0

Recebido aos gritos, Ringo abre giro no Brasil com pouco Beatles

10 nov 2011
21h56
atualizado em 11/11/2011 às 11h40
Fernando Diniz
Direto de Porto Alegre

Um ciclo se completa para os beatlemaníacos em Porto Alegre. Um ano depois do show de Paul McCartney no Estádio Beira-Rio, o outro ex-beatle vivo, o baterista Ringo Starr, fez seu espetáculo exatamente do lado: no Ginásio Gigantinho. Recebido aos gritos, Ringo abriu a turnê brasileira na noite desta quinta-feira (10) com um número consideravelmente menor de sucessos do quarteto de Liverpool.

Esqueça Help!, She Loves You e outros hits do grupo britânico que transformaram Starr em estrela. O baterista parece tentar evitar o rótulo de "banda cover" e canta apenas aquelas que ficaram conhecidas em sua voz, como Yellow Submarine, With a Little Help From My Friends e I Wanna be Your Man. As canções Honey Don't, Boys e Act Naturally - que não são dos Beatles, mas são famosas pela versão do grupo - também estão no repertório.

Durante o espetáculo, o ex-beatle não só exibe momentos de sua carreira solo, como dá espaço para os músicos de sua banda, que tocaram em grupos não tão bem sucedidos. A banda - composta por Wally Palmar (guitarra; ex-The Romantics), Edgar Winter (teclado; irmão do guitarrista Johnny Winter), Gary Wright (teclado; ex-Spooky Tooth), Richard Page (baixo; ex-Mr. Mister), Rick Derringer (ex-McCoys), e Gregg Bissonette (bateria, ex-David Lee Roth) - passa o tempo todo apresentando uns aos outros, exaltando a oportunidade de tocar com uma lenda da música.

O show
Em um Gigantinho cheio, mas não lotado, Ringo Starr foi recebido com a estridência dos gritos que costumava ouvir na década de 60. O ex-beatle entrou no palco quando sua All Star Band já cantava os primeiros versos de It Don't Come Easy. Com seu jeitão divertido, Ringo cantava dançando passos de "um-pra-lá-um-pra-cá", fazendo "paz e amor" com os dedos.

Ringo seguiu fora da bateria em Honey Don't, canção presente no Beatles for Sale. O britânico só vai para seu instrumento na metade da terceira música, Choose Love, do disco homônimo lançado em 2005, precedida de uma declaração de amor do músico. "Vou fazer uma coisa que gostaria de fazer mais: (dizer) eu amo vocês!"

O show continua com Rick Derringer, cantando Hang On Sloopy de sua antiga banda, o McCoys, e Edgar Winter - chamado por Ringo de "um dos inovadores do rock" - em Free Ride. O multi-instrumentista - com um estilo que lembra o tecladista Rick Wakeman - chega a fazer seu pequeno espetáculo em Frankenstein, quando toca sax, percussão e teclado em uma música instrumental. O momento serve de intervalo a Ringo, que fica fora do palco.

Os pontos altos, no entanto, ficam nas clássicas dos Beatles. "Esta é para todas as mulheres e alguns homens", disse Ringo antes do Gigantinho explodir com I Wanna be Your Man. Em Yellow Submarine, a impressão era que o ginásio havia se transformado em uma panela de pressão, onde borbulhavam balões amarelos sobre a plateia. O coro foi ouvido alto também na penúltima música, With a Little Help From my Friends, do álbum Sgt. Peppers. Com mensagens de paz e amor, Ringo entoou o hino hippie Give Peace a Chance, do John Lennon.

Se o público estranhou em ouvir músicas do The Romantics ou Gary Wright durante o show, Ringo parecia se divertir. O setentão sorria a cada batida dada na bateria junto do colega Gregg Bissonette, que tocava em geral as mesmas levadas da lenda do rock.

Depois da capital gaúcha, o músico ainda se apresenta em outras cinco capitais, sempre ao lado de sua All Starr Band. Única entre as cidades a receber dois shows, São Paulo vê Ringo Starr neste sábado (12) e domingo (13), no Credicard Hall.

Depois, é a vez do Rio de Janeiro receber Ringo Starr - nesta terça (15), no Citibank Hall -, que ainda toca em Belo Horizonte (quarta, 16, no Chevrolet Hall), Brasília (sexta, 18, no Ginásio Centro de Convenções Ulysses Guimarães) e Recife (domingo, 20, no Chevrolet Hall).

Confira o setlist:
It Don't Come Easy
Honey Dont
Choose Love
Hang On Sloopy
Free Ride
Talking in Your Sleep
I Wanna Be Your Man
Dream Weaver
Kyrie
The Other Side Of Liverpool
Yellow Submarine
Frankenstein
Back Off Boogaloo
What I Like About You
Rock and Roll, Hoochie Koo
Boys
Love Is Alive
Broken Wings
Photograph
Act Naturally
With a Little Help from My Friends
Give Peace a Chance

O Beatle Ringo Starr se apresentou em Porto Alegre nesta quinta-feira (10)
O Beatle Ringo Starr se apresentou em Porto Alegre nesta quinta-feira (10)
Foto: Fábio Mattos / Terra
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade