9 eventos ao vivo

Principal atração do Planeta Terra, Strokes traz rock de garagem a SP

Queridinhos de crítica e de público por mais de uma década, o quinteto nova-iorquino The Strokes, que tocou no Brasil em 2005, se apresenta no País em novembro como atração principal do Planeta Terra, dando aos brasileiros mais uma chance de ouvirem o som cru da banda que fez todo mundo cantarolar em algum momento o hit Last Night do seu primeiro álbum Is This It, em meados de 2001.

A banda, liderada por Julian Casablancas no vocal, tem também Nick Valensi (guitarra), Albert Hammond, Jr. (guitarra), Nikolai Fraiture (baixo) e o brasileiro Fabrizio Moretti (bateria e percussão). Jovens, os rapazes chegaram rápido ao sucesso: a primeira demo dos Strokes foi parar direto nas mãos de Geoff Travis, um dos mais importantes empresários musicais da cena, que a lançou com um selo independente na forma de EP, The Modern Age, no início de 2001. Com três faixas, este EP já trazia o típico estilo da banda, que começou a cair no gosto do público.

Depois disso veio Is This It, considerado pela crítica internacional um dos melhores álbuns lançados em 2001. Passaram dez anos anos desde que o disco lançou o grupo ao sucesso e desde então o Strokes se transformou em uma das bandas consideradas representantes do post-punk contemporâneo ou, como alguns críticos mais apaixonados chegaram a declarar, "a salvação do rock". Desde então, eles tornaram-se grande referência das bandas indie que hoje se apresentam. No período entre seus os dois primeiros álbuns - Is This It e Room Of Fire - A revista Rolling Stone classificou-os como os novos reis do rock.

No começo deste ano, eles lançaram Angles, o quinto álbum da carreira da banda que quebrou um hiato de cinco anos sem nenhum trabalho inédito, mas que não foge à regra do som promovido pela banda e que agrada os fãs. A Rolling Stone, em seu review, diz que o disco "reúne os elementos básicos do som do Strokes, os quebra em pedaços, monta tudo de novo e transforma a música em algo maior".

Exagerada ou não, a adoração pelo Strokes pode se basear em um simples motivo: os cinco rapazes de Manhattan fazem o adorado som de garage-rock, ao mesmo tempo cheio de influências e tão novo aos ouvidos. É esse som que a rapaziada que conheceu Strokes entoando o refrão de Last Nigh no começo da década ainda espera encontrar no Planeta Terra 2011.

Discografia
The Modern Age EP (2001)
Is This It (2001)
Room Of Fire (2003)
First Impressions of Earth (2006)
Angles (2011)

Banda de Julian Casablancas é uma das mais esperadas pelo público do festival
Banda de Julian Casablancas é uma das mais esperadas pelo público do festival
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
publicidade