0

Do pop ao experimental, Planeta Terra entrega mistura de gêneros para 27 mil

Blur, Beck, Travis, Lana Del Rey e The Roots entregaram praticamente todos os gêneros neste sábado (9) na sétima edição do Planeta Terra 2013

9 nov 2013
23h38
atualizado em 2/12/2013 às 07h21
  • separator
  • comentários

Depois de passar por Villa dos Galpões, Playcenter e Jockey Club, o festival ganhou nova casa: o Campo de Marte, em São Paulo. Cerca de 27 mil pessoas acompanharam os shows de Blur, Beck, Travis, Lana Del Rey e muitos outros. Marcado sempre pela interação de gêneros que partem do mainstream ao underground, esta edição teve em seu line-up um ano rico na mistura de estilos.

Blur, Lana Del Rey, Beck e The Roots tocaram no Planeta Terra Festival
Blur, Lana Del Rey, Beck e The Roots tocaram no Planeta Terra Festival
Foto: Ricardo Matsukawa e Mauro Pimentel / Terra

Use a hashtag do festival no Twitter: #PlanetaTerra2013

A festa começou cedo com os paulistas do Hatchets , que abriram os trabalhos do Palco Terra sob intenso sol. O grupo espantou o calor com muito rock e pop cheio de influências da disco music. Sobrou tempo até para tocar uma cover de Corona , Rhythm of the Night , que foi dedicada ao "rei do camarote", personagem marcante das redes sociais na última semana.

No palco secundário, os estreantes do The Muddy Brothers , direto do Espírito Santo, destilaram seu rock dos anos 70 cheio de referências. Com influências gritantes de Led Zeppelin, algo ainda mais latente na voz e trejeitos à la Robert Plant do cantor João Lucas, o trio empolgou com músicas próprias de riffs pesados simples e diretos em meia hora de apresentação

Outro trio nacional também empolgou o Planeta Terra. Mas as referências vieram de outra década. Liderado pelo vocalista e guitarrista Tim Bernardes, o grupo O Terno mostrou toda sua influência do rock dos anos 60 com pitadas de rock nacional. Eles arriscaram até dois covers: Trem Azul (Lô Borges) e Canto de Ossanha (Vinicius de Moraes).

Já a multifacetada Clarice Falcão , que ganhou exposição com o coletivo humorístico Porta dos Fundos, tocou no Palco Smirnoff, mas com cara de headliner. A cantora levou seus hits com  pitadas de folk que somam milhões de views na internet e cantou sucessos como Oitavo Andar com um coro de fãs. Acompanhada de uma banda de extrema competência - formada por João Bustamante (violoncelo e baixo), Marcelo Miller (baixo e teclado), Beto Lemos (bateria e violino) e Kiko Viana (violão e cordas), ela apresentou canções de seu disco de estreia, Monomania , lançado em abril deste ano, e viu o público cantar em coro faixas como Eu Esqueci Você , Um Só e De Todos os Loucos do Mundo .

Veja reação dos integrantes do Travis antes de subirem no palco

Para somar nessa miscelânea musical, BNegão e os Seletores de Frequência transformaram o Palco Terra num baile cheio de groove, swing e funk. Passeando nos gêneros dançantes dos Estados Unidos e também pela música brasileira, o coletivo não economizou no swing. BNegão, sempre politizado, aproveitou para dar seu recado. "Muito bom São Paulo, responsa total. Tem gente de todo o Brasil. Vamos dedicar essa música para todo mundo que está botando a mão na massa para mudar alguma coisa nesse mundo".

Sensação do indie rock britânico e cultuado pelas revistas especializadas, os músicos do Palma Violets não tiveram dificuldades para encarar seus fãs locais e mostrar sua característica principal: um show elétrico e despretensioso.

De volta ao Palco Terra, o tema se transformou no indie rock melancólico que tomou as rádios no início dos anos 2000. Sob o comando do carismático vocalista Fran Healy, o Travis reuniu todos seus hits e literalmente se jogou em seu fãs na primeira visita ao brasil. O vocalista escocês desceu do palco e cantou inteira a música Where You Stand abraçado com seus fãs.

The Muddy Brothers toca baião com guitarrista do Beck

Banda cultuada na mídia, o The Roots é um dos principais protagonistas no que se trata de mistura de ritmos. Bem longe do básico do hip hop, os norte-americanos passeiam pelo blues, jazz, reggae e diversos ritmos para entregar sua mistura contagiante.

Lana Del Rey trouxe a faceta pop ao festival. Com boa parte dos fãs na mão, a cantora não teve dificuldade para desfilar seus hits e contagiar seus seguidores. A cantora - de forma espontânea ou não - ficou surpresa com a resposta em alto e bom som de seus fãs, que cantaram suas músicas do início ao fim da apresentação. Lana correspondeu e desceu ao público, onde distribuiu beijos, pegou presentes e se jogou nos braços dos fãs, que foram à loucura.

Beck fez, sem dúvida, o show de destaque do espaço - além do mais disputado. Misturando com habilidade em seu rock gêneros que vão do hip hop ao funk, do blues ao eletrônico, o músico californiano empolgou fãs e curiosos com hits e canções mais obscuras e experimentais de sua carreira, ora dançantes, ora pesadas, para pular.

Entre os destaques do show de pouco mais de 1h20 estiveram Lost Cause , Hotwax , Trouble All my Days , Get Real Paid , Modern Guilt e, claro, Loser , hit máximo do músico, que ganhou coro em uníssono dos presentes. Mas teve até espaço para Michael Jackson, com uma bela versão para Billie Jean .

Novembro: Lana Del Rey é um dos destaques do Planeta Terra

Grande atração da noite, o Blur , que teve uma passagem apagada pelo Brasil em 1999, fez definitivamente as pazes com o Brasil neste sábado. O quarteto de Damon Albarn e Graham Coxon teve de seu lado o histórico de hits da carreira que despontou no meio dos anos 90 e fez com que o britpop ganhasse força no mundo ao lado do Oasis. Sucessos não faltaram: Song 2 , Tender , Coffee and TV , Tender , Beetlebum , Girls & Boys , The Universal , There's No Other Way , Parklife e Country House mal deram tempo para que seus fãs entendessem o que estavam presenciando.


Está curtindo o Planeta Terra 2013? Mande seus relatos, fotos e vídeos para o vc repórter e apareça no Terra!

<a data-cke-saved-href="http://diversao.terra.com.br/infograficos/planeta-terra-2013/" href="http://diversao.terra.com.br/infograficos/planeta-terra-2013/">Planeta Terra festival
Terra

compartilhe

comente

  • comentários
publicidade
publicidade