PUBLICIDADE

Beatle Week reúne bandas e fãs de 40 países em Liverpool

26 ago 2010 - 14h44
(atualizado às 17h26)
Compartilhar

Músicos e beatlemaníacos de mais de 40 países se reúnem a partir desta quinta-feira (26) em Liverpool para a 25ª edição do International Beatle Week, principal festival do mundo em homenagem à mais importante banda da história do Rock n' Roll.

Até segunda-feira (30), Liverpool será palco de palestras, encontros de fãs e shows de grupos de tributo aos Beatles de todo o planeta, em um festival que terá apresentações desde o lendário Cavern Club até a famosa catedral da cidade.

"Realizamos este festival há 25 anos, e estamos orgulhosos de tê-lo transformado no maior de todos, reunindo fãs dos Beatles de 40 países onde tudo começou", disse recentemente o empresário Bill Heckle, diretor da Cavern City Tours, que organiza o Beatle Week.

O Brasil estará representado nos palcos de Liverpool pela banda capixaba Clube Big Beatles, que este ano se apresenta pela 16ª vez consecutiva no festival.

A passagem da banda brasileira pelo berço dos "Fab Four" contará com seis apresentações, sendo duas no Cavern Club, onde os Beatles surgiram para o mundo. A primeira delas, logo no dia de abertura do festival, é encara como uma das mais importantes para o Big Beatles.

"A banda subirá ao palco às 23h (19h de Brasília), praticamente no fechamento do evento de abertura. E no palco que consagrou os Beatles", disse à Agência Efe o músico Edu Henning, fundador e percussionista do Clube Big Beatles.

O grupo capixaba, que no ano passado aproveitou o festival para lançar o DVD "Alive At The Cavern Club", gravado no próprio local em 2008, promete agora levar mais brasilidade à música dos Beatles durante sua passagem por Liverpool.

"Nosso último show nesta edição será ao ar livre e mais de 20 mil pessoas são esperadas. A organização nos pediu para tocar o White Album completo, e preparamos uma surpresa para este dia. Entraremos em cena com integrantes do Grupo de Capoeira Cordão de Ouro", contou Edu Henning, que não esconde a empolgação por voltar ao berço do maior fenômeno da música moderna.

"Se estar em Liverpool como turista em um momento como este já é algo espetacular, imagine poder subir ao palco e tocar as músicas dos Beatles. Mesmo depois desses anos todos, continua sendo uma emoção indescritível poder pisar em um dos palcos do Beatle Week", afirmou o fundador do Clube Big Beatles, único grupo fora da Europa a fazer parte do Hall da Fama de Liverpool.

Para comemorar os 25 anos do festival, foram confirmadas duas apresentações do músico Billy J. Kramer, natural de Liverpool e que, por ter sido empresariado por Brian Epstein, que também cuidava da carreira dos Beatles, pôde gravar várias músicas assinadas pela dupla Lennon e McCartney nos anos 60.

O músico, que atualmente vive nos Estados Unidos, fará duas apresentações no Cavern Club, onde ele foi descoberto em 1962 por Brian Epstein.

O International Beatle Week será encerrado com uma série de shows por Liverpool, onde se apresentaram bandas de países como Rússia, Argentina, Holanda, Japão, Espanha, Finlândia, Escócia e Estados Unidos.

Beatles são homenageados em Liverpool
Beatles são homenageados em Liverpool
Foto: Potter / Getty Images
EFE   
Compartilhar
Publicidade