3 eventos ao vivo

Com mais de 11 horas de música, Planeta Terra empolga 20 mil pessoas

21 nov 2010
05h16
atualizado em 23/11/2010 às 17h10

Em sua quarta edição, o Planeta Terra Festival mostrou novamente porque é o festival de música mais ousado e divertido do Brasil. O público, estimado em 20 mil pessoas, que lotou o Playcenter, curtiu doze horas de música ao vivo com quinze atrações em dois palcos, o Sonora Main Stage e o Gillette Hands Up \o/ Indie Stage. Algumas das bandas mais inovadoras da atualidade, como os franceses do Phoenix e os australianos do Empire of the Sun, e veteranos cultuados como o Pavement e o Smashing Pumpkins, marcaram presença. Quem foi ao Playcenter também se divertiu nos brinquedos do parque e com o clima incomparável do festival.

Ouça a rádio do Planeta Terra grátis no Sonora

Talvez o maior fator para a "vibe" especial do Planeta Terra seja a decisão de não separar as pistas, ao contrário de outros festivais e grandes shows que instituíram a antipática "pista VIP". O calor do público fez com que os artistas se empolgassem. O vocalista do Phoenix Thomas Mars se jogou no público e "nadou" por cima da galera no Sonora Main Stage. Os garotos do Holger também fizeram questão de mergulhar no palco no fim da apresentação. Shows performáticos de Of Montreal e Empire of the Sun garantiram espetáculos multisensoriais.

A área VIP esteve lá, na lateral do Sonora Main Stage, com o camarote por onde passaram celebridades como as atrizes Mariana Ximenes, Fernanda Paes Leme, Mayana Moura e Débora Bloch, que veio acompanhada do ator Sérgio Marone. Cleo Pires estava com o namorado João Vicente Castro. Débora Falabella foi para ver o Smashing Pumpkins, que chamou de "banda de sua adolescência."

Backstage
No backstage, as bandas se confraternizaram e trocaram experiências. Os jovens membros do Holger estavam fascinados por poder ver os ídolos do Pavement de perto. Thiago Pethit, do Novos Paulistas, participou como figurante fantasiado do show do Of Montreal e ficou amigo da banda. Mika pediu caipirinha no camarim e chamou quarenta fãs para conhecê-lo pessoalmente. O correspondente da rede americana CNN Angel Sastre disse que o Planeta Terra é um "exemplo" de festival.

Brincadeiras
Não faltavam opções para o público se divertir entre um show e outro. Além dos brinquedos do Playcenter, eles puderam brincar de ser roqueiros no stand da Trident com o game Rock Band para PlayStation 3. Muitos também se arriscaram na difícl parede de escalada. Entre os shows do Sonora Main Stage, um espetáculo visual realizado pelo VJ Spetto preenchia as laterais do palco com imagens multicoloridas. O clima descontraído e os "cantinhos" do Playcenter fizeram com que muitos casais aproveitassem para namorar. Turmas de várias "tribos" mostraram seu visual, onde não faltaram tatuagens diferentes, camisas xadrez e óculos escuros.

Transmissão ao vivo
Quem não conseguiu ingresso ou mora em outra cidade pôde ver tudo pela transmissão do Terra TV, com quatro canais simultâneos mostrando o que acontecia nos dois palcos e nos bastidores. Os shows do Sonora Main Stage também foram transmitidos em Alta Definição. O Planeta Terra também foi transmitido para dispositivos móveis, como o IPad e IPhone, da Apple, smartphones e celulares. No Twitter, o Planeta Terra ocupou o topo da lista dos Trending Topics - que enumera os assuntos mais comentados do microblog - com a hashtag #planetaterra.

Números
No total, 1549 pessoas trabalharam na produção do festival, entre as equipes de montagem, técnicos, 450 seguranças, equipes de limpeza, e outros. O sistema de som dos dois palcos, fornecido pela empresa paulistana Gabisom, considerada uma das melhores do mundo, somou 600 mil watts de potência. O sistema de iluminação de última geração consumiu mais 700 mil watts. O espaço de 82 mil metros quadrados contou com oito bares no Sonora Main Stage e quatro no Gillette Hands Up o/ Indie Stage, 2 ambulatórios médicos e quatro ambulâncias. O evento também teve R$ 17,5 milhões em cotas de patrocínio vendidas.


Público lotou o Playcenter e curtiu 16 shows e os brinquedos do parque
Público lotou o Playcenter e curtiu 16 shows e os brinquedos do parque
Foto: Reinaldo Marques / Terra
Fonte: Terra
publicidade