PUBLICIDADE

Em constante ascensão, Kings of Leon será atração do Planeta Terra

Compartilhar

Uma banda composta por três irmãos e um primo que conquistou a Inglaterra e depois estourou nos EUA. Essa é a história do Kings of Leon, quarteto norte-americano que é um dos destaques do line-up do Planeta Terra Festival, que chega à sua sexta edição em 2012. Formado por Caleb, Jared, Nathan e Matthew Followill, o grupo conquistou, ao longo de pouco mais de dez anos de carreira, construir um nome sólido dentro do cenário do rock, conquistando certificações de Discos de Ouro e Platina nos diferentes cantos do planeta com todos os seus trabalhos de estúdio.

Naturais da isolada cidade de Albion (Estado de Oklahoma), onde a população não excede as duas centenas de pessoas, os músicos decidiram se reunir para tocar em 1999, quando se mudaram para o município de Nashville, após anos de repressão por parte de sua tradicional família cristã no local onde nasceram. Logo o quarteto chamou a atenção de grandes gravadoras por seu rock´n´roll com influências da música sulista norte-americana e assinaram com o selo RCA Records - responsável por lançar, em fevereiro de 2003, seu primeiro EP, Holy Rocker Nocaine, seguido pelo lançamento do debut da banda, Youth and Young Manhood, seis meses depois.

Automaticamente, o trabalho de estreia conquistou Austrália e Reino Unido, onde recebeu, respectivamente, certificados de Disco Triplo de Platina e de Ouro - chegando à terceira colocação das paradas de sucesso britânicas. No ano seguinte, a boa recepção cresceu no continente europeu, com Aha Shake Heartbreak, segundo álbum da banda, e, em 2007, novamente, com Because of the Times, que chegou a Platina, mais uma vez, na Austrália e Reino Unido, além de ter repetido a excelente aceitação na Irlanda e inserido à lista de admiradores os fãs da Nova Zelândia, onde também recebeu Platina. Mais: à exceção da Austrália, o trabalho também chegou ao topo das paradas de todos esses países.

Mas foi com seu quarto trabalho, Only by the Night, que o Kings of Leon finalmente atingiu o auge de sua popularidade, inclusive nos EUA. Lançado em setembro de 2008, o disco conquistou múltiplos Discos de Platina em oito países - com dois milhões de cópias vendidas só em nos EUA -, além de Disco de Ouro na Alemanha. Foi também a primeira vez que a banda entrou para o Top 10 das paradas de sucesso norte-americanas e a segunda consecutiva em que ficou no topo das britânicas.

Antes das brigas internas que geraram a paralização das atividades da banda no ano passado, o quarteto ainda lançou, em 2010, seu quinto trabalho - que, assim como os anteriores, demonstrou seu claro crescimento o a cada lançamento. Come Around Sundown chegou às lojas em outubro com incrível aceitação, atingindo o topo das paradas da Austrália, Bélgica, Canadá, França, Alemanha, Irlanda, Nova Zelândia e Reino Unido, além de chegar à vice-liderança nos EUA.

Foi esse o trabalho que levou o quarteto a visitar o Brasil pela segunda vez, já com peso de banda grande, quando se apresentou no festival SWU, no ano retrasado.

Os primos Matthew e Caleb Followill durante show do Kings of Leon, quarteto norte-americano que está confirmado como atração do Planeta Terra Festival
Os primos Matthew e Caleb Followill durante show do Kings of Leon, quarteto norte-americano que está confirmado como atração do Planeta Terra Festival
Foto: Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade