PUBLICIDADE

Saiba mais sobre os integrantes da atual banda de Paul McCartney

Compartilhar

Depois de pisar em solo brasileiro com a turnê Up And Coming Tour, em 2010, o ex-beatle Paul McCartney apresenta-se no Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro, no domingo (22) e na segunda-feira (23). Esta será a quarta vez que o músico vem ao país - as demais foram em 1990, com a The Paul McCartney World Tour; em 1993, com a turnê The New World; e no ano passado.

Terra transmite com exclusividade show de Paul McCartney

Galeria de fotos: Brian Ray alterna baixo e guitarra na banda de McCartney

Parceria entre os integrantes já dura quase 10 anos
Parceria entre os integrantes já dura quase 10 anos
Foto: Divulgação

Galeria de fotos: Rusty Anderson, o guitarrista beatlemaníaco de Paul McCartney

Galeria de fotos: Abe Laboriel Jr, o talento de peso atrás da bateria de Paul McCartney

Um time de peso foi escolhido para acompanhar Paul pelos quatro cantos do mundo: os guitarristas Rusty Anderson e Brian Ray e o baterista Abe Laboriel Jr., todos com uma renomada carreira em suas respectivas áreas. O parceria fez tanto sucesso que o quarteto já toca junto há quase dez anos.

Rusty Anderson, o guitarrista beatlemaníaco de Paul McCartney

Fã confesso dos Beatles desde a adolescência - e também de Genesis, Peter Gabriel, David Bowie, The Who e Jimi Hendrix -, o californiano Rusty Anderson, 52 anos, tem uma carreira invejada por grande parte dos guitarristas.

Seu contato com a música começou cedo, aos oito anos, quando o pai lhe deu sua primeira guitarra elétrica. Aos 13, formou sua primeira banda de rock, a Eulogy, que, apesar de ter tido apenas seis anos de vida, conquistou um considerável reconhecimento local, chegando a tocar com bandas como The Police, Van Halen, Quiet Riot e The Motels.

Sua primeira grande oportunidade surgiu em 1986, ao ser convidado pelo produtor David Kahne para tocar no álbum Different Light, da banda de rock The Bangles. Em seguida, Anderson gravou com diversas outras bandas, incluindo Fishbone, Matthew Sweet, Neil Diamond, Animal Logic, Little Richard e Carole King.

De 1993 a 1999, fez parte da Ednaswap, com a qual lançou Torn - música que se tornou hit na versão da cantora australiana Natalie Imbruglia. Foi ele, também, o responsável por escrever e tocar as guitarras do hit Livin'la Vida Loca, de Ricky Martin, de 1999. Além disso, o guitarrista tem em seu currículo parcerias com artistas como Elton John, The New Radicals, Willie Nelson, Sinéad O'Connor, The Wallflowers, Jewel, Santana, Stevie Nicks , Joe Cocker, Gwen Stefani, Steven Tyler, Regina Spektor, Dido, Cat Stevens, Miley Cyrus, Eros Ramazzotti e Nelly Furtado.

Em 2001, já um profissional respeitado no mercado, Anderson recebeu um telefonema do produtor David Kahne para tocar e fazer os vocais do álbum Driving Rain, de Paul McCartney - uma "lenda viva", como o próprio guitarrista o define. Após o término das gravações, a banda caiu na estrada e realizou mais de 100 shows em países como Estados Unidos, Japão, México, Itália, Inglaterra e Rússia, em uma turnê aclamada pela crítica. Desde então, Paul segue suas apresentações com a mesma formação, a quem costuma se referir como "os melhores músicos com que já tocou desde os Beatles".

Mesmo como membro fixo da banda, Anderson também tem uma carreira solo, com composições próprias e dois álbuns gravados: Undressing Underwater, de 2003, e Born On Earth, de 2009.

Abe Laboriel Jr., o nome de peso atrás da bateria

Mesmo atrás da bateria, lá no fundo, é impossível não notá-lo. Abe Laboriel Jr. chama a atenção. Seja pelo tamanho, pelo aplaudido set ou pela simpatia desenhada ao exibir sorrisos e ao fazer bem humoradas dancinhas em algumas músicas durante os shows da turnê de Paul McCartney, O percussionista peso pesado, atual baterista da banda do ex-beatle na turnê Up And Coming, tem agradado as nações fãs de Beatles.

Original de uma família mexicana de músicos, Abe é americano e formado na tradicional escola de Berklee. Nascido em 1971, ele começou sua carreira cedo, inspirado pelo pai, Abraham Laboriel, renomado compositor e baixista.

Muito cotado por estrelas da música, Abe já tocou com nomes representantes dos mais diversos estilos, de Lady Gaga até B.B. King, passando por Hanson, Sting, Shakira, Eric Clapton e muitos outros. Agora, o pesado bateirista está fazendo os estádios do mundo tremerem interpretando os grandes sucessos de sir Paul McCartney.

Brian Ray, um guitarrista multifacetado

Brian Ray, o também guitarrista californiano de Paul McCartney, guarda semelhanças com seu colega de palco, Rusty Anderson. Influenciado desde criança por artistas como Elvis Presley, Jimi Hendrix e Little Richard, o músico, nascido em 4 de janeiro de 1955, descobriu sua vocação para as guitarras ao ver Paul e os Beatles pela TV, aos oito anos de idade.

Diretor musical e guitarrista de Etta James durante 14 anos, Ray dividiu os palcos com músicos lendários, como Keith Richards, Santana, Joe Cocker, Bonnie Raitt, John Lee Hooker e Bo Diddley, além de já ter colaborado com artistas como Peter Frampton, Rita Coolidge, Michael Steele e Steve LeGassick, que se tornou seu parceiro de composição por 13 anos. Ao lado de LeGassick, o guitarrista criou o sucesso de 1987 One Heartbeat, de Smokey Robinson.

Ray entrou para a banda de Paul em 2002, na turnê de Driving Rain. Ele se encaixava perfeitamente na vaga que Paul tinha em sua banda: alguém que pudesse se alternar entre o baixo e a guitarra durante o show.

Além de guitarrista, Ray também já contribuiu para trilhas sonoras de filmes como Heartbreakers, de 1984, e The Failures, de 2002. Em carreira solo, o músico já lançou dois álbuns: Mondo Magneto, de 2006, e This Way Up, de 2010.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade