0

Rapper Adam Yauch, do Beastie Boys, morre aos 47 anos

4 mai 2012
14h16
atualizado às 17h02
  • separator
  • comentários

Adam Yauch, conhecido como o rapper MCA do trio Beastie Boys, morreu nesta sexta-feira (4), em Nova York, nos Estados Unidos, aos 47 anos.

MCA tratava desde 2009 de um câncer em uma glândula salivar. Em comunicado oficial, no site do grupo, uma homenagem confirmou sua morte. "É com grande pesar que nós confirmamos que o músico, rapper, ativista e diretor Adam "MCA" Yauch morreu em sua nativa Nova York, nesta manhã, depois de quase três anos de batalha contra o câncer".

Baixista auto-didata, Youch - ao lado de Mike "Mike D" Diamond e Adam "Ad-Rock" Horowitz - formou a banda de punk-rock The Young Aborigines, em sua festa de aniversário de 17 anos, em 1979. Logo depois o trio passaria a se chamar Beastie Boys, mas o rock perdurou em sua música.

Vencedor de três Grammys, o grupo chamou a atenção na música norte-americana por fazer rap com elementos do hardcore, diferente das batidas sampleadas de outros artistas do gênero.

Com a descoberta da doença e tratamento de Yauch, o trio não faz apresentações desde 2009. Porém, no ano passado, o Beastie Boys lançou o disco Hot Sauce Committee Part Two , depois de dois anos de atraso. O projeto seria lançado em dois discos, mas com o hiato do grupo, e agora, como a morte de MCA, não se sabe se haverá sequência. O rapper também não estava presente na introdução do Beastie Boys ao Hall da Fama do Rock, em abril.

O trio alcançou a fama logo no primeiro álbum, Licensed to Ill (1986), com faixas como (You Gotta) Fight for Your Right (To Party) , No Sleep Till Brooklyn , Hold It Now, Hit It . Os três trabalhos seguintes, Paul's Boutique (1989), Check Your Head (1992) e Ill Communication (1994), mantiveram o Beastie Boys como um dos atos mais importantes da música norte-americana.

Ao todo, o grupo gravou oito discos de estúdio, e também venceu três MTV Video Music Awards e um MTV Europe Music Awards. Ao longo de quase três décadas de carreira, os Beastie Boys venderam mais de 40 milhões de discos em todo o mundo.

Além do lado musical, MCA foi grande ativista da libertação do Tibete, organizando em 1996 o Tibetan Freedom Concert, que reuniu 100 mil pessoas em São Francisco. O evento ainda teve outras edições em Nova York, Washington, Amsterdam, Tóquio e Sidney. Sua fundação, a Milarepa Foundation, também foi responsável pelo New Yorkers Against Violence, que levantou fundos para 'New York Women's Foundation Disaster Relief Fund' e 'New York Association for New Americans' logo após o 11 de setembro.

Em 2002, ele lançou a produtora de filmes Oscilloscope Laboratories. Entre seus trabalhos como diretor estão os clipes do Beastie Boys So Whatcha Want , Intergalactic , Body Movin' e Ch-Check It Out , sob o pseudônimo de Nathanial Hörnblowér. Com seu próprio nome, ele produziu em 2011 o vídeo de Fight For Your Right Revisited , um extra de Make Some Noise , que contou com a participação de Elijah Wood, Danny McBride, Seth Rogen, Jack Black, Will Ferrell e John C. Reilly.

Yauch deixa mulher, Dechen, e uma filha, Tenzin Losel.

O músico lutava contra um câncer na glândula parótida e um linfoma
O músico lutava contra um câncer na glândula parótida e um linfoma
Foto: Getty Images
Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade