inclusão de arquivo javascript

 
 

Gilberto Gil ganha "Nobel da Música"

25 de outubro de 2004 12h59

Gilberto Gil recebeu Polar de Música da Real Academia Sueca da Música. Foto: Reuters

Gilberto Gil recebeu "Polar de Música" da Real Academia Sueca da Música
Foto: Reuters

O músico e ministro brasileiro da Cultura Gilberto Gil e o barítono alemão Dietrich Fischer-Dieskau são os ganhadores do prêmio Polar de Música deste ano, informou nesta segunda-feira a Real Academia Sueca da Música.

Veja as fotos

Gil recebe o considerado "Nobel da Música" por seu "compromisso criativo de levar ao mundo o coração e a alma da música brasileira", assim como por seu "imenso talento, sua curiosidade e sua firme convicção cultural".

No caso do barítono alemão, são elogiados sua qualidade artística "única" em cada área da música clássica e seus "sucessos sem igual como intérprete inovador e penetrante" da música alemã.

Os premiados receberão um diploma e um prêmio de um milhão de coroas suecas (110 mil euros) das mãos do rei Carl XVI Gustaf da Suécia em uma cerimônia no próximo 23 de maio em Estocolmo.

Os prêmios Polar foram criados em 1989 pelo compositor e representante do grupo Abba Stig Anderson, e entre seus galardonados figuram nomes como os de B.B. King, Gyorgy Ligeti, Keith Jarret, Bob Dylan, Ray Charles, Pierre Boulez e Dizzy Gillespie.

EFE
EFE - Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.
  1. Ake Holmquist, da Real Academia Sueca da Música, anuncia Gilberto Gil como ganhador do prêmio  Foto: EFE

    Ake Holmquist, da Real Academia Sueca da Música, anuncia Gilberto Gil como ganhador do prêmio

    EFE
    Foto: EFE

  2. O público aguardou ansioso os resultados  Foto: EFE

    O público aguardou ansioso os resultados

    EFE
    Foto: EFE

/foto/0,,00.html