PUBLICIDADE

Yeasayer aposta no experimentalismo para agradar aos brasileiros

19 nov 2010 - 21h44
(atualizado às 21h47)
Compartilhar

Maurício Boff
Direto de Buenos Aires

Na busca de realizar cada vez mais experiências, a já experimental banda Yeasayer, uma das atrações do Planeta Terra Festival 2010, fez sua primeira apresentação do outro lado do charco, como os argentinos costumam chamar o ato de cruzar o Rio da Prata em direção a Buenos Aires, nesta sexta-feira (19).

Ouça a rádio do Planeta Terra grátis no Sonora

O Hot Festival 2010, inaugurado na noite dessa quinta (18) com o belo show da banda de Chicago, Smashing Pumpkins, começou às 18h (horário de Brasília) na Costanera Sur, à beira do rio. Entre argentinos e estrangeiros, 12 bandas tocam entre a noite de hoje e a madrugada deste sábado (20) na cidade portenha.

Entre os mais desconhecidos do público local estavam os cinco roqueiros nova-iorquinos do Yeasayer. No final do espetáculo, depois de surpreender a plateia, o Terra conversou com um dos idealizadores da banda, o baixista Ira Wolf Tuton.

Dois dias em Buenos Aires e muita história para contar depois, Tuton falou - com um copo de vinho branco na mão - sobre a expectativa da nova etapa: apresentar-se para o público brasileiro. "Cara, é tanta expectativa, ansiedade e amor que não sei nem o que te dizer", empolgou-se. Confira a conversa:

O que vocês levam de Buenos Aires?

Como parte de uma banda, você nunca sabe o que vai ser. Gostamos de experimentar e sentir coisas diferentes. A gente chegou faz dois dias e tentamos aproveitar ao máximo a cidade. Ver as coisas, sabe? Tocamos na quarta para o evento de uma revista de gente com grana... (risos) Olha, não era o meu tipo de show, mas valeu a experiência.

Como é essa história da banda ser conhecida pela Internet?

A gente não viria pra cá se não fosse pela Internet. Recebemos contato de gente de lugares cada vez mais loucos. Ninguém da banda havia estado na América do Sul antes, cara. É bom sentir essa maneira diferente de ver o mundo. É bom poder sentir, longe dos EUA, que "você não é uma banda de Nova York". Ah, e que bom que não gravamos por uma grande gravadora. Não sei se teríamos o mesmo impacto independente se estivéssemos vinculados aos grandes.

Quais as expectativas para o Planeta Terra 2010?

Eu gosto muito de poder dizer que vou conhecer aquela imensa cidade (São Paulo). Terei essa chance e penso como é bom poder curtir um lugar novo fazendo aquilo que você gosta.

Planeta Terra Festival

Marcado no calendário dos fãs de música, o Planeta Terra Festival se tornou um dos eventos mais aguardados do segundo semestre.

Depois de trazer nomes como Lily Allen, Kasabian, Kaiser Chiefs, The Offspring, Foals, The Breeders e Bloc Party, o festival se mudou para o Playcenter, em 2009, e juntou grandes nomes da música aos brinquedos do parque na capital paulista.

Em sua última edição, nomes como Iggy & The Stooges, Sonic Youth, Primal Scream, Maximo Park, The Ting Tings, Metronomy, Patrick Wolf e os brasileiros do Macaco Bong, Móveis Coloniais de Acaju e Copacabana Club embalaram o público.

Neste ano, os shows ficam por conta de Smashing Pumpkins, Pavement, Phoenix, Yeasayer, Hot Chip, Empire of the Sun e outros grupos. Os ingressos já estão esgotados.

Planeta Terra ao vivo em HD e em 4 canais simultâneos

O Terra transmite o Planeta Terra Festival ao vivo a partir das 15h30 deste sábado (20/11). Serão 4 canais em vídeo simultâneos, um deles em HD (High Definition). Kid Vinil, Bárbara Thomas, Gastão Moreira, Patrícia Travassos e Jonas Almeida comandam a transmissão, que será realizada também para a América Latina e EUA.

O baixista Ira Wolf Tuton, do Yeasayer, ressalta que é bom estar fora das rádios para poder vivenciar experiências melhores
O baixista Ira Wolf Tuton, do Yeasayer, ressalta que é bom estar fora das rádios para poder vivenciar experiências melhores
Foto: Maurício Boff / Especial para Terra
Fonte: Especial para Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra