PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

vc repórter: após 33 anos, ópera volta a ser tocada em Campinas

29 set 2011 - 12h19
(atualizado às 12h43)
Compartilhar

O município de Campinas, a cerca de 80 km de São Paulo, viu nesta quarta-feira, 28, a ópera A Noite do Castelo ser tocada pela primeira vez na cidade desde 1978. Naquele ano, a obra foi interpretada pela Orquestra Sinfônica Municipal - 33 anos depois, foi a vez do maestro Hermes Coelho comandar a ópera no teatro Luiz Otávio Burnier, encerrando o Mês de Carlos Gomes em Campinas.

Companhia de Ópera Carlos Gomes apresentou A Noite do Castelo  em Campinas
Companhia de Ópera Carlos Gomes apresentou A Noite do Castelo em Campinas
Foto: Heleno Clemente / vc repórter

Coelho apresentou a obra junto à Companhia de Ópera Carlos Gomes, criada pelo próprio maestro e que reúne 40 músicos da cidade e da região. A apresentação, aberta ao público, comemorou os 150 anos da primeira encenação de A Noite no Castelo, realizada no Rio de Janeiro, no Teatro Lírico Fluminense.

Carlos Gomes, campineiro que morreu em 1986, é considerado um dos mais importantes compositores de ópera do País. A obra O Guarani é uma das marcas do músico. A Noite no Castelo foi escrita por Gomes quando ele tinha 25 anos.

O Mês de Carlos Gomes promove diversas atrações culturais na cidade, entre programas de rádio, palestras, apresentações musicais, recitais e concursos de cantores.

O internauta Heleno Clemente, de Campinas (SP), participou do vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra. Se você também quiser mandar fotos, textos ou vídeos, clique aqui.

vc repórter
Compartilhar
Publicidade