0

Paula Toller faz 50 anos; saiba mais sobre a vocalista do Kid Abelha

23 ago 2012
13h48

Paula Toller, uma das musas do rock nacional, completa 50 anos nesta quinta-feira (23). A compositora e vocalista da banda Kid Abelha, que está fazendo 30 anos em 2012, começou a carreira no início dos anos 80 e se tornou um dos nomes mais importantes da música brasileira.

Ela nasceu em 23 de agosto de 1962 em Copacabana, no Rio de Janeiro, mas foi criada no bairro da Tijuca pelos avós paternos. Aos 17 anos, começou o curso de Desenho industrial e Comunicação Visual na PUC-RJ. Na faculdade, conheceu Leoni e Beni Borja, com quem formou o conjunto Chrisma em 1981. No ano seguinte, fundou um novo grupo junto com George Israel, Kid Abelha e os Abóboras Selvagens, com quem gravou duas músicas próprias, Distração e Vida de cão é chato pra cachorro. Em 13 de novembro daquele ano, se apresentou pela primeira vez ao vivo no palco do Circo Voador, na Lapa, Centro do Rio. No mesmo ano, assinou contrato com o selo Elektra e fez amizade com o trio Os Paralamas do Sucesso. Assim começava o sucesso da banda, que posteriormente passaria a se chamar apenas Kid Abelha e ganharia ainda o integrante Bruno Fortunato.

Em 1985, a banda se apresentou para 160 mil pessoas em duas tardes no Festival Rock in Rio, experiência que os próprios integrantes definem como seu "vestibular para o show-business". De lá, para cá, veio uma exurrada de sucessos, como Alice, Nada por Mim, Grand'Hotel e Eu Tive um Sonho, que garantiram ao trio carioca uma sólica carreira de turnês nacionais e participações em festivais de grande porte.

Em 1992, o Kid Abelha participou de uma série de shows a favor do impeachment do presidente Fernando Collor de Mello. Em 1995, a banda viu uma renovação de público, com a temporada do acústico Meio Desligado. No ano seguinte, o trio lançou Meu Mundo Gira em Torno de Você, com a recriação do antigo sucesso de Hyldon, Na Rua, na Chuva, Na Fazenda, novamente transformado em hit e cantado por plateias em todo o País. Em 1997, o grupo chegou à marca de um milhão de cópias vendidas e fez oito apresentações lotadas no Metropolitan, na época a maior casa de espetáculos do Brasil.

O primeiro disco solo de Paula foi lançado em 1998 e lhe rendeu o Prêmio Sharp de cantora revelação no ano seguinte. Em janeiro de 2001, o Kid Abelha se apresentou para 120 mil pessoas no Rock in Rio III. Paula foi eleita pela imprensa a "musa do festival". Em 2002, o trio lançou o CD Kid Abelha Acústico MTV, que vendeu um milhão de cópias.

Em 2007, o grupo decidiu começar um "período sabático" e Paula aproveitou para lançar seu segundo CD solo, SóNós. O terceiro, Nosso, veio no ano seguinte. Em 2010 a banda voltou à ativa. Paula, George e Bruno estão comemorando 30 anos de parceria em 2012.

Paula é casada com o cineasta Lui Farias desde 1988. Eles são pais de Gabriel, 23 anos.

A cantora começou a carreira no início dos anos 80
A cantora começou a carreira no início dos anos 80
Foto: Reprodução
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade