quem o ouve, pode ser admirado nas apresentações realizadas pelo casal. "Estamos nos apresentando em feiras e praças, mas já realizamos alguns shows maiores", conta Agnelli.

Ainda neste mês de julho, o DrumPoi toca no dia 24, domingo, nas praças da República e de Moema, em São Paulo. Na primeira, o show ocorre às 10h e, na segunda, às 14h. Já no sábado, 30, Campinas recebe a dupla na Feira de Artesanato Espaço Castelo, às 10h. Os shows têm previsão de três horas de duração.

A dupla já gravou um CD, que será lançado oficialmente no dia 8 de setembro, no Teatro Glória Rocha, em Jundiaí, às 19h30. Porém os interessados já podem comprá-lo no site oficial do grupo, o www.drumpoi.com. O CD custa R$ 12,90.

O internauta Phelipe Agnelli, de Valinhos (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
publicidade