PUBLICIDADE

Tradicional Baile dos Mascarados volta a agitar Salvador

12 fev 2011 - 13h04
(atualizado às 14h52)
Compartilhar
Bruno Carvalho
Direto de Salvador

O Largo Dois de Julho, um dos principais pontos da boemia de Salvador, foi invadido na noite de quinta-feira (10) por uma multidão a fim de se divertir em um dos mais tradicionais eventos de pré-Carnaval da cidade, o Baile dos Mascarados.

Parecia uma volta ao passado, quando os grandes bailes de salão agitavam os principais clubes de Salvador antes da folia momesca. O local do evento, aliás, não poderia ter sido melhor: o Clube Fantoches, com seus 126 anos de tradição em grandes festas carnavalescas foi o palco da festa comandada pela estreante banda Mascarados, que recebeu como convidados o cantor pernambucano Otto e a cantora baiana Marcia Castro.

A participação do pernambucano, mesmo curta, foi a que mais empolgou o público. Animado, dançou e cantou clássicos do Carnaval baiano, além de tocar músicas próprias, como Ciranda de Maluco e Janaina. No fim, Otto voltou ao palco acompanhado de Marcia Castro, e do ator global Fábio Lago, para se esbaldar ainda mais, tocando percussão junto com a banda e até se jogando em meio aos foliões. Essa foi a segunda apresentação do cantor em Salvador este mês. No dia 2 de fevereiro, ele tocou no Festival de Verão, e lançou na cidade o bloco Me Beija que eu Sou Cineasta.

De acordo com a diretora do Bloco Mascarados, Jaqueline Azevedo, a folia serviu não só para apresentar ao público a banda Mascarados - que tocará também na abertura do Carnaval de Recife -, mas também fazer um resgate do Clube Fantoches. "Locais como esse merecem ser trazidos de volta, pela sua grandeza e pelo seu passado rico e glorioso nos carnavais", afirmou, destacando que neste ano o bloco terá como rainha a atriz Marisa Orth.

Parceria
A iniciativa conta com apoio do Conexão Vivo e, segundo a gestora do projeto, Piti Canella, "é a primeira vez que trazemos conteúdo para o Carnaval". A ação envolve uma rede compartilhada, que patrocina diversos artistas independentes. "Hoje já existem 43 ações do Conexão Vivo na Bahia, que vão desde festivais até a qualificação e estruturação dos músicos".

Nas próximas edições do evento a Banda Mascarados receberá como convidados Lenine e 3 na folia (17/2), e Moraes Moreira e Baiana System (24/2). Haverá ainda uma votação no site do Conexão Vivo para escolher qual dos três artistas baianos que passaram pela festa dividirá o trio com Lenine e a banda oficial do bloco durante o Carnaval.

Interdição
Antes do início da Baile havia a expectativa sobre a realização ou não da festa. No dia anterior ao evento, a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (SUCOM) chegou a interditar o Clube Fantoches, sob o argumento de que considerou que o local tinha irregularidades estruturais e não oferecia segurança aos frequentadores. Ontem, porém, o clube foi liberado.

Cantores apresentaram suas músicas misturadas a temas carnavalescos
Cantores apresentaram suas músicas misturadas a temas carnavalescos
Foto: Uran Rodrigues / Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade