Robin Gibb, do Bee Gees, morre aos 62 anos

atualizado em 21/5/2012 às 10h54
  • comentários

O cantor Robin Gibb, do trio musical Bee Gees, morreu neste domingo (20), aos 62 anos. O músico estava internado em uma clínica particular de Londres. Ele conseguiu se recuperar de um câncer diagnosticado em 2010, mas recentemente teve de ser submetido a uma operação no intestino e descobriu um segundo câncer.

 Foto: Divulgação
Robin Gibb morreu neste domingo (20) depois de uma longa batalha contra um câncer
Foto: Divulgação

A notícia foi divulgada por seu representante. "A família de Robin Gibb, do Bee Gees, anuncia com grande tristeza que Robin morreu depois de sua longa batalha contra o câncer e uma cirurgia no intestino. A família pede que sua privacidade seja respeitada neste momento de grande dificuldade", escreveu.

Em 2011, o músico fora submetido a uma cirurgia para corrigir uma obstrução intestinal, o mesmo problema que em 2003 provocou a morte de seu irmão gêmeo, Maurice, também integrante do Bee Gees.

Porém, depois de anunciar que estava curado, o músico descobriu um câncer no cólon e no fígado, que rapidamente se desenvolveu. Agravado por uma pneumonia, Gibbs entrou em coma em abril, acordando 12 dias depois sem conseguir falar e se movimentar.

Biografia
Nascido na ilha de Man e tendo pais ingleses, Robin Gibb morou com a família alguns anos em Manchester, na Inglaterra. Ainda criança, ele se mudou para Brisbane, na Austrália. Começou a cantar com os irmãos Barry e Maurice aos 6 anos. Sua primeira apresentação aconteceu em 1957, quando tinha 8 anos. Nessa época, o grupo já se chamava Bee Gees. Nos primeiros anos da banda, destacava-se Barry Gibb, seu irmão mais velho, na composição das canções e nos vocais. Entretanto, com a banda trilhando o caminho do rock psicodélico, Robin ganhou mais espaço, passando a compor canções e a ser o vocalista principal.

Em 1969, Robin queria ainda mais espaço dentro do grupo, o que resultou numa briga e uma consequente separação da banda. Ele decidiu, então, começar sua carreira solo e, em 1969, lançou o single Saved by the Bell , que chegou ao topo de várias paradas de sucesso, especialmente na Europa, e proporcionou a gravação de seu primeiro álbum solo, Robin's Reign , lançado em 1970. Em meados da década, no entanto, os Bee Gees se reconciliaram. Foi nessa época que as músicas Stayin' Alive , More Than A Woman , How Deep Is Your Love e Night Fever alcançaram o primeiro lugar em vários países do mundo.

Na década de 1980, os Bee Gees deixaram a carreira como cantores um pouco de lado e investiram na produção de discos para outros artistas. Foi então que Robin decidiu investir novamente na sua carreira solo. Lançou três álbuns: How Old Are You? , do hit mundial Juliet ; Secret Agent , famoso pelo sucesso pop Boys Do Fall in Love ; e Walls Have Eyes , que emplacou a canção Like a Fool em alguns países.

Depois de Walls Have Eyes , aconteceu a segunda volta do Bee Gees. Eles se juntaram novamente e ficaram juntos até 2002. Quando o quinto álbum de Robin seria lançado, morreu Maurice, seu irmão gêmeo. Mesmo assim, Magnet foi lançado para o público apenas uma semana depois do trágico acontecimento.

De 2004 a 2006, Robin fez uma turnê com a orquestra Neue Philharmonie Frankfurt. Neste meio tempo, lançou parcerias com outros cantores, como Alistair Griffin, G4 e US5. Após o fim da turnê, Robin lançou seu sexto disco, My Favourite Christmas Carols , que tem canções de Natal. O último álbum foi um tributo ao Titanic.

Bee Gees
Passando por diversos ritmos musicais, do rock psicodélico às baladas, do country à música disco, pelo R&B;, da música romântica ao pop rock moderno, o Bee Gees vendeu ao todo mais de 250 milhões de discos. Foram incluídos no Hall da Fama do Rock and Roll e ganharam nove prêmios Grammy. O álbum Saturday Night Fever (trilha sonora do filme Embalos De Sábado À Noite ) é uma das trilhas sonoras mais vendidas de todos os tempos.

Vida pessoal
Robin casou-se com Molly Hullis em 1968. Eles tiveram dois filhos - Spencer (1972) e Melissa (1974) - mas se separaram em 1982. Casou-se depois com a escritora Dwina Murphy, em 1985, com quem teve um filho: Robin John (1983). Em 2008, foi novamente pai, dessa vez de um relacionamento extraconjugal. A governanta de sua casa, Claire Yang, deu à luz Snow Evelyn Robin Juliet Gibb.

Terra

compartilhe

publicidade
publicidade