PUBLICIDADE

Ônibus público será o único meio de chegar ao Rock in Rio, diz prefeitura

6 set 2011 - 15h08
(atualizado em 15/9/2011 às 15h40)
Compartilhar
Luís Bulcão
Direto do Rio de Janeiro

Ao anunciar o esquema de segurança para o Rock in Rio, na manhã desta terça-feira (6), a prefeitura assegurou que a única maneira de se chegar à Cidade do Rock nos dias do evento será via ônibus. "Não existe nenhum meio de chegar lá a não ser de ônibus", frisou o secretário de turismo Antônio Pedro Viegas de Mello.

Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, conhece a Cidade do Rock; acesso ao local será feito apenas de transporte público
Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, conhece a Cidade do Rock; acesso ao local será feito apenas de transporte público
Foto: Philippe Lima / AgNews

Ouça músicas grátis no Sonora

Vias dos bairros Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá serão fechadas e vão sofrer alterações. Roberta Medina, responsável pela organização do evento e filha do produtor Roberto Medina, afirmou que, diferente do ocorrido no Rock in Rio de 2001, não haverá bolsões de estacionamento em lugares próximos à Cidade do Rock. "Não adianta ir de carro até um lugar próximo e depois pegar um ônibus. Vai ser difícil de encontrar vaga e será necessário pegar um ônibus de qualquer forma", afirma Roberta. O mesmo vale para táxis e ônibus fretados, que terão o mesmo tratamento dado a veículos particulares.

Segurança

O interior da Cidade do Rock vai contar com equipes de gestão de público, gestão patrimonial e grupos responsáveis por fazer intervenções com objetivo de evitar distúrbios. Haverá sete torres de observação, 32 câmeras de vigilância, incluindo uma câmera de visão térmica para vigiar a lagoa, que contará com o apoio da Marinha.

No entorno do festival, a Polícia Militar fará a segurança com 590 policiais e 135 viaturas. A Polícia Civil também estará presente com um posto avançado. O Esquadrão Antibombas fará uma varredura prévia do local. A delegacia de atendimento ao turista estará presente com reforço instalado no Rio Centro, que fica em frente à Cidade do Rock. De acordo com o chefe de operações da Polícia Civil, Fernando Veloso, não será permitida A entrada de pessoas armadas no entorno do evento, nem mesmo aquelas que possuem porte de arma. As armas ficarão sob custódia da Polícia Civil até o final do evento.

A Guarda Municipal vai atuar impedindo a venda de produtos por ambulantes no entorno do evento. Também não será permitido o aluguel de garagens nas áreas próximas ao bloqueio. A ideia é desestimular o uso do transporte particular.

Defesa Civil

Todos os brinquedos do evento vão passar por vistoria, incluindo Montanha-Russa, Tirolesa, Cabum e Roda Gigante. A Defesa Civil também estará em contato com embaixadas e consulados em caso de problemas envolvendo turistas estrangeiros.

Saúde

A Secretaria de Saúde solicita que o público portador de plano de saúde carregue consigo um documento. Se houver necessidade de remoção, a pessoa será encaminhada direto para o hospital que o plano tiver convênio ou para um hospital da rede pública, caso a pessoa não possua plano. Toda a rede de saúde do município vai estar a disposição.

A Cidade do Rock contará com cinco postos médicos, incluindo dois leitos de UTI, 100 maqueiros e 15 ambulâncias. De acordo com Roberta, ocorrências de insolação, desidratação e excesso de álcool foram registradas nos eventos passados. Por isso, ela recomenda o uso de roupas leves, de calçados confortáveis e de protetor solar, além de beber água com frequência.

Como chegar

Veículos particulares, táxis e ônibus fretados não vão poder se aproximar da Cidade do Rock. A única maneira de se deslocar até o evento será através do transporte público oferecido pela prefeitura. Os organizadores avisam que não há bolsões de estacionamento próximos ao local. Portanto, o apelo é para que os carros sejam deixados na garagem. O esquema especial da prefeitura envolve três tipos de transporte. Os ônibus das linhas que passam regularmente pela Cidade do Rock, localizada na avenida Salvador Allende, em frente ao Riocentro, terão sua frota reforçada. Ao todo, são 14 linhas procedentes de vários bairros que passam próximos ao evento.

Além dos ônibus regulares, duas linhas circulares especiais farão o trajeto do Terminal Alvorada e do Via Parque Shopping direto para a Cidade do Rock ao custo de uma passagem de ônibus normal, R$ 2,50.

Por fim, para atender principalmente ao público que vem de fora do Rio e que não está acostumado a utilizar o sistema de ônibus da cidade, será oferecido a R$ 30 (preço de ida e volta para um dia) o cartão Riocard Rock in Rio. O cartão, que deve ser adquirido através do site www.cartaoriocard/rockinrio, permitirá acesso a ônibus especiais, com ar-condicionado, que sairão de diversos pontos da cidade rumo ao evento. Os portadores do cartão terão horário de embarque, mas, caso percam o ônibus, poderão pegar o próximo, contanto que haja lugar disponível.

Chegada

Quem optar por utilizar o transporte através do Riocard Rock in Rio vai ser transportado até um ponto localizado a 250 metros da entrada do evento. Os que utilizarem as linhas regulares ou as duas circulares especiais ficarão em um terminal rodoviário montado em frente ao autódromo Nelson Piquet, localizado a 1,5 km da entrada do evento. De lá, terão que caminhar.

Os organizadores apelam para que as pessoas evitem acampar em frente ao evento. Na Cidade do Rock não haverá local disponível e não há como garantir a segurança de quem ficar no entorno. A quem quiser chegar primeiro, é recomendado que se desloque cedo no dia do evento.

Saída

Como não haverá cobrador nos ônibus especiais circulares, recomenda-se que o usuário compre a passagem de volta antecipadamente para evitar filas na saída do evento. Os ônibus regulares funcionarão somente até a meia-noite de cada dia de Rock in Rio. Após esse horário, as únicas alternativas para quem não adquirir o cartão RioCard Rock in Rio serão as linhas circulares que seguirão até as 5h para o Terminal Alvorada e para o Terminal Via Parque Shopping.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade