PUBLICIDADE

Thom Yorke, do Radiohead, vende novo disco no BitTorrent

26 set 2014 - 21h11
(atualizado em 27/9/2014 às 12h28)
Compartilhar
Exibir comentários
Thom Yorke durante show na Sérvia em 13 de julho de 2013.
Thom Yorke durante show na Sérvia em 13 de julho de 2013.
Foto: Marko Djurica / Reuters

Thom Yorke, vocalista do Radiohead, lançou um álbum pelo BitTorrent nesta sexta-feira (26), disse o próprio músico britânico, marcando a primeira vez em que o sistema de transferência de arquivos online, normalmente associado à pirataria, é usado para vender música.

"Tomorrow's Modern Boxes", primeiro disco solo de Yorke em oito anos, traz oito canções e foi produzido por Nigel Godrich, seu colaborador de longa data.

Os usuários terão que pagar seis dólares para ter acesso, através da empresa de software BitTorrent, a um conjunto de arquivos “pagos na entrada” conhecido como torrente, que divide os arquivos em pequenas partes que são baixadas de uma ou mais fontes que compartilham entre si, disseram Yorke e Godrich.

As torrentes vêm sendo consideradas como uma maneira mais eficaz de baixar grandes quantidades de dados usando menos comprimento de banda, mas alguns sites que hospedam torrentes têm sido visados pelas autoridades por serem um meio de se distribuir ilegalmente materiais protegidos por direito autoral.

“É um experimento para ver se a mecânica do sistema é algo que o público em geral consegue assimilar”, declararam Yorke e Godrich em um comunicado.

“Se funcionar bem, pode ser uma forma eficiente de devolver parte do controle do comércio eletrônico às pessoas que estão criando o trabalho”, acrescentou a declaração.

Yorke e sua banda, Radiohead, já experimentaram modelos alternativos de distribuição, como quando lançaram o disco "In Rainbows" em 2007 primeiramente por download em seu site, deixando os clientes à vontade para pagar o preço que quisessem.

Você sabe diferencia Emo de Sertanejo, faça o testeVocê sabe diferenciar Emo de Sertanejo, faça o teste

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade