0

Morre aos 66 anos José Roberto Bertrami, tecladista do Azymuth

9 jul 2012
17h16

De acordo com comunicado publicado pelo site oficial do Azymuth, o tecladista da banda, José Roberto Bertrami faleceu no último domingo (8), aos 66 anos.

José Roberto Bertrami (ao centro) faleceu no último domingo (8)
José Roberto Bertrami (ao centro) faleceu no último domingo (8)
Foto: Reprodução

A mensagem dizia: "com imensa tristeza, comunicamos o falecimento de nosso querido José Roerto Bertrami, nosso tecladista, amigo de todas as horas. Maiores detalhes virão a seguir. Que Deus o tenha, amigo!".

Além de Bertrami, o trio Azymuth é composto pelos músicos Alex Malheiros (baixo) e Ivan Conti (bateria). O grupo, fundado nos anos 70, mistura diversas influências, é principalmente conhecido por sua vertente fusion, com nuances de samba, funk, rock e jazz.

Célebres por terem sido os primeiros brasileiros a serem convidados para se apresentar no palco do famoso Festival de Jazz de Montreux, em 1977, Bertrami, Malheiros e Conti já fizeram parceria com grandes nomes da música brasileira como Cazuza, Raul Seixas, Gonzaguinha e Tim Maia.

Ed Motta, sobrindo de Tim, lamentou a morte do músico pelo Facebook, revelando estava planejando convidá-lo para participar de seu novo álbum. "Bertrami foi um embaixador da cultura brasileira sem ser brasilianista, careta, regional. Sempre fez música super brasileira mas através de teclados elétricos, sintetizadores analógicos etc. Fico mega triste também porque estava para convidar o Bertrami para tocar no meu novo disco, isso já estava no papel desde o começo".

Entre os maiores sucessos do trio, estão Melô da Cuíca e Jazz carnival, este último um grande hit internacional.José Roberto Bertrami nasceu em Tatuí, no interior de São Paulo, e aos 12 anos já ingressava na carreira musical. Ao lado do Azymuth, Bertrami tem 29 trabalhos lançados.

Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade