inclusão de arquivo javascript

 
 

Especial gravado por Tim Maia em 1989 é editado em CD e DVD

04 de maio de 2007 13h18

Sem se impressionar com o aparato montado pela Rede Globo, Tim Maia (1942-1998) não deixou de ser Tim Maia quando subiu em janeiro de 1989 ao palco do Hotel Nacional e gravou especial exibido em março daquele ano. A gravação está sendo editada no CD e no DVD Tim Maia in Concert.

» Ouça suas músicas preferidas no Sonora
» Confira mais de 600 mil letras de música
» Aprenda a tocar os hits do seu ídolo
» Leia mais notícias do O Dia

Embora cortado no DVD (assim como na exibição original), o belo show é retrato sem retoques do "Síndico". Em 32 elétricos minutos, o DVD capta Tim Maia em produção luxuosa. Uma orquestra de cordas dividiu o palco com a Banda Vitória Régia para que ele enfileirasse com propriedade músicas que deram cor brasileira à soul music americana.

"Todo mundo refrescando o cê-cê", ordenou Tim ao orquestrar as palmas do público em Do Leme ao Pontal. O cantor não fez tipo por estar gravando para a TV Globo e por estar diante de platéia vip que incluía nomes como a atriz Vera Fischer, saudada como "a coisa mais linda do mundo".

As cordas deram o tempero especial a músicas como Me Dê Motivo, baladão de corno celebrizado pelo cantor em 1983. Pena que números como Azul da Cor do Mar não sejam apresentados na íntegra. Embora a mutilação seja (d)efeito da edição original do programa, a redução desvaloriza DVD de caráter antológico e raro por flagrar o artista em cena sem embuste.

"Aprendi a ser doidão nos Estados Unidos", revela na entrevista feita para o especial. Trechos do papo pontuam músicas como Coroné Antonio Bento, em que Tim força sotaque nordestino para realçar a improvável conexão da soul music com o Brasil rural que moldou parte de sua obra no início dos anos 70.

Para quem abre mão da imagem, o CD rebobina em 62 minutos o áudio quase integral do show. Entre as músicas suprimidas do especial, há Baby, a canção de Caetano Veloso que Tim impregna de suingue soul.

Cortes à parte, Tim Maia In Concert é documento histórico de um artista que foi único. Tanto pela originalidade de sua música quanto pela postura livre e ousada.

O Dia
O Dia - © Copyright Editora O Dia S.A. - Para reprodução deste conteúdo, contate a Agência O Dia.