Artista da era digital, Toro Y Moi se apresenta no Planeta Terra

  • separator
  •  
  • comentários

Aos 15 anos, Chazwick Bundick, nascido e criado em Columbia, na Carolina do Sul, descobriu seu talento para a música. No mesmo ano, abandonou o nome de batismo e adotou Toro Y Moi ("Touro e Eu", em português), alcunha pela qual ficou conhecido mundialmente. Símbolo da "chillwave", movimento musical nascido nos Estados Unidos, Bundick aterrissa em 5 de novembro, em São Paulo, como uma das atrações do Planeta Terra.

 Foto: Getty Images
Toro Y Moi
Foto: Getty Images

O músico norte-americano - que começou tocando teclados e programas de computador sem pretensões de se enquadrar em um gênero específico - chegou a trabalhar em algumas composições durante a adolescência e a até a ter uma banda na faculdade. Mas foi apenas após concluir sua graduação em Design Gráfico na Universidade da Carolina do Sul, aos 23 anos, que decidiu levar a carreira musical a sério. Seu talento logo foi reconhecido e, mesmo antes de ter sequer um disco gravado, recebeu boas críticas de sites como

Pitchfork

e

Gorilla Vs. Bear

, que definem seu som como "sensível" e "profundo".

Em 2010, Bundick foi considerado o precursor da "chillwave", em que artistas solo ou pequenas bandas usam laptops como instrumento e fazem um som que remete ao electropop dos anos 80. Com seu álbum de estreia, Causers of This , lançado pela Carpark Records, Bundick e sua voz suave logo ganharam fãs nos quatro cantos do mundo. Nas canções, que mesclam do freak-folk ao R&B;, passando pelo house francês, não faltaram influências das coleções de cassetes e vinis dos pais e de bandas como Animal Collective, Sonic Youth, J Dilla e Daft Punk. Entre os destaques, estão Hype Machine , Blessa e Talamak .

Após um curto período de reclusão, o músico lançou, em fevereiro deste ano, seu segundo trabalho, Underneath the Pine , em que só gravou com instrumentos ao vivo. Faixas como New beat , Still Sound e Light black se sobressaem em um disco que oferece de músicas lentas a batidões eletrônicos que se encaixam com perfeição nas pistas de dança.

Discografia:
Causers Of This (2010)
Underneath The Pine (2011)

Terra

compartilhe

publicidade
publicidade