1 evento ao vivo

Fernanda Takai sobre disco com Andy Summers: "música brasileira"

30 out 2012
15h51
atualizado às 18h23

A cantora Fernanda Takai, voz do Pato Fu, e o guitarrista Andy Summers, ex-integrante da banda The Police, estiveram nos estúdios do Terra na tarde desta terça-feira (30) para mostrar as canções de Fundamental, disco recém-lançado e que sela a parceria da dupla com forte influência da música nacional. O programa foi o último desta temporada do Terra Live Music.

Inspirado na música brasileira e com especial apreço pela bossa nova, Andy chamou Fernanda para participar de um projeto que já tinha em mente há algum tempo. Segundo o guitarrista, o gênero "está em meu imaginário desde meus 16 anos, quando assisti ao filme Orfeu Negro".

A ideia da parceria partiu de Andy, que ficou encantado com o timbre sutil da voz de Fernanda após assistir ao DVD do documentário United Kingdom Of Ipanema - que ele estrela junto do músico Roberto Menescal, e no qual a cantora brasileira faz participação. Segundo Fernanda, "Andy compôs as faixas já pensando no meu timbre e na minha voz. Isso facilitou muito o trabalho".

Takai contou que, após receber as canções de Summers, optou por fazer versões e cantá-las em português, "pois como sou uma artista brasileira e o disco seria lançado no Brasil, achei importante que eu cantasse no nosso idioma". Para esse trabalho, ela contou com a ajuda especial da amiga Zélia Duncan - "que faz excelentes versões" - e de John Ulhôa, marido e companheiro no Pato Fu.

Andy contou à apresentadora Lorena Calábria que não compreende português, "mas gosto da sonoridade de língua. E acho muito importante que o significado das palavras e os sentimentos das canções sejam mantidos". O guitarrista disse ainda que, além do apreço que tem pela música brasileira, gosta de vir ao país e de trabalhar com brasileiros. "É sempre um desafio conhecer novos músicos, gosto disso".

Para Fernanda, Fundamental não pode ser classificado como um disco estritamente de bossa nova, "mas de música brasileira como um todo", acrescido das referências pop das carreiras dos dois músicos.

"É muito amplo", opina. "Todas as músicas falam um pouco de relacionamentos e de diferentes formas de amor, e cada uma delas tem uma personalidade lírica e uma personalidade estética".

Sobre os shows apresentando o repertório conjunto, a vocalista do Pato Fu contou que teve de achar um curto espaço na agenda de sua banda principal - que deve começar a gravar seu 12º álbum de estúdio no mês de dezembro, segundo ela. O processo deve se repetir em 2013, quando Fernanda e Andy devem procurar nova brecha em seus compromissos para shows no exterior promovendo Fundamental.

Fernanda Takai e Andy Summers apresentaram faixas do álbum 'Fundamental' nos estúdios do Terra
Fernanda Takai e Andy Summers apresentaram faixas do álbum 'Fundamental' nos estúdios do Terra
Foto: Terra

Veja também:

Fonte: Terra
publicidade