2 eventos ao vivo

Morte aos 27 liga Winehouse a Hendrix, Joplin, Morrison e Cobain

23 jul 2011
16h06
atualizado em 24/7/2011 às 01h05

Encontrada morta neste sábado em seu apartamento em Londres, no Reino Unido, a cantora Amy Winehouse passa a integrar a lista de ícones da música que morreram aos 27 anos. A lenda assombra o mundo do rock desde os anos 1970, quando morreram Jimi Hendrix e Janis Joplin, por overdose, Jim Morrison, do The Doors, de causa não esclarecida, e Brian Jones, do Rolling Stones, por suposto afogamento.

Morta neste sábado, a cantora Amy Winehouse passa a integrar a lista de ícones de rock que morreram aos 27 anos
Morta neste sábado, a cantora Amy Winehouse passa a integrar a lista de ícones de rock que morreram aos 27 anos
Foto: Getty Images

Confira a linha do tempo de Amy Winehouse
Veja clipes de Amy Winehouse no TerraTV
Ouça grátis os sucessos de Amy Winehouse no Sonora

Duas décadas depois, Kurt Cobain, líder da banda Nirvana, passou a integrar a lista após se suicidar. De acordo com familiares do roqueiro de Seattle, desde criança ele falava do sonho de participar do clube, que inspirava a ideia de morrer jovem depois de viver intensamente.

Assim como outros famosos, a supeita é que a cantora britância tenha morrido de overdose. O corpo foi encontrado em seu apartamento após o serviço de emergências ter sido chamado por volta do meio-dia (pelo horário de Brasília, meio da tarde em Londres).

A carreira de Amy Winehouse foi marcada por escândalos e polêmicas, que, em sua maioria, envolviam problemas com drogas e alcoolismo. Por causa disso, em diversos shows foi vaiada, como em recente apresentação em Belgadro, na Sérvia, porque o público não entendia as músicas que ela estava cantando.

Veja a lista do ícones do rock que morreram aos 27

Kurt Cobain - Líder da banda Nirvana, revolucionou o rock no início dos anos 1990 com um estilo alternativo, mas que dominou o rádio e a televisão. A pressão da fama e do mainstream afetaram o jeito de Kurt lidar com sua vida. Durante os últimos anos de sua vida, Cobain lutou contra o vício em heroína e a depressão. Em 8 de abril de 1994, Cobain foi encontrado morto em sua casa em Seattle, vítima do que foi oficialmente considerado um suicídio por um tiro de espingarda na cabeça.

Jim Morrison - Cantor e compositor, foi fundador da banda The Doors, um dos grandes sucessos do rock da geração do "paz e amor". Ainda antes da formação da banda, Morrison começou a consumir drogas e álcool. Morreu em uma banheira em Paris, em 1971. Embora haja suspeitas de overdose, as causas da morte nunca foram esclarecidas.

Janis Joplin - Catora e compositora americana, é considerada até hoje a "rainha do rock". Janis lançou apenas quatro álbuns, pois sua carreira foi encurtada por problemas com álcool e drogas. Morreu em 1970, por causa de uma overdose de heroína.

Jimi Hendrix - Citado frequentemente como um dos maiores guitarristas da história, também foi cantor e compositor. Nascido em Seatle, nos Estados Unidos, foi um dos ícones do festival de Woodstock e ganhou destaque ao inovar, com técnicas até então indesejadas, como utilizar a microfonia. Morreu em Londres, de overdose, em 1970.

Brian Jones - Músico inglês, foi um dos fundadores do Rolling Stones, e responsábel por garantir o estilo rock'n roll da banda. Após o sucesso Brian acabou por ceder ao uso de drogas, o que lhe valeu o desligamento do grupo junho de 1969. Menos de um mês depois, foi encontrado afogado na piscina de sua casa.

Morte prematura
Os problemas com as drogas e o álcool já haviam alertado para uma possível morte prematura da cantora. Durante uma entrevista em 2008, a mãe de Amy, Janis, disse que a família não ficaria surpresa se a filha morresse antes da hora. "Eu conheço minha filha há muito tempo e sei que ela pode estar morta dentro de um ano. Nós estamos olhando ela se matar lentamente", desabafou na ocasião.

Fonte: Terra
publicidade