PUBLICIDADE

vc repórter: brigas, drogas e confusão também marcam Virada SP

7 mai 2012 - 12h50
Compartilhar

Com um público estimado em 4 milhões de pessoas, a 8ª edição da Virada Cultural de São Paulo é uma das principais atrações culturais do ano, atraindo turistas e levando o publico às ruas da cidade.

Parte do público na rua 24 de maio trocou socos e pontapés na Virada Cultural
Parte do público na rua 24 de maio trocou socos e pontapés na Virada Cultural
Foto: Eduardo Andreassi / vc repórter

Apesar das centenas de atrações disponíveis no evento, chamaram a atenção do público as inúmeras situações de perigo que as pessoas enfrentaram para participar da Virada.

Para o fotógrafo Eduardo Andreassi, que assistiu parte da Virada entre a noite de sábado e a madrugada de domingo, a Virada Ficou marcada pelas confusões, violência e venda de drogas. Na região do palco da rua 24 de maio, brigas e um arrastão estragaram parte da festa. Segundo Andreassi, uma "movimentação estranha" começou durante a madrugada, quando grupos começaram a se reunir. "Pouco tempo depois, as viaturas da polícia foram para o local por causa de um arrastão".

O clima de tensão, entretanto, não melhorou após a série de roubos. Perto do local em que um grupo de artistas praticava a "suspensão corporal", um grande empurra-empurra começou ao som de músicas punk e rock. "Pessoas de diferentes tribos se juntaram e começaram a se agredir. A polícia não conseguia ter acesso por causa da multidão", relata Andreassi.

Da rua 24 de maio, o fotógrafo passou pelo largo São Bento, onde, garante Andreassi, era marcante o consumo de bebidas e drogas. "Vi usuários de drogas, gente levando drogas para outros grupos, e consumindo ali mesmo", afirma.

A situação só melhorou no Vale do Anhangabaú, que ficou lotado com a homenagem de diversos artistas à cantora Elis Regina. "Lá estava mais tranquilo, e o público era completamente diferente", contou Andreassi.

O flagrante de confusões não foi exclusividade de Andreassi. Nas redes sociais, vários internautas também registraram experiências negativas sobre a Virada. "Muita vergonha alheia desse amanhecer da Virada Cultural. Todos lascados, brigas em todos os cantos, sujeira e muita gente hostil e perdida", contou @lamoranga. "Essa Virada Cultural foi um lixo. Só briga, só desgosto. Fora tudo, ainda vi muitos amigos com dente quebrado, sangrando", lamentou @FerretObscene.

O internauta Eduardo Andreassi, de São Paulo (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade