PUBLICIDADE

Igreja com 400 kg de ouro é palco da abertura do MIMO em Ouro Preto

31 ago 2012 - 07h22
(atualizado em 2/9/2012 às 18h15)
Compartilhar
Juliana Ranciaro
Direto de Ouro Preto

A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar foi palco da abertura da edição da MIMO, maior mostra de música instrumental do País, em Ouro Preto, na noite desta quinta-feira (30). Pela primeira vez em Minas Gerais, a festa será realizada até o dia 2 de setembro e depois continuará nas ruas e igrejas de Olinda, Recife e João Pessoa, onde já é famosa, dos dias 3 a 9 de setembro.

Entre luzes azuis, verdes, roxas e amarelas, ganhou destaque toda a arquitetura da construção barroca da Matriz, com 400 kg de ouro em sua composição. Diante disso, os tradicionais adornos, santos, lustres e outros detalhes ficaram deslumbrantes até para quem vive na cidade e já conhece o local.

O belo cenário foi um espetáculo à parte, mas não tirou o brilho da apresentação de Sonia Rubinsky, a primeira a se apresentar no festival. Com simpatia, ela soube render o público que lotava a igreja e fez adultos e crianças baterem os pés e acompanharem a melodia dos já conhecidos trabalhos de Villa-Lobos.

Além disso, a pianista brasileira, que vive em Paris, na França, também apresentou o álbum Canções Sem Palavras, de Mendelssohn, que recentemente foi bem recebido pela crítica internacional após concerto no Carnegie Hall, em Nova York, nos Estados Unidos.

Rubinsky é considerada uma notável intérprete do repertório clássico e romântico, tendo atuado como solista junto a importantes orquestras do Brasil, América do Sul, Estados Unidos, Israel e algumas das principais capitais da Europa.

Ela abriu os trabalhos da MIMO 2012, que tem entre os destaques o show de Tom Zé, que acaba de lançar o disco Tropicália Lixo Lógico, no qual recebe artistas da nova geração, como Mallu Magalhães, Rodrigo Amarante e o rapper Emicida.

MIMO

Nascida em 2004, em Olinda, a MIMO oferece concertos gratuitos ao público de cidades patrimônios, aproveitando como cenário o interior de seculares igrejas, museus e espações públicos ao ar livre.

Em 2012, tem sua primeira edição em Ouro Preto, Minas Gerais, dos dias 30 de agosto a 2 de setembro. Depois, a festa se emenda em Recife, Olinda e João Pessoa, do dia 3 ao dia 9 de setembro.

* A repórter viajou a convite da organização da MIMO

A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar foi palco da abertura da edição da MIMO
A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar foi palco da abertura da edição da MIMO
Foto: Divulgação
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade