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Publicitário paulista é o criador de blog "falso" de Bethânia

16 mar 2011
19h35
atualizado às 20h13
André Aloi

Em 2010, um pequeno post em um blog falando mal do atendimeto de um bar na capital paulista gerou polêmica. O dono do estabelecimento conseguiu pedido extra-judicial para tirar a atualização do coletivo e exigiu retratação. Quem assinava a nota era o publicitário Raphael Quatrocci, 28 anos, que voltou à baila nesta quarta-feira (16) pela criação do blog apócrifo em ataque ao projeto on-line da cantora Maria Bethânia, que até o início da noite havia superado os 51 mil acessos. O domínio em uma rede social gratuita foi assegurado pouco antes da hora do almoço.

Ouça Maria Bethânia grátis no Sonora

Quatrocci disse em entrevista ao Terra que a ideia surgiu após ler no Twitter sobre a criação do blog da cantora. "Foi uma forma de protestar. Não bastasse financiar filmes políticos ou fraquíssimos, agora tira uma com a nossa cara, autorizando a captação de milhões para um blog. Agora tenho um e quero a minha bolada", ataca.

Maria Bethânia conseguiu liberação do Ministério da Cultura (MinC) para captar recursos no valor de R$1,3 milhão para atualizar um site - intitulado O Mundo Precisa de Poesia - com conteúdo diário de vídeos da cantora interpretando sucessos da música popular brasileira, dirigidos pelo famoso Andrucha Waddington.

O humor ácido do paulistano segue em respostas simples, como quando perguntado sobre mensagens de apoio: "meu dia foi muito agitado. Até o (presidente americano Barack) Obama me ligou. Mas serviu para mostrar que, às vezes, o bom humor pode servir de protesto. Melhor do que ir lá na (avenida) Paulista e ferrar o trânsito", disparou. Ele diz que os amigos gostaram da crítica, pois "se sentiram idiotamente representados".

Quatrocci não poupou críticas à ministra Ana Buarque de Hollanda: "como, infelizmente, ela quem manda ali no circo, resolvi também citá-la. Talvez eu troque a foto por uma de Maurício de Nassau (governante da colônia holandesa no Nordeste do Brasil de 1637 a 1644), pra não ter problemas de uso de imagem", disse. O blogueiro acabou trocando por uma da seleção da Holanda, fazendo um trocadilho com o nome da família da ministra, irmã de Chico Buarque.

O publicitário afirma não ter a intenção de retirar o blog do ar: "por enquanto, não. Não cito nomes, não uso fotos, apenas o vídeo do Didi", que segundo ele é o auge da carreira de Bethânia. Caso precise enfrentar ação judicial, explica que vai encarar normalmente. "Legal seria se não rolasse o processo porque foi uma manifestação legítima, bem-humorada", completou.

Manifesto de Bethânia
Procurada pelo Terra , a assessoria da cantora afirmou que passou os dados do blog para a produção analisar e, possivelmente, tomar as medidas legais. Se vão tentar tirar o link do ar, a assessoria disse que é "prematuro" dizer, mas fez questão de reforçar que "o MinC não deu esse dinheiro à cantora", e sim permitiu que ela pudesse fazer a captação de patrocinadores.

Resposta do Ministério
Em nota, o MinC afirmou que a autorização de captação de R$ 1,3 milhão para o blog da cantora Maria Bethânia seguiu "estritamente" a legislação e não garante recursos para o projeto. As empresas que patrocinarem o blog, no entanto, terão o valor deduzido no imposto de renda, conforme prevê a Lei de Audiovisual. Isto acarreta em renúncia fiscal, ou seja, o governo aceita arrecadar menos impostos em favor de um projeto cultural. A lei foi criada para incentivar artistas brasileiros.

Criado por Raphael Quatrocci, blog já superou 51 mil acessos em pouco mais de seis horas on-line
Criado por Raphael Quatrocci, blog já superou 51 mil acessos em pouco mais de seis horas on-line
Foto: Reprodução
Fonte: Terra

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