PUBLICIDADE

Sonora Live: RPM lançará CD inédito em 2011 e programa DVD

28 jul 2011 - 17h04
(atualizado às 18h27)
Compartilhar

O quarteto de Paulo Ricardo (vocal), Luiz Schiavon (teclados), Fernando Deluqui (guitarra) e Paulo P.A. Pagni (bateria), conhecidos como RPM, preparam-se para lançar CD de inéditas para setembro, sob nome de Elektra. A informação foi dada à apresentadora do Sonora Live, Lorena Calábria, no programa dessa quinta-feira (28). Quatro novas músicas serão disponibilizadas para audição no site oficial da banda na próxima semana.

Ouça RPM grátis no Sonora

Dentre as inéditas, Elektra, faixa-título, e Problema Seu, que o vocalista classifica como um "tipo de blues". O disco, já em fase final de produção, está prestes a ser lançado. As fotos e capa do encarte ainda serão definidas. O grupo ainda pensa em gravar um DVD ao vivo ainda este ano para sair no primeiro trimestre de 2012 com as músicas novas e resgate de sucessos que fizeram a banda conhecida nos anos 1980. O primeiro clipe do novo álbum, Dois Olhos Verdes, será gravado ao vivo em São Paulo, no Credicard Hall, em 12 de agosto.

Entre os sucessos antigos, como Loura Gelada, Rádio Pirata e Olhar 43, tocaram sucessos novos, como Ela é Demais (Pra Mim) e Muito Tudo. Para mostrar que o som e arranjos permanecem intactos, mostraram um trecho do refrão de Rainha. A apresentadora brincou de "Karaokê da Lorena", valendo um kit Cup Nuddles, e chamou duas espectadoras, Lenita e Sibele, na plateia para cantar Olhar 43.

O programa teve a participação, via Skype (do Rio de Janeiro), de George Israel, do Kid Abelha. "Eles não esqueceram nada, e estão cada vez melhores", elogiou. Sobre sua banda, ele diz que vive um momento semelhante ao do RPM, uma vez que estão de volta à música desde que resolveram parar em 2007. "Sentimos que aumentou nossa procura para shows em 2010, fomos convidados para ir ao Japão tocar no Brazillian Day. E demos uma entusiasmada. Chamamos novos músicos para compor a banda de apoio e aquilo deu um gás. A química é igual à do RPM porque cada um tem seu jeito de tocar e aquela junção faz com que você suba no palco e vem tudo sozinho", comemorou. Sobre os sucessos, ele disse que é um patrimônio, é a única coisa que não podem tirar: "as músicas que você fez estão no coração e na cabeça das pessoas. E isso faz a gente querer voltar".

Bandas novas

Como conselho para bandas que estão começando, Paulo Ricardo deu sua mensagem: "desistam, pois ninguém vende mais CDs". Ele estava brincando, e disparou: "vou dar uma resposta que ouvi de um grande amigo, o Toni Platão, do Ojeriza. Estávamos no Tim Festival há dois anos e ele estava sendo entrevistado por uma banda jovem, quando perguntaram pra ele a mesma coisa. Tenha sempre um plano B. Se dedique, se empenhe e faça o que ama. Mas não faça disso uma coisa caótica. Quem tem talento sempre se sobressai, mas se manter é difícil nessa carreira".

A volta

Luiz Schiavon disse que o retorno do RPM se deu por causa da homenagem feita pelo programa Por Toda Minha Vida, da Rede Globo, que queria homenagear um artista ainda vivo, uma vez que já tinham contado a vida de Elis Regina e Mamonas Assassinas, por exemplo. "A sensação que me dava era que a gente interrompido a carreira devendo alguma coisa, principalmente um disco de inéditas. Nosso último foi no fim da década de 1980, depois o hiato. Aí procurei os outros, um falou com o outro. Você assistir sua história sendo interpretada por atores deu uma dimensão do que o RPM representava", comentou.

"Se você tivesse me encontrado na rua, falaria pra você", brincou a apresentadora. Paulo Ricardo disse que o diretor do programa, Ricardo Waddington, ligou para ele em março, pedindo recortes de jornal e fitas de vídeo: "fomos nos encontrando, pedindo 'aquela' fita em Búzios (que tinha gravações do grupo durante um mês), muita coisa que era do Nando. Fizeram entrevistas com parentes e amigos e pensamos no que íamos fazer". Uma caixa com os discos remasterizados e remixes inéditos - o primeiro do Brasil, segundo o vocalista, foi Lora Gelada, que até então só havia sido disponibilizado para rádios e DJs. E o livro Revelações por Minuto, de Marcelo Leite de Moraes, foram os responsáveis para dar o 'start' na retomada da carreira.

RPM relembra sucesso "Louras Geladas", curta:
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade