Tim Festival 2008

› Diversão › Música › Tim Festival › Tim Festival 2008

Tim Festival 2008

Segunda, 20 de outubro de 2008, 12h21 Atualizada às 16h35

Mulheres dominam noite Sophisticated Ladies

A segunda noite do Tim Festival no Auditório Ibirapuera, em São Paulo, será dominada por timbres femininos. Stacey Kent, Esperanza Spalding e Carla Bley sobem ao palco no dia 22/10, às 20h30, para o evento reservado para as cantoras.

A cantora Stacey Kent teve seu início na música de forma inesperada. Nascida nos Estados Unidos, ela descobriu seu talento em uma viagem de férias pela Europa, quando descobriu seu dote enquanto cantava por diversão.

Seu talento foi reconhecido logo no álbum de estréia, chamado Close Your Eyes, de 1997. Comparada com nomes consagrados como Billie Holiday e Ella Fitzgerald, Kent já percorreu os principais festivais de jazz ao redor do mundo e arrancou elogios de nomes da música como Steven Tyler e Willie Nelson. Seu atual show é baseado no último CD, de 2007, chamado The Boy Next Door.

A também jovem Esperanza Spalding, 24 anos, é uma das maiores revelações da música moderna. Ensinada pela mãe a tocar violino durante a infância, ela teve seu primeiro contato com o baixo acústico durante e adolescência.

Seu último CD, chamado Esperanza, mostra inclusive a influência que Spalding tem da música brasileira. No álbum, há versões das músicas Ponta de Areia, de Milton Nascimento e Fernando Brant, e Samba em Prelúdio, de Baden Powell e Vinicius de Moraes.

Encerrando o trio feminino da noite Sophisticated Ladies, a pianista e compositora Carla Bley se tornou referência da música moderna com o CD Escalator Over The Hill. Sua sonoridade peculiar abusa de misturas como rock, sintetizadores, melodias e escalas orientais com o jazz tradicional.

Redação Terra

Busque outras notícias no Terra