1 evento ao vivo

Madonna faz 54 anos; relembre a vida e a carreira da cantora

16 ago 2012
12h11
atualizado às 12h18

A popstar Madonna completa 54 de anos nesta quinta-feira (16), com uma vida repleta de sucessos e polêmicas. Com quase 30 anos de carreira, vendeu 275 milhões de discos vendidos, protagonizou filmes, como Evita, é responsável por shows apoteóticos e videoclipes visionários.

Madonna Louise Ciccone nasceu em Bay City, subúrbio de Detroit, nos Estados Unidos, filha de Silvio Antonio Ciccone, engenheiro da Chrysler, e Madonna Louise Fortin. Ela tem quatro irmãos, Martin, Mario, Christopher e Anthony, e três irmãs, Melanie, Paula e Jennifer. Perdeu a mãe, vítima de câncer de mama, aos 5 anos.

Em 1972, começou a ter aulas de dança aos 14 anos com Chritopher Flynn, que o encorajou a ir para Nova York, para onde se mudou em 1976. Neste período, trabalhava como atendente do Dunkin Donuts e posava nua para artistas plásticos para conseguir dinheiro.

Em 1979, sai em turnê com Patrick Hernandez, onde conheceu Dan Gilroy, seu namorado, com quem fundou a banda Breakfast Club. Depois, fundou a banda Emmy, com um antigo namorado, Stephen Bray. Em 1982, uma fita cassete com as canções que ela criou com Bray chega às mãos de Mark Kamins. Assim, lança seu primeiro single Everybody. No ano seguinte, estrearia no mundo da música com o álbum The First Album, que vendeu nove milhões de cópias.

Sucesso e polêmicas
Em 1984, lançou Like a Virgin, que se tornou seu primeiro grande sucesso. O LP alcançou o topo das pardas norte-americanas e vendeu 25 milhões de cópias em todo o mundo. Em 1985, saiu em sua primeira turnê e casa-se com Sean Penn, de quem se separou em 1988, após muitas brigas conjugais. Em 1987, lança True Blue, que vende 30 milhões no mercado internacional.

Em 1989, lança o maior marco de sua carreira, o álbum Like a Prayer. O clipe da faixa-título do disco, provocou a ira dos católicos por aparecer beijando um santo negro e fazer referências a Ku Klux Kan.

Quando lançou o clipe de Justify My Love, em 1990, enfrentou mais uma polêmica em sua carreira. O vídeo foi banido da MTV por ter conteúdo altamente erótico e, posteriormente, lançado em VHS, quando vendeu 400 mil cópias. No mesmo ano, sai em turnê com o show Blond Ambition, em que simula cenas de masturbação no palco. No ano seguinte, lança um documentário sobre os bastidores da turnê, que mostra beijos entre seus bailarinos e a cantora simulando sexo oral com uma garrafa de água.

Em 1993, vem a primeira vez ao Brasil, com a turnê The Girlie Show, concerto inspirados nos grandes mitos do cinema. Em 1994, tenta desvincular sua imagem do tema sexo e lança o álbum romântico Bedtime Stories. Em 1996, protagoniza o filme-musical Evita. Neste ano, nasce Lourdes Maria, filha da cantora com o personal trainer Carlos Leon.

Em 1998, lança Ray of Light, aclamado pela crítica e que ganhou quatro Grammys. Em 2000, já casada com o direto Guy Ritchie, de quem se separou em 2008, nasce seu segundo filho, Rocco. Após oito anos longe dos palcos, resolve sair em turnê em 2001. Dois anos depois, volta a causar polêmica ao beijar Britney Spears na boca durante o VMA. Em 2008, lança o disco Hard Candy e adota David Banda, um menino do Malauí.

Este ano, a cantora chega ao Brasil em dezembro com a turnê de MDNA, passando pelas capitais Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro.

Navegue pela galeria e veja fotos da vida e carreira da rainha do pop!

Madonna está em turnê com o show 'MDNA'
Madonna está em turnê com o show 'MDNA'
Foto: Getty Images
Fonte: Terra

compartilhe

publicidade
publicidade