1 evento ao vivo

Shakira faz acordo com grupo camaronês sobre música da Copa

28 mai 2010
20h09
atualizado às 22h16

O grupo camaronês Zangalewa, cuja canção de mesmo nome inspirou Waka Waka, música oficial da Copa do Mundo, fechou um acordo com os produtores da última composição, entre eles a colombiana Shakira.

» Ouça músicas no Sonora
» Confira letras
» vc repórter: mande fotos e notícias

"A canção oficial da Copa foi inspirada na música 'Zangalewa'", muito conhecida nas décadas de 80 e 90 e obra do grupo camaronês Golden Voices, rebatizado de Zangalewa, declarou à AFP Didier Edo, empresário do grupo, ao informar o acordo nessa sexta(28).

Zangalewa também é o nome do álbum de quatro canções publicado em 1986.

No início de maio, a Fifa anunciou ter escolhido como música oficial da Copa da África do Sul Waka Waka (This Time For Africa), coproduzida e interpretada por Shakira com o grupo sul-africano Freshly Ground.

"O refrão está baseado em uma música célebre do grupo Golden Voices", informou a estrela colombiana. Entretanto, a adaptação da canção foi feita sem a autorização dos camaroneses, o que ocorreu hoje.

"Houve um acordo entre as partes", disse Edo, fazendo referência a Zangalewa e aos produtores da música Waka Waka.

Formado por quatro militares, o grupo acolheu vários artistas antes de cair na letargia, após a saída de alguns de seus componentes e da morte de outros.

A aparição de Waka Waka deu um estímulo para o grupo voltar ao cenário musical, com um show em Yaoundé no dia 6 de junho, segundo seu empresário.

Zangalewa é uma contração de uma frase em uma das línguas locais camaronesas, que significa "Quem te chamou?", segundo dois fundadores do grupo.

Música de Shakira para Copa do Mundo é inspirada em canção do Camarões
Música de Shakira para Copa do Mundo é inspirada em canção do Camarões
Foto: Francisco Seco / AP
AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
publicidade