PUBLICIDADE

Terra transmitirá Ultra Music Festival em dezembro

25 out 2011 - 19h01
(atualizado às 19h03)
Compartilhar

O Terra, maior empresa latinoamericana de mídia digital, e que atrai mensalmente uma audiência de 81 milhões, fará a transmissão ao vivo da primeira edição no Brasil do maior festival de música eletrônica do mundo, o Ultra Music Festival. O UMF Brasil acontecerá em 03 de dezembro, no Sambódromo do Anhembi. Além da transmissão, o Terra também será o responsável pela comercialização de patrocínios - tanto de transmissão como de ativação - do festival.

Último grande festival eletrônico do ano, o UMF Brasil reunirá no line-up várias vertentes do gênero. Ao todo, serão 22 atrações nacionais e internacionais, entre elas o Swedish House Mafia, um dos mais importantes grupos da cena eletrônica atual, que estreia em palcos brasileiros, e o ícone mundial New Order, um dos principais símbolos da história da dance music.

O acordo fechado com a XYZ Live - empresa de conteúdo, entretenimento e esportes, responsável pelo festival - inclui a transmissão ao vivo do UMF para todo o Brasil, em padrão High Definition (HD) ou standard, conforme a banda utilizada pelo usuário. O público também poderá acompanhar o UMF Brasil por tablets e celulares, como já é uma tradição do Terra na transmissão de grandes eventos musicais ou desportivos: "2011 no Terra está sendo um ano repleto de grandes transmissões ao vivo. Além da tradicional transmissão do Carnaval da Bahia, em abril apresentamos o show do U2 para toda a América do Sul, atraindo mais de 600 mil pessoas. Um mês depois, transmitimos o show de Paul McCartney para 1,5 milhão em toda América Latina, além das mais de 30 atrações nacionais e internacionais que se apresentaram no Sonora Live ao vivo, desde abril", comenta o Diretor de Marketing do Terra para América Latina e EUA, Alexandre Cardoso.

"Neste exato instante, estamos batendo recorde de audiência ao transmitir até 13 competições dos Jogos Pan-Americanos simultaneamente, diretamente de Guadalajara para toda a América Latina e Estados Unidos. Com a transmissão do Planeta Terra Festival, em novembro, e a do UMF Brasil, em dezembro, fecharemos um ano sem precedentes", prevê o executivo.

Eleito pela "International Dance Music Association" como "Best Music Event", o UMF tem edições anuais em Miami, Nova Iorque, Ibiza, Caribe e Coreia. Agora chega a São Paulo, para se fixar definitivamente no calendário de eventos da cidade. "Nossa intenção é a de que, durante a semana do festival, aconteça uma série de eventos, transformando a cidade na sede da 'club culture' mundial e incrementando seu turismo nacional e internacional", explica Bazinho Ferraz, presidente da XYZ Live. Em Miami, sede do festival original, realizado anualmente desde 2000, o festival atraiu 150 mil pessoas na sua última edição.

"Nesta semana, apresentaremos ao mercado o plano de comercialização de patrocínios. Nossa experiência nos especiais do Sonora Live, com U2 ou Paul McCartney; assim como no Planeta Terra e no Projeto Olímpico do Terra, deixa claro o grande interesse dos anunciantes em patrocinar transmissões ao vivo na internet. Inclusive pelo seu viés de interatividade e presença nas mais diferentes telas, no dia a dia de seus públicos", conclui o Diretor Comercial do Terra para América Latina e EUA, Paulo Silva.

As atrações do UMF 2011

O Swedish House Mafia é um grupo de dance music, de origem escandinava, constituído por três top DJs e produtores de House: Axwell, Steve Angello e Sebastian Ingrosso. O álbum Until One, lançado no início deste ano traz um apanhado de colaborações feitas com artistas como Tinie Tempah, David Guetta e Pharrell, além de remixes de Coldplay e Daft Punk.

O New Order é uma banda inglesa de rock e música eletrônica, formada em Manchester, no ano de 1980, pelos integrantes do grupo Joy Division logo após o suicídio do vocalista Ian Curtis. Foi um dos grandes expoentes da cena inglesa nos anos 80 e 90, e um sucesso no mundo todo, responsável pela revolução da dance music, ao unir pela primeira vez o rock a ritmos eletrônicos dançantes (principalmente a disco music sintetizada e o electropop). Tanto por sua música quanto por sua própria casa noturna inaugurada em 1982, a Haçienda, o New Order acabou se transformando em um dos símbolos e um dos nomes mais importantes da dance music em todos os tempos.

O SHM prepara seu plano de conquista do mundo tendo já agendado alguns mega shows que incluem o UMF Brasil em São Paulo e Madison Square Garden em Nova York em Dezembro deste ano. No final de 2010, o SHM lançou o aguardado documentário TAKEONE, dirigido por Christian Larson.

O Major Lazer é uma dupla formada pelos DJs e produtores Diplo e Switch, criada em 2009, e que combina ritmos caribenhos como reggae, reggaeton e dancehall ao funk, dubstep e drum n' bass. A dupla é conhecida por músicas como Pon De Floor, que foi usado como sample por Beyoncé em Run The World (Girls) e Gunz Don't Kill People Lazers Do. Recentemente a dupla produziu um remix da faixa Don't Play No Game That I Can't Win do novo álbum do Beastie Boys e esteve em estúdio produzindo o novo disco do No Doubt da cantora Gwen Stefani.

MSTRKRFT (lê-se como "Masterkraft") é um grupo de música eletrônica de Ontario, Canadá, formado em 2005 por Jesse F. Keeler e Al-P (Alex Puodziukas) renomados por suas apresentações intensas e energéticas. A dupla não se interessa em ser enquadrada em um estilo específico de música, tendo realizado turnês com artistas desde John Digweed ate Z-Trip e remixado faixas de Wolfmother, The Gossip, The Kills, Armand Van Helden e Usher.

Luke van Scheppingen, conhecido como Laidback Luke, é um produtor e DJ Filipino. Mudou-se para a Holanda com a sua família aos quatro anos e cresceu em um lar musical, compondo e aprendendo a tocar guitarra. Apaixonado por Hip-Hop, Luke começou como grafiteiro, mas acabou seduzido pela energia da house music. Profundamente inspirado por DJs como Todd Terry, DJ Pierre e Carl Craig, o DJ apresenta em seu set uma mistura de House, Acid House e Techno House. Atualmente Luke ocupa a 17a posição no ranking da Dj Mag.

Natural do Mississipi, mas criado na Florida, Wesley Pentz, mais conhecido como Diplo, consagrou-se por misturar em seus sets a música eletrônica com miami bass, dirty south, hip-hop, pop e o funk carioca, uma obsessão que já o trouxe várias vezes ao Brasil. Seu primeiro CD, Florida, foi lançado em 2004. Trabalhou com M.I.A., discotecou na badalada Fabric, em Londres, e lançou seu próprio selo, o Mad Decent, em 2006. Já excursionou ao lado dos brasileiros Bonde do Role, Cansei de Ser Sexy e DJ Marlboro. Produziu o documentário Favela on Blast, lançado em DVD.

O Death from Above 1979 (ou DFA 1979) é uma dupla canadense de stoner rock/electro, formada por Jesse F. Keeler e Sebastien Grainger. Lançaram dois álbuns de estúdio, dois EPs e três singles, e o videoclipe Romantic Rights ganhou vários prêmios e fez muito sucesso. Em 2006 anunciaram a sua separação - Keeler lançou o MSTRKRFT e Grainger passou a trabalhar com seu projeto de eletrônico, Girl On Girl . Em 2011, após cinco anos de afastamento, foi anunciado o retorno do duo em seu site oficial, através de um comunicado escrito por Sebastien Grainger.

Duck Sauce é o projeto que reúne os DJs Armand Van Helden e A-Trak. Em setembro de 2010 o duo lançou Barbra Streisand, uma faixa house com um toque de disco, que reunia participações e aparições de nomes como Kanye West, Vampire Weekend, Chromeo, Pharrel, Santigold, Diplo, DJ Premier, Questlove, Yelawolf, entre outros. A música virou um hit em todo o mundo, chegando ao segundo lugar nas paradas britânicas. Van Helder é natural de Boston, top DJ com seis álbuns de estúdio lançados. A-Trak é natural de Montreal, um dos fundadores da Fools Gold Records.

O Mixhell reúne Iggor Cavalera, o consagrado ex-baterista do Sepultura e sua mulher Laima Leyton. Com influências sólidas do cyber punk e do technoclash, seus sets passeiam por vertentes electro, discopunk, old school hip-hop com muito rock e eletrônicos. Munidos também de um MPC Sampler machine, eles modificam e acrescentam elementos às faixas até as deixar perfeitas para as pistas. O trabalho com o Mixhell começou em 2004 e foi ganhando corpo, até que em 2007 Igor e Laima começaram a excursionar por vários países. Em 2010 lançaram seu primeiro álbum.

Uma das mais jovens figuras da cena eletrônica internacional, o sueco Alesso é um dos nomes mais quentes da atualidade. Lançado por Sebastian Ingrosso, tem se destacado por produzir sucessos, como o remix de Save The World, do Swedish House Mafia, Calling, criação sua e de Ingrosso, e Pressure. Já tocou no Pacha de Ibiza e em alguns dos maiores festivais do gênero no mundo, como Creamfields, Tomorrowland e Electric Daisy.

O Nero é um duo formado na Inglaterra em 2004, integrado por Daniel Stephens e Joe Ray, que se tornou famoso por suas produções de drum and bass, dubstep e house. Seu primeiro lançamento, "Space 2001", fez parte em 2004 da coletânea "Straight Outta Leicester". Em 2009 a revista New Yorker incluiu o remix "Blinded by the Lights" na lista das canções do ano. Já tocaram com DJs como Chase & Status, Skream, Tiësto e Diplo. Este ano lançaram seu primeiro álbum Welcome Reality. No final de 2010 foram indicados aos prêmios de melhores do ano da BBC londrina.

O Soulwax é uma banda de rock alternativo, formada na cidade belga de Gante. Seus integrantes são David e Stephen Dewaele, Stefaan Van Leuven, Steve Slingeneyer e Dave Martijn. Embora os irmãos Dewaele tenham lançado vários trabalhos com o Soulwax, os dois são mais conhecidos pela sua contribuição para a música eletrônica, sobre os codinomes Flying Dewaele Brothers e 2 Many DJs. O grupo é conhecido por fazer remixes de grupos como Muse, Gorillaz, Kylie Minogue e Daft Punk. Seu último álbum Most of The Remixes, foi lançado em 2007.

Nos últimos anos, o 2 Many DJs, formado pelos irmãos David e Stephen Dewaele, vem se transformando em uma das duplas mais bem sucedidas da Europa. Em 2002 lançaram seu álbum de estreia, 2manyDJs - As heard on Radio Soulwax Volume 2, que vendeu mais de meio milhão de cópias. Depois disso, lançaram mais dois álbuns de estúdio. Em relação à escolha musical, o espetáculo 2 MANY DJS LIVE mistura músicas que vão desde Nirvana aos míticos Daft Punk. Os sets da banda são ecléticos e improváveis, com misturas de Beck com Prodigy ou INXS e AC-DC, entre outras. Em 2007 criaram um evento chamado Soulwaxmas, que acontece perto do Natal com edições na Inglaterra, França, Bélgica, Alemanha, Itália e Espanha.

O Shit Robot é o pseudônimo sob o qual trabalha o DJ, músico e produtor irlandês Marcus Lambkin. Em 1992 ele se mudou de sua nativa Dublin para Nova Iorque, onde trabalhou com DJ residente no clube Save The Robots, co-fundou a Plant Records e começou a realizar festas ao lado do legendário James Murphy. Em 2004 abandonou Nova Iorque, mudou-se para uma pequena cidade na Alemanha, e começou a trabalhar em sua própria música. Depois de algumas colaborações com a DFA Records, lançou seu primeiro álbum, apenas em 2010 - o celebrado From The Cradle To The Rave, que tem a participação de um elenco estelar e teve críticas positivas em revistas como Entertainment e NME. Em março deste ano lançou o Shit Robot Show, com apresentações em vários países do mundo.

Aos 36 anos, DJ Marky é considerado um dos maiores DJs do planeta. Cidadão do mundo, mantêm residência em São Paulo, capital brasileira da música eletrônica. Começou a escrever sua história na década de 80 e no início dos anos 90, já era um fenômeno na arte de mixar e entreter. Durante nove anos consecutivos foi atração nos maiores festivais do Brasil e do mundo. Marky já tocou em clubs de Londres, Paris e Tóquio e se apresentou em toda a Europa, Eua, Ásia e Austrália.

A banda curitibana Copacabana Club surgiu no final de 2007. Após realizarem o primeiro show em São Paulo, viram seus acessos no MySpace triplicarem e acabaram sendo convidados para participar do projeto Levi's Music. Em seu repertório, o Copacabana Club mistura indie rock com toques de eletrônico, punk e até mesmo bossa nova. A banda foi indicada ao prêmio de Artista Revelação no VMB 2009. Em 2010, apresentou-se no South by Southwest, festival realizado no Texas, Estados Unidos, e abriu o show de Moby em São Paulo.

O The Twelves é uma dupla brasileira formada pelos cariocas João Miguel e Luciano Oliveira em 2005. O nome da dupla foi inspirado na data de nascimento de ambos: 12 de julho de 1980. Seu primeiro sucesso foi um remix de Boyz, da cantora M.I.A., que fez tanto sucesso que foi parar até na BBC londrina. O som da dupla traz influências de diversos gêneros da música eletrônica, de Justice e Daft Punk a Vitalic, Mstrkrft e Goldfrapp, entre outros. O show é marcado por uma mistura de live P.A., DJ Set e remixes feitos na hora.

O Life is a Loop é formado pelo DJ gaúcho Fabrício Peçanha e pelos curitibanos Leozinho (DJ) e Rodrigo Paciornik (baterista e percussionista), que fundem elementos eletrônicos com batidas orgânicas. Pioneiro em adotar um formato que se assemelha ao dos shows, o projeto privilegiou desde seu começo uma interação intensa entre som, imagem e público. Nos últimos anos participaram dos maiores festivais brasileiros, tocaram nos principais clubes do país, além do Privilege (Ibiza) e Coccoon (Alemanha), e em países como Inglaterra, Estados Unidos e Hong Kong. Estão preparando seu primeiro disco.

Atuando profissionalmente na cena eletrônica desde 2001, Márcio Vermelho é hoje um dos mais respeitados Djs de São Paulo. Especializado em house e disco e suas vertentes, além de atuar também como produtor musical, já se apresentou nas principais festas e clubes do país, como Freak Chic, D-Edge, Perversa, Glória, Vegas, São Paulo fashion Week. Foi criador da festa Avesso. Participou no conceituado programa Beats In Space, de Nova Iorque. Em 2009 foi indicado como melhor DJ do país pela DJ Mag, e em 2010 eleito pela Revista Época o número 1 do Brasil.

Natural de Campo Grande - MS, Renato Ratier se interessou cedo por música. No começo dos anos 90 foi para os EUA, onde teve contato com produtores, DJs e clubes. Quando voltou ao Brasil, abriu uma loja e começou a transformar a noite do Centro Oeste. Logo no início de 2000 ele inaugurou o D-Edge enquanto a carreira profissional de Renato andava a passos largos. Em 2003, inaugurou no D-Edge em São Paulo, que viria a se tornar referência de música eletrônica no Brasil e no exterior. A partir de 2003 passou a introduzir em seus sets novas sonoridades e enveredou pelo electro house e electro rock. Apresenta-se constantemente em festivais e nos principais clubes do Brasil e do mundo, e tocou em Miami durante a Winter Music Conference (EUA, 2006).

O DJ Rodrigo Vieira frequenta a cena eletrônica desde a adolescência. Seja trabalhando em gravadoras, desenvolvendo projetos para selos diversos, ou tocando em festas e clubs pelo mundo. Foi residente de grandes casas noturnas do eixo Rio-São Paulo (Hippopotamus, Caligola, L'Onorabile Societa, Columbus, Resumo da Opera) além de ter vivido por três anos em Portugal. Nos anos 90, foi considerado o melhor DJ do Rio de Janeiro pela revista DJ Sound. Lançou o CD Rodrigo Vieira Mixing Friends em 2008. Também coordena as festas We Love Brasil pelos Estados Unidos, em cidades como Miami, Nova Iorque, Boston e Newark.

O paulista Renato Cohen iniciou sua carreira de DJ e produtor em 1996 no Hell's club. Em 2002 tornou-se mundialmente conhecido após o lançamento da música "Pontapé" pelo selo Intec, do DJ Carl Cox. Desta época em diante passou a se apresentar nos mais importantes festivais do mundo como o Wire, Dance Valley, I love Techno, Nature One, Monegros e Love Parade. Apresenta-se regularmente em clubs como Fabric, Berghein e Womb, entre outros. Em 2009 lançou seu primeiro álbum, um experimento da junção de diversos estilos.

Bernard Summer é o líder da banda New Order
Bernard Summer é o líder da banda New Order
Foto: Getty Images
Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade