0

Rejeitada por gravadoras, Lana Del Rey virou fenômeno na web

Atração do Planeta Terra 2013, cantora lutou para emplacar carreira e encontrou público na internet

16 jul 2013
10h40
atualizado em 8/10/2013 às 13h48
  • separator
  • comentários

Com o sonoro nome de Lana Del Rey, Elizabeth Woolridge Grant, nascida em Nova York em 21 de junho de 1986, ganhou destaque com a canção Video Games, lançada no fim de 2011 e que viralizou rapidamente pela internet. No ano seguinte, seu primeiro álbum, Born to Die, se destacaram nos serviços de venda de música online e renderam sete singles. Em questão de vendas, Lana somou 2,9 milhões de cópias, só em 2012. No Planeta Terra Festival, Lana subirá ao palco montado no Campo de Marte, em São Paulo, no dia 9 de novembro, ao lado de Beck, Blur, Clarice Falcão, Palma Violets, O Terno, BNegão e os Seletores de Frequência e muito mais.

<p>Lana Del Rey durante show na Itália, em 2013</p>
Lana Del Rey durante show na Itália, em 2013
Foto: Getty Images

Seu primeiro contato com a música veio com um tio, que lhe ensinou a tocar guitarra. Em pouco tempo já escrevia canções e passou a tocar em clubes em sua cidade usando vários nomes, como Sparkle Jump Rope Queen e Lizzy Grant and the Phenomena. O início de carreira de Lana, no entanto, não possui uma história de rápida ascensão como a maioria dos músicos.

Lana Del Rey durante gravação de clipe em Los Angeles
Lana Del Rey durante gravação de clipe em Los Angeles
Foto: The Grosby Group

Em 2010, Lana se mudou para Londres, onde fez reuniões com diversas gravadoras. Seu trabalho foi recusado em diversas ocasiões. A facilidade para negociar um contrato como artista solo facilitaria as coisas para Elizabeth, que escolheu o nome Lana Del Rey para representá-la artisticamente. A junção veio da combinação dos nomes da atriz Lana Turner e do carro Ford Del Rey. Antes do aclamado Born to Die, Lana ainda gravou o EP Kill Kill, em 2009, como Lizzy Grant, e o álbum Lana Del Ray AKA Lizzy Grant.

Lançado em 30 de janeiro de 2012 pela Interscope Records e Stranger Records, Born to Die já causava burburinho em torno de Lana Del Rey antes dessa data, já que havia vazado na internet na semana anterior.

Além de todos os singles que entraram nas paradas em todo o mundo, Lana também se destacou por sua beleza e chegou a ser contratada, em 2011, pela agência Next Model Management, ao lado de Ali Lohan (irmã de Lindsay Lohan) e Solange Knowles. No mesmo ano foi capa da revista Q Magazine e também posou para a Vogue italiana.

Entre suas premiações, Lana venceu o Q Awards e o Brit Awards como revelação em 2011, e, em 2012, venceu prêmios da MTV Europe Awards e UK Music Video Awards pelo álbum Born to Die.

Fonte: Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade