PUBLICIDADE

Relembre 10 riffs históricos gravados com guitarras Les Paul

Criador do modelo de guitarra Les Paul, Lester William Polfus, morreu cinco anos atrás

13 ago 2014 - 13h49
(atualizado em 16/9/2014 às 15h48)
Compartilhar
Exibir comentários

Terra Música Terra Música: curta os maiores riffs da história da Les Paul

Ouça e baixe Sweet Child O' Mine, Whole Lotta Love, Crazy Train e vários sucessos de Kiss, Beatles e muito mais! Assine agora e comece a curtir!

Hoje faz cinco anos que morreu Lester William Polfus. Se este nome não te traz nenhuma lembrança aos fãs de rock, talvez Les Paul soe mais familiar. Morto em 13 de agosto de 2009, aos 94 anos, vítima de uma pneumonia, Les Paul não foi somente um instrumentista competente - vencedor de dois Grammy e detentor de 36 discos de ouro. Além de guitarrista, este norte-americano inventou uma das guitarras mais icônicas do rock 'n roll: a Gibson Les Paul. 

Foto: Amy Sussman / Getty Images

Siga Terra Música no Twitter

A criação do modelo Les Paul foi vital para o desenvolvimento da guitarra elétrica e a ascensão do rock nos anos 40 e 50. "De repente, todos perceberam que a força era algo importante na música. É preciso ter dinâmica para se expressar fora dos limites de um instrumento", explicou Les Paul em uma de suas entrevistas.

Muitos guitarristas mundialmente famosos escolheram a Les Paul como fiéis escudeiras em suas carreiras, como Slash (Guns N' Roses), Jimmy Page (Led Zeppelin) e Randy Rhoads (Ozzy Osbourne).

Para lembrar a vida e o legado de Les Paul, o Terra separou dez riffs históricos gravados em guitarras do modelo Les Paul.

Slash - Guns n' Roses - Sweet Child 'O Mine

Difícil caminhar algumas quadras da rua Teodoro Sampaio, tradicional ponto de venda de instrumentos musicais em São Paulo, e não ouvir o riff de Sweet Child 'O Mine saindo de alguma loja por um guitarrista aspirante. Esta lendária sequência de notas está no álbum Appetite For Destruction, disco de 1987, do Guns N' Roses.

Foto: Ronald Martinez / Getty Images

foto: Ronald Martinez/Getty Images

Jimmy Page - Led Zeppelin - Whole Lotta Love

Impossível imaginar Jimmy Page, guitarrista do Led Zeppelin, sem sua Les Paul. O músico britânico foi um dos responsáveis por extrair toda a capacidade sonora de sua guitarra e explorar o peso do timbre de sua Gibson. Escolhemos o riff de Whole Lotta Love, mas poderia ser Black Dog, Rock and Roll, Immigrant Song, Ramble On e tantas outras canções do Led Zeppelin que carregam a alma da Les Paul.

Foto: Stephen Lovekin / Getty Images

foto: Stephen Lovekin/Getty Images

Randy Rhoads - Ozzy Osbourne - Crazy Train

Randy Rhoads foi fiel escudeiro de Ozzy Osbourne durante sua carreira solo no início década de 80. Em Crazy Train, lançada no disco Blizzard of Ozz em 1980, temos solos, riffs, cavalgadas e todos os elementos que um fã de rock pesado gosta em uma música pronta para as arenas.

Foto: Reprodução

foto: Reprodução

Zakk Wylde - Ozzy Osbourne - No More Tears

Ozzy Osbourne sempre escolheu músicos a dedo. Zakk Wylde acompanharam a carreira de Ozzy no final dos anos 80, 90 e 2000. Seus riffs e solos estão na clássica canção No More Tears, lançada em 1991.

Foto: Scott Gries / Getty Images

foto: Scott Gries/Getty Images

Duane Allman - Allman Brothers - Whipping Post

Fãs do rock do sul dos Estados Unidos sempre lembrarão dos riffs de Duane Allman e seus solos com slide com o The Allman Brothers Band. No primeiro disco do grupo, Duane explora a sonoridade de sua Les Paul com timbres icônicos deste rock sulista na faixa  Whippin Post.

Foto: Reprodução

foto: Reprodução

Pete Townshend - The Who - Baba O'Riley

Pete Townshend usou diversas guitarras em sua carreira, mas sua figura jovem e destrutiva nos palcos sempre será lembrada com sua Les Paul. Foi com ela que ele gravou os pesados e emocionantes acordes de Baba O'Riley, canção que está no álbum Who's Next, de 1971.

Foto: Evening Standard / Getty Images

foto: Evening Standard/Getty Images

Ace Frehley - Kiss - Cold Gin

Quando falamos de Kiss, imaginamos maquiagem e efeitos pirotécnicos. Mas por baixo de tudo isso está uma guitarra bem tradicional empunhada por Ace Frehley: uma Gibson Les Paul. O timbre rock 'n roll de Cold Gin está presente em todo álbum de estreia do quarteto, lançado em 1974.

Foto: George De Sota / Getty Images

foto: George de Sota/Getty  Images

Billy Gibbons - ZZ Top - La Grange

Um tempo acelerado, um sotaque texano e barbas compridas. Billy Gibbons, do ZZ Top, tem uma inseparável Les Paul 1959 apelidada de Pearly Gates. Difícil vê-lo com outro instrumento em mãos. O riff de La Grange mostra bem os timbres favoritos deste guitarrista.

Foto: Scott Gries / Getty Images

foto: Scott Gries/Getty Images

Paul Kossof - Free - All Right Now

Guitarrista da banda Free, Paul Kossof também ajudou a moldar os timbres do que hoje consideramos "classic rock". Ele e sua Les Paul gravaram alguns riffs que fizeram história do gênero, como a lendária faixa All Right Now.

Foto: Reprodução

foto: Reprodução

Eric Clapton - The Beatles - While My Guitar Gently Weeps

George Harrison já havia terminado as gravações de While My Guitar Gently Weeps, mas ainda não estava satifeito. Foi aí então que o guitarrista pediu para o amigo Eric Clapton gravar alguns riffs e o solo da música. Clapton ficou receoso na época, já que nenhum outro músico havia contribuido em álbuns dos Beatles. No estúdio ele usou uma Les Paul de Harrison apelidada de Lucy e gravou uma das músicas mais icônicas dos Beatles.

Foto: Hulton Archive / Getty Images

foto: Hulton Archive/Getty Images

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade