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Publicitário paulista é o criador de blog "falso" de Bethânia

16 mar 2011 - 19h35
(atualizado às 20h13)
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André Aloi

Em 2010, um pequeno post em um blog falando mal do atendimeto de um bar na capital paulista gerou polêmica. O dono do estabelecimento conseguiu pedido extra-judicial para tirar a atualização do coletivo e exigiu retratação. Quem assinava a nota era o publicitário Raphael Quatrocci, 28 anos, que voltou à baila nesta quarta-feira (16) pela criação do blog apócrifo em ataque ao projeto on-line da cantora Maria Bethânia, que até o início da noite havia superado os 51 mil acessos. O domínio em uma rede social gratuita foi assegurado pouco antes da hora do almoço.

Ouça Maria Bethânia grátis no Sonora

Quatrocci disse em entrevista ao Terra que a ideia surgiu após ler no Twitter sobre a criação do blog da cantora. "Foi uma forma de protestar. Não bastasse financiar filmes políticos ou fraquíssimos, agora tira uma com a nossa cara, autorizando a captação de milhões para um blog. Agora tenho um e quero a minha bolada", ataca.

Maria Bethânia conseguiu liberação do Ministério da Cultura (MinC) para captar recursos no valor de R$1,3 milhão para atualizar um site - intitulado O Mundo Precisa de Poesia - com conteúdo diário de vídeos da cantora interpretando sucessos da música popular brasileira, dirigidos pelo famoso Andrucha Waddington.

O humor ácido do paulistano segue em respostas simples, como quando perguntado sobre mensagens de apoio: "meu dia foi muito agitado. Até o (presidente americano Barack) Obama me ligou. Mas serviu para mostrar que, às vezes, o bom humor pode servir de protesto. Melhor do que ir lá na (avenida) Paulista e ferrar o trânsito", disparou. Ele diz que os amigos gostaram da crítica, pois "se sentiram idiotamente representados".

Quatrocci não poupou críticas à ministra Ana Buarque de Hollanda: "como, infelizmente, ela quem manda ali no circo, resolvi também citá-la. Talvez eu troque a foto por uma de Maurício de Nassau (governante da colônia holandesa no Nordeste do Brasil de 1637 a 1644), pra não ter problemas de uso de imagem", disse. O blogueiro acabou trocando por uma da seleção da Holanda, fazendo um trocadilho com o nome da família da ministra, irmã de Chico Buarque.

O publicitário afirma não ter a intenção de retirar o blog do ar: "por enquanto, não. Não cito nomes, não uso fotos, apenas o vídeo do Didi", que segundo ele é o auge da carreira de Bethânia. Caso precise enfrentar ação judicial, explica que vai encarar normalmente. "Legal seria se não rolasse o processo porque foi uma manifestação legítima, bem-humorada", completou.

Manifesto de Bethânia

Procurada pelo Terra, a assessoria da cantora afirmou que passou os dados do blog para a produção analisar e, possivelmente, tomar as medidas legais. Se vão tentar tirar o link do ar, a assessoria disse que é "prematuro" dizer, mas fez questão de reforçar que "o MinC não deu esse dinheiro à cantora", e sim permitiu que ela pudesse fazer a captação de patrocinadores.

Resposta do Ministério

Em nota, o MinC afirmou que a autorização de captação de R$ 1,3 milhão para o blog da cantora Maria Bethânia seguiu "estritamente" a legislação e não garante recursos para o projeto. As empresas que patrocinarem o blog, no entanto, terão o valor deduzido no imposto de renda, conforme prevê a Lei de Audiovisual. Isto acarreta em renúncia fiscal, ou seja, o governo aceita arrecadar menos impostos em favor de um projeto cultural. A lei foi criada para incentivar artistas brasileiros.

Criado por Raphael Quatrocci, blog já superou 51 mil acessos em pouco mais de seis horas on-line
Criado por Raphael Quatrocci, blog já superou 51 mil acessos em pouco mais de seis horas on-line
Foto: Reprodução
Fonte: Terra
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