PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

"Capto emoção da música em imagens", diz Bob Gruen em mostra

3 abr 2012 - 22h22
(atualizado em 4/4/2012 às 13h48)
Compartilhar
Exibir comentários
 

Bob Gruen é uma das maiores autoridades em rock do mundo. Nascido em 1945, nos EUA, o fotógrafo clicou algumas das principais figuras do gênero ao longo das últimas décadas, como Eric Clapton, Led Zeppelin e The Who. Em coletiva realizada na véspera do lançamento da exposição Let´s Rock, na Oca, em São Paulo, ele explicou o segredo para registrar ícones do gênero. "Rock é a forma de expressar os sentimentos de maneira audível, e eu tento captar justamente isso com as imagens", disse Gruen.

O norte-americano Bob Gruen ao lado de famosa imagem que fez de John Lennon em NY
O norte-americano Bob Gruen ao lado de famosa imagem que fez de John Lennon em NY
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

A proximidade com a cena musical também o tornou amigo de muitos de seus modelos, com destaque para a estreita relação com John Lennon (a amizade com músicos começou com Tina Turner, após cair nas graças do marido Ike). Mais velho que o próprio rock, Gruen garante que ainda considera o estilo como "sua vida", apesar de ter ampliado sua coleção de ídolos com o passar do tempo. "Ainda ouço de tudo, mas atualmente tenho escutado mais Green Day e o brasileiro Supla."

Durante o evento, Gruen disse ter feito uma cuidadosa seleção de fotos para levar à exposição, que, afirmou, contém apenas os trabalhos que realmente o deixam orgulhoso. "Meu trabalho é uma maneira de oferecer às pessoas que não foram aos shows uma sensação do que aconteceu. É isso o que faço", explicou.

Let´s Rock

Dezenas de guitarras, baixos e violões que podem ser tocados pelo público através de amplificadores e headphones; o porco inflável do disco Animals, do Pink Floyd, adornando o ambiente; contêiners e mais contêiners representando cada uma das décadas do rock por meio de pôsteres e canções de cada uma das épocas; cartazes a perder de vista com imagens de shows que vão do Sex Pistols e John Lennon a Pitty e RPM.

Foram essas algumas das formas utilizadas para representar as seis décadas de rock´n´roll na exposição Let´s Rock, que abre as portas para o público nesta quarta-feira (4), em São Paulo. Há ainda capas da revista Rolling Stone e peças usadas por ídolos dos palcos, como um tênis assinado por Mark Ramone e figurino de Wanderléa. O gênero musical, os festivais, as mudanças influenciadas pela posição geográfica e a influência do som em gerações inteiras são abordados através de pocket shows, workshops, fotos e documentários espalhados em mais de 10 mil m² da Oca, no Parque do Ibirapuera.

Em uma parceria com museus como o Rock and Roll Hall of Fame and Museum, de Cleveland, nos EUA, e colecionadores nacionais e internacionais, o evento foca em alguns dos principais fatos do rock, dos longínquos anos 1950 até a primeira década do século XXI.

Como não poderia deixar de ser, grandes nomes do rock internacional e brasileiro ganham espaço privilegiado no local. Entre eles, Led Zeppelin, Pink Floyd e Jimi Hendrix, e, claro, os nacionais dos Secos & Molhados e dos Mutantes.

Por enquanto, a exposição se limitará a São Paulo, mas, de acordo com a organização do evento, já há interesse de levá-la a outras cidades brasileiras - e até ao exterior.

Confira a programação parcial - sujeita a alteração

4 de abril - 15h - Palestra Bob Gruen

5 de abril - 15h - Exibição do documentário Guidable, sobre o Ratos de Porão

6 de abril - 15h - Palestra Bob Gruen

7 de abril - 15h - workshop com o guitarrista Faíska

8 de abril - 15h - 6 h de Austin City Limits - documentário sobre o importante festival americano

10 de abril - 15h - Workshop de guitarra com Mozart Mello, um dos guitarristas mais respeitados do Brasil

11 de abril - 15h - Botinada - documentário sobre o punk brasileiro dirigido por Gastão Moreira

12 de abril - 15h - mesa redonda sobre TVs musicais com representantes da MTV, Mix Tv, Play tv e VH1

13 de abril - 15h - LoudQUIETLloud - documentário sobre a reunião do Pixies, uma das bandas mais importantes do rock alternativo

14 de abril - 15h - Documentário Chico Science: 15 anos depois

15 de abril - 15h - 6 horas de documentário do Rock1n roll Hall of Fame

17 de abril - 15h - John & Yoko - Year of Peace

Serviço

Let's Rock: A Exposição - de 4 de abril a 27 de maio

Oca - Parque do Ibirapuera

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, S/Nº, portão 3

Entrada: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia para idosos e estudantes)

Dias e horário: de terça a domingo, das 10h às 22h

A Secretaria Municipal de Transportes credenciou 70 táxis para atender ao público, que ficarão situados na área interna do Parque Ibirapuera

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade