PUBLICIDADE

Rusty Anderson, o guitarrista beatlemaníaco de Paul McCartney

Compartilhar

Fã confesso dos Beatles desde a adolescência - e também de Genesis, Peter Gabriel, David Bowie, The Who e Jimi Hendrix -, o californiano Rusty Anderson, 52 anos, tem uma carreira invejada por grande parte dos guitarristas.

Ouça Paul McCartney grátis no Sonora

Seu contato com a música começou cedo, aos oito anos, quando o pai lhe deu sua primeira guitarra elétrica. Aos 13, formou sua primeira banda de rock, a Eulogy, que, apesar de ter tido apenas seis anos de vida, conquistou um considerável reconhecimento local, chegando a tocar com bandas como The Police, Van Halen, Quiet Riot e The Motels.

Sua primeira grande oportunidade surgiu em 1986, ao ser convidado pelo produtor David Kahne para tocar no álbum Different Light, da banda de rock The Bangles. Em seguida, Anderson gravou com diversas outras bandas, incluindo Fishbone, Matthew Sweet, Neil Diamond, Animal Logic, Little Richard e Carole King.

De 1993 a 1999, fez parte da Ednaswap, com a qual lançou Torn - música que se tornou hit na versão da cantora australiana Natalie Imbruglia. Foi ele, também, o responsável por escrever e tocar as guitarras do hit Livin'la Vida Loca, de Ricky Martin, de 1999. Além disso, o guitarrista tem em seu currículo parcerias com artistas como Elton John, The New Radicals, Willie Nelson, Sinéad O'Connor, The Wallflowers, Jewel, Santana, Stevie Nicks , Joe Cocker, Gwen Stefani, Steven Tyler, Regina Spektor, Dido, Cat Stevens, Miley Cyrus, Eros Ramazzotti e Nelly Furtado.

Em 2001, já um profissional respeitado no mercado, Anderson recebeu um telefonema do produtor David Kahne para tocar e fazer os vocais do álbum Driving Rain, de Paul McCartney - uma "lenda viva", como o próprio guitarrista o define. Após o término das gravações, a banda caiu na estrada e realizou mais de 100 shows em países como Estados Unidos, Japão, México, Itália, Inglaterra e Rússia, em uma turnê aclamada pela crítica. Desde então, Paul segue suas apresentações com a mesma formação, a quem costuma se referir como "os melhores músicos com que já tocou desde os Beatles".

Mesmo como membro fixo da banda, Anderson também tem uma carreira solo, com composições próprias e dois álbuns gravados: Undressing Underwater, de 2003, e Born On Earth, de 2009.

Anderson define McCartney como uma "lenda viva"
Anderson define McCartney como uma "lenda viva"
Foto: Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade