PUBLICIDADE

"Toco o que as pessoas querem ouvir", diz Noel Gallagher em SP

2 mai 2012 - 16h31
(atualizado em 31/5/2012 às 13h50)
Compartilhar
Tiago Agostini
Direto de São Paulo

"Carreira solo é mais fácil, porque você só precisa agradar a si mesmo", brincou Noel Gallagher, ex-guitarrista do Oasis, em entrevista coletiva nesta quarta-feira (2), em São Paulo. Bem-humorado, Noel não economizou nas ironias e nos palavrões durante o papo com os jornalistas. O músico se apresenta na noite desta quarta em São Paulo, no Espaço das Américas, com transmissão ao vivo do Terra, e já deu a tônica do que os fãs podem esperar da apresentação. "Gosto de tocar o que as pessoas querem ouvir", disse o guitarrista.

Noel chegou à entrevista com alguns minutos de atraso, e logo na entrada fez um careta enquanto conversava com alguém de seu staff. As diretrizes da coletiva eram simples e claras: nada de perguntas sobre o Oasis ou sobre o irmão, Liam Gallagher. Sobre Liam, realmente, não houve uma palavra, mas Noel falou com tranquilidade sobre o passado no Oasis e não poupou seus costumeiros elogios a sua ex-banda. "Não fazia sentido (montar outra banda). Não depois de passar mais de 15 anos no Oasis, uma das maiores bandas de todos os tempos."

O guitarrista chega ao Brasil para divulgar High Flying Birds, seu primeiro disco solo, lançado em outubro do ano passado. Embora algumas músicas já existissem na época do Oasis, Noel garante que não guardou nenhum material. "Essas músicas são mais diretas, emocionais e pessoais, mesmo que não auto-biográficas", disse. Ele explicou que este tipo de canção só é possível porque ele mesmo as está interpretando. "É diferente quando você escreve músicas para outras pessoas cantarem."

O setlist é recheado, além das músicas do trabalho próprio, com várias covers do Oasis, inclusive alguns lados do início da carreira, como Talk Tonight e Whatever. Para Noel, a escolha do que ele iria tocar foi fácil. "Não tenho muito material. São minhas músicas, e soam bem comigo cantando", comentou. Em um dos melhores momentos da conversa, ele inclusive falou sobre a possibilidade de talvez dividir um palco com um novo vocalista para cantar suas canções. "Cantores são idiotas", riu. "Não sou um cantor e consigo defender minhas canções. E não sou um idiota."

Segundo Noel, as músicas do seu disco High Flying Birds são mais "diretas, emocionais e humanas". Questionado se para ele é mais fácil ser um artista solo do que pertencer a uma banda, Noel garantiu que prefere cantar sozinho. "É mais fácil estar em carreira solo porque só tenho que me agradar, a única pessoa que tem que gostar sou eu. Se quiser tirar uma folga de uma semana, por exemplo, eu posso", disse o cantor, que descarta qualquer possibilidade de criar um outro grupo.

"Por um tempo cogitei montar outra banda mas depois que você fica 20 anos em grupo como o Oasis, uma das melhores bandas de todos os tempos, não faz sentido ter outra banda parecida", explicou Noel Gallagher.

Futebol

Planejando vir ao Brasil para assistir à Copa de 2014, Noel se manteve com os pés no chão sobre as chances de seu time do coração, o Manchester City, ser campeão inglês deste ano. "É uma ironia que eu esteja na América do Sul enquanto tudo isto está acontecendo. Eu deveria estar lá", brincou, ao lembrar que volta à Inglaterra um dia após o final da temporada. Perguntado se não era engraçado que o City estivesse com chances após o Oasis, que ajudou a torná-lo conhecido mundialmente, ter se separado, Noel foi direto. "Se eu soubesse que bastava o Oasis se separar para o City ter alguma chance, teria saído da banda há muito tempo. Logo depois de ganhar os primeiros US$ 20 milhões.

Transmissão

Noel Gallagher se apresenta no dia 2 de maio, em São Paulo, no Espaço das Américas, como parte do Terra Live Music In Concert, que terá transmissão ao vivo do Terra, pelo sistema live streaming, garantindo audiência via computadores, smartphones e tablets. Ele também se apresenta no dia 3 de maio, no Rio de Janeiro.

A partir das 21h30, O Terra Live Music in Concert começa o aquecimento para o show também ao vivo. A apresentadora Lorena Calábria recebe o editor da Rolling Stone, Pablo Miyazawa, o apresentador e jornalista musical Fabio Massari e o fã responsável pelo site Oasis News, Allison Guimarães, para um bate-papo sobre a carreira do músico britânico: sua participação no Oasis, as polêmicas e, por fim, a carreira solo. A entrada de Noel Gallagher no palco está prevista para as 22h.

O Terra Live Music In Concert é produzido pela XYZ e trará ao Brasil nomes importantes da música internacional, em ao menos 10 edições este ano. A primeira aconteceu no dia 11 de março, com Morrissey e também foi transmitida pelo Terra.

O cantor concedeu entrevista coletiva nesta quarta-feira (2), em São Paulo
O cantor concedeu entrevista coletiva nesta quarta-feira (2), em São Paulo
Foto: Fernando Borges / Terra
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade