Lollapalooza estreia bem, ganha com Foo Fighters, mas peca no básico
8 abr2012 - 22h54
(atualizado em 9/4/2012 às 03h27)
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Mariana Ghorayeb
Osmar Portilho
Tiago Agostini
Renato Beolchi
Direto de São Paulo
Quando Perry Farrell, líder do Jane's Addiction, idealizou um festival de rock no início dos anos 90 provavelmente não imaginou que seus shows atravessariam o hemisfério. Mas foi isso que aconteceu duas décadas depois. Após nascer como um evento itinerário e se estabelecer em Chicago, o Lollapalooza ganhou uma edição em Santiago. Em 2012, a capital chilena novamente foi palco das atrações, assim como o Brasil, que teve sua estreia do evento no Jockey Club, em São Paulo. Nos moldes similares ao embrião de Chicago, o festival aconteceu com cenário urbano cravado em grandes capitais para facilitar o acesso do público - o que não aconteceu na capital paulista.
Fugindo dos festivais tradicionais do segundo semestre, o Lollapalooza aconteceu nos dias 7 e 8 de abril, levando cerca de 130 mil pessoas para ver 50 atrações. O roteiro de shows ganhou alguns nomes já conhecidos, como Gogol Bordello, MGMT e o próprio Jane's Addiction. Por outro lado, também trouxe boas surpresas como Cage the Elephant, Band of Horses, Manchester Orchestrar e o maior trunfo: Foo Fighters. Conduzidos por Dave Grohl, que cada vez mais consolida a imagem de "cara mais legal do rock", os músicos norte-americanos fizeram o maior show do festival. Com 2h30 de duração passearam por sucessos como All My Life, Best of You, Times Like These, My Hero, Monkey Wrench e Everlong.
Com uma atração tão "grande" no primeiro dia, o line up se deu ao luxo de segurar parte das atrações equivalentes para o seu encerramento. No sábado, boas surpresas incendiaram o público, como o explosivo show da banda Cage the Elephant. Já no domingo, a escalação dos grupos se mostrou mais homogênea e reservou momentos diferentes ao longo do dia, que contou com a festa do Gogol Bordello, o groove do Thievery Corporation e os sucessos do Arctic Monkeys.
Embora tenha conquistado o público com shows de qualidade e boas apresentações de grupos estreantes no Brasil, o Lollapalooza sofreu com sua estrutura quando o assunto foi serviços (comida e banheiros), transporte, trânsito e som encavalado entre os palcos principais e a tenda eletrônica.
Confira os altos e baixos do Lollapalooza Brasil
Som
Alguns acertos e alguns erros. O palco Cidade Jardim se mostrou bem localizado, principalmente durante o show do Foo Fighters. Com boas áreas laterais supriu a necessidade de um grande público, mesmo com a visão prejudicada a longa distância.
Por outro lado, o palco Alternativo e o palco Butantã sofreram. O primeiro teve seu som prejudicado pelo Cidade Jardim. O segundo teve seu som arruinado pela tenda eletrônica, cujas batidas vazavam para todos que estavam na parte final da pista.
Brasileiros
A escalação de bandas brasileiras - fato que gerou certa polêmica no anúncio do festival - funcionou com diversos nomes que tocaram durante o dia. Wander Wildner, que abriu o palco Butantã no sábado, ganhou a plateia com seu carisma e hits como Bebendo Vinho e Amigo Punk. Com sucessos de sobra na bagagem, O Rappa também não teve problemas para enfrentar a massa de fãs. Me Deixa e A Minha Alma foram hits certeiros.
Já no domingo, os baianos do Cascadura tiveram que se contentar com um show apenas morno na abertura do palco Butantã. Do outro lado da arena, a Plebe Rude resgatou sucessos do rock brasileiro e ganhou seu fãs com hits como Até Quando Esperar?.
Disputando horário com os ingleses do Friendly Fires, os goianos do Black Drawing Chalks conquistaram quem prefere rock pesado e lotou o Palco Alternativo no meio da tarde de domingo. Entre as faixas que fizeram a plateia pular estavam My Favourite Way, Big Deal, My Radio e as novas Street Rider e Cut Myself in Two.
Transporte Um dos maiores trunfos das edições em Chicago e Santiago do Lollapalooza é o transporte. Cravados nas proximidades de grandes centros, os festivais ficam em rotas de ônibus, metrôs e transporte público em geral. No Brasil, essa funcionalidade caiu para quase zero.
Mesmo com a chegada tranquila ao Jockey Club, em São Paulo, a saída se tornou caótica. A cena vista em outros grandes festivais se repetiu: taxistas cobrando preços abusivos - até R$ 100 por corridas que não passariam de R$ 20 -, poucos ônibus, carros de sobra, trânsito e pedestres se arriscando entre veículos. Na Marginal Pinheiros, que não possui calçada e nem acostamento, era possível ver grupo de pessoas andando na escuridão se arriscando entre os carros.
Pontualidade Nova "tendência" - que deveria ser regra - dos festivais, a pontualidade se fez presente no Lollapalooza. Shows aconteceram na hora e respeitaram sua duração, mesmo com algumas músicas cortadas, fato que aconteceu com Wander Wildner que deixou o palco antes de seu término.
Sol O sol castigou o público no primeiro e no segundo dia. Temperaturas que passaram dos 30°C "torraram" o público. Sem qualquer sombra de refúgio, os fãs de música se empilharam atrás de estruturas ou se esconderam sob cangas, blusas e toalhas para tentar minimizar o calor.
Serviços
Outro ponto já tradicional dos grandes eventos também não mudou de figura. Filas quilométricas para se comprar um hambúrguer industrializado com preço exagerado (R$ 8) e reclamações de filas nos banheiros sujos também não faltaram.
Em 2011, o Lollapalooza cruzou para o hemisfério sul pela primeira vez e desembarcou em Santiago, no Chile. Seguindo os moldes de um festival no meio de uma grande capital, o Lolla faz mais uma parada, agora no Jockey Club, em São Paulo. A estreia do evento itinerante aconteceu neste final de semana dois headliners invejáveis: Foo Fighters e Arctic Monkeys. Confira o melhor de cada banda do festival
Foto: Terra
O Arctic Monkeys fechou o Lollapalooza. A banda cresceu e a cada álbum, principalmente pelo mais recente, Suck It and See, que trabalha cada vez mais em canções fortes em vez de riffs rápidos e nervoso
Foto: Bruno Santos / Terra
O baterista Matt Helders durante o show, encerrado com os hits 'When The Sun Goes Down', 'Fluorescent Adolescent' e '505'
Foto: Bruno Santos / Terra
Os inglês estavam econômicos em "gracinhas", mas tudo que inventavam no palco era muito bem recebido pelos fãs. Uma paradinha inesperada no meio de 'Still Take You Home', somada com um salto de Turner, foi suficiente para fazer com que os fãs dessem gritos
Foto: Bruno Santos / Terra
Os Racionais MCs também se apresentaram no domingo. O grupo começou a apresentação com 'Artigo 157' e também tocou uma faixa inédita
Foto: Fernando Borges / Terra
Por muitas vezes, o senador Eduardo Suplicy (PT) foi lembrado por Mano Brown e sua turma
Foto: Fernando Borges / Terra
Os Racionais MC's atrasaram uma hora para começar seu show neste domingo (8), mas fizeram uma apresentação explosiva
Foto: Fernando Borges / Terra
Perry Farrell, responsável por trazer o Lollapalooza ao Brasil, subiu ao palco Butantã do festival às 20h20 deste domingo (8) com o Jane´s Addiction. A banda de rock com influência do metal inicou o show com Underground. Cheio de pose, Farrell iniciou com uma dança simpática o show teatral
Foto: Fernando Borges / Terra
Performance teatral teve mulheres em balanços e apresentações
Foto: Fernando Borges / Terra
Conversando bastante com o público, Farrell mostrou ter fôlego. Pulou sem parar, se engraçou com as assistentes de palco e exaltou o Lolla em diversas oportunidades
Foto: Fernando Borges / Terra
Dave Navarro, guitarrista do Jane´s Addiction
Foto: Fernando Borges / Terra
Foster The People fez um show bem animado na noite de domingo (8) no Lollapalooza
Foto: Bruno Santos / Terra
Em contraste com o show morno do MGMT, os norte-americanos do Foster The People transformaram o Lollapalooza, neste domingo (8), em uma verdadeira pista de dança oitentista
Foto: Bruno Santos / Terra
A banda, que subiu ao placo por volta das 19h, empolgou o público desde os primeiros acordes de 'Houdini'
Foto: Bruno Santos / Terra
Manchester Orchestra foi a última banda a tocar ainda sob a luz do dia no Palco Cidade Jardim do Lollapalooza
Foto: Bruno Santos / Terra
Coube aos norte-americanos do Manchester Orchestra a tarefa, cumprida com um show morno, porém acompanhado por grande parte do público presente no espaço, que mais tarde receberia o Arctic Monkeys
Foto: Bruno Santos / Terra
Mesmo não conhecido pelo grande público, a plateia perto da grade agitou com o show dos norte-americanos
Foto: Bruno Santos / Terra
O vocalista do Friendly Fires, Ed Macfarlane, entrou elétrico no palco Butantã, durante o segundo dia de Lollapalooza
Foto: Fernando Borges / Terra
Fãs acompanham show do Friendly Fires
Foto: Fernando Borges / Terra
Friendly Fires foi a terceira atração do do palco
Foto: Fernando Borges / Terra
A forte chuva que chegou ao Jockey Club de São Paulo, no início da noite domingo (8), não estragou a apresentação do MGMT no segundo dia do Lollapalooza. Pelo contrário, o tempo fechado combinou perfeitamente com o clima sombrio e psicodélico da dupla norte-americana
Foto: Fernando Borges / Terra
O vocalista do MGMT, Andrew VanWyngarden, durante show sob chuva no Lollapalooza
Foto: Fernando Borges / Terra
Banda conquistou o público com hits de seus três álbuns de estúdio
Foto: Fernando Borges / Terra
Skrillex é ovacionado em show lotado no Lollapalooza
Foto: Marcos Hermes / Divulgação
Os goianos do Black Drawing Chalks contagiaram o público do Lollapalooza neste domingo (8), no Jockey Club, na capital paulista
Foto: Marcos Hermes / Divulgação
Apesar de tocarem no menor palco do festival, os fãs lotaram a pista
Foto: Marcos Hermes / Divulgação
Cerca de três mil pessoas deixaram as atrações principais de lado para conferirem o show do quarteto
Foto: Marcos Hermes / Divulgação
Cascadura foi a banda responsável por abrir o segundo dia de Lollapalooza
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Cascadura se apresentou no palco Butantã
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Os baianos do Cascadura completam 20 anos de carreira em 2012
Foto: Fernando Borges / Terra
Plebe Rude foi a primeira banda a subir ao palco Cidade Jardim, neste segundo dia de Lollapalooza, no Jockey Club de São Paulo
Foto: Bruno Santos / Terra
Plebe Rude foi a primeira banda a subir ao palco Cidade Jardim, neste segundo dia de Lollapalooza, no Jockey Club de São Paulo
Foto: Bruno Santos / Terra
Logo depois, a banda emendou as músicas 'Censura' e 'Brasília'
Foto: Bruno Santos / Terra
Gogol Bordelo colocou as pessoas para dançar
Foto: Fernando Borges / Terra
Eugene Hütz, o vocalista, comandou a festa
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Público foi ao delírio com a apresentação do Gogol Bordello
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Os pernambucanos do Suvaca se apresentaram no palco alternativo no segundo dia do festival Lollapalooza, neste domingo de Páscoa (8)
Foto: Bruno Santos / Terra
Chamada anteriormente de Suvaca Di Prata, a banda foi formada em 2001 e, antes do Lollapalooza, estava parada desde 2008
Foto: Bruno Santos / Terra
Suvaca tem dois discos: 'Corega', de 2004, e 'Suvaca', que nunca foi lançado, mas pode ser ouvido na internet
Foto: Bruno Santos / Terra
O Thievery Corporation subiu ao palco Cidade Jardim às 15h deste domingo (8) no festival Lollapalooza, em São Paulo, e mostrou uma mistura de jazz e música eletrônica
Foto: Bruno Santos / Terra
Descalço, integrante do Thievery Corporation mostra animação
Foto: Bruno Santos / Terra
Thivery Corporation tem diversas influências musicais, que vão da bossa nova ao jazz
Foto: Bruno Santos / Terra
Foto: Terra
Com um público já numeroso diante do palco Cidade Jardim, a banda Ritmo Machine abriu o Lollapalooza, no Jockey Club de São Paulo, às 12h deste sábado (7)
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
O Ritmo Machine tocou no principal palco do festival, o Cidade Jardim
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
A banda misturou sonoridades em seu show
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
A banda é formada por Eric Bobo, percussionista do Cypress Hill e filho da lenda do jazz Willie Bobo, e pelo DJ chileno Latin Bitman
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
A Veiga & Salazar levou o Hip Hop para o palco Perry do Lollapalooza
Foto: Marcos Hermes / Divulgação
O punk romântico Wander Wildner levou seu rock brega ao público do festival
Foto: Bruno Santos / Terra
Wander Wildner subiu ao palco Butantã pontualmente às 13h
Foto: Bruno Santos / Terra
A primeira música tocada foi Entre o céu e o inferno
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Marcelo Nova subiu ao palco Cidade Jardim para se apresentar no primeiro dia de Lollapalooza
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Marcelo Nova se empolgou durante sua apresentação
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O cantor foi a segunda atração do palco Cidade Jardim
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Marcelo Nova agradeceu o coro do público
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Ele abriu a apresentação com 'Rock N' Roll'
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Daniel Belleza & Os Corações em Fúria se apresentaram no palco Alternativo
Foto: Marcos Hermes / Divulgação
Daniel Belleza & Os Corações seguiu característica e fez show caricato
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O Pavilhão 9 fez um intervalo de 5 anos
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A banda Pavilhão 9 se apresentou no palco Alternativo
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Primeira atração internacional do palco Butantã, o Cage the Elephant arrastou a maior parte dos fãs do Lollapalooza
Foto: Bruno dos Santos / Terra
Na beirada do palco, um fã do Cage the Elephant chamou atenção. Grande atração deste sábado, Dave Grohl, líder do Foo Fighters, apareceu na beirada do palco para conferir a apresentação dos americanos
Foto: Bruno dos Santos / Terra
Antes da terceira música, Aberdeen, o vocalista, Matt Shultz, pulou no público e literalmente se entregou aos fãs do gargarejo. "Muito obrigado. Vocês são um País lindo", ele disse.
Foto: Bruno dos Santos / Terra
Famoso por sua postura enérgica no palco, o endiabrado vocalista manteve sua reputação. Matt pulou, dançou, pediu palmas e se jogou no público diversas vezes. O cantor "nadou" sobre o público, ficou de pé com a ajuda de alguns fãs e acenou uma bandeira brasileira
Foto: Bruno dos Santos / Terra
Por outro lado, o grupo foi prejudicado pela tenda eletrônica que deixou o som inaudível na parte de trás de pista. Alguns problemas na equalização deixaram o som baixo demais em diversas ocasiões e fez com que a voz de Shultz ficasse impossível de ser ouvida
Foto: Bruno dos Santos / Terra
Principal atração nacional do Lollapalooza, O Rappa enfrentou alguns problemas na abertura de seu show, neste sábado (7), no Jockey Club de São Paulo
Foto: Bruno Santos / Terra
Recebida com grande ovação pelo público que lotou a pista do local, a banda começou seu repertório com som muito baixo, que fez da voz do cantor Falcão praticamente inaudível nos trechos mais distantes do Palco Butantã, o principal do evento. Na foto, o guitarrista Xandão
Foto: Bruno Santos / Terra
O contratempo técnico fez os cariocas iniciarem o show, pararem e posteriormente recomeçarem para garantir a qualidade ao longo de todo o set list, com previsão para durar uma hora
Foto: Bruno Santos / Terra
A agitação e carisma de Falcão, vestido com uma camiseta com os dizeres "faça crescer seu próprio futuro", em inglês
Foto: Bruno Santos / Terra
Enquanto o cantor pulava e gritava muito, sempre acompanhado pelo público a perder de vista do Jockey, os integrantes da banda faziam uma mistura de rock e dub ao lado do som pesado e ao mesmo tempo suave dos instrumentos eruditos
Foto: Bruno Santos / Terra
O grupo Band of Horses entrou às 17h em ponto com 'For Annabelle' no palco Butantã, no festival Lollapalooza que acontece neste sábado (7) e domingo no Jockey Club
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Ao som de gaita, a música lenta fez contraste com o show agitado do Rappa, que havia se apresentado anteriormente no Cidade Jardim
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Em seguida, o grupo de indie folk executou a música 'The First Song', seguida de 'Nw Apt' que animou mais o público
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Ben Bridwell anima o público no Lollapalooza
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Ao som de gaita, a música lenta fez contraste com o show agitado do Rappa
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Peaches foi destaque no palco Perry
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Seguindo a pontualidade britânica que tem ditado as performances do primeiro dia de Lollapalooza, no Jockey, em São Paulo, a banda TV On The Radio iniciou o show às 18h com Halfway Home
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Com o rock nova-iorquino influenciado pelo jazz e hip hop, o grupo tocou com empenho
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Em Secong Song, o vocalista Tunde Adebimpe caminhou para perto do público e levantou a galera
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"Vocês estão bem, está tudo ok? Vocês são lindos", elogiou o vocalista
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"Amantes, amantes do rock?", perguntava o vocalista
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Joan Jett & The Blackhearts fecharam o palco Butantã, neste sábado, durante o Lollapalooza
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Eles abriram a apresentação com sucessos
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Joan Jett falou em português com o público
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Joan Jett cantou músicas do The Runaways
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O Foo Fighters fechou o primeiro dia de apresentações do Lollapalooza, realizado no sábado (7), no Jockey Club de São Paulo
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Na apresentação, a música do disco 'One By One' ganhou uma parte calma, para voltar a explodir
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Foi a primeira apresentação do grupo em São Paulo
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Sem interromper para conversar com o público, estimado em cerca de 70 mil pessoas, em seguida veio 'Time Like These', 'Rope', do novo disco 'Wasting Lights', e 'The Pretender', na qual emendou 'Custard Pie', clássico do Led Zeppelin
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Dave Grohl mostrou espírito roqueiro
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Dave Grohl animou o público, gritando muito e fazendo graça dos bastidores
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A primeira vez em que Grohl dirigiu palavras ao público, ele disse "prazer, somos o Foo Fighters"
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O músico não ficou sequer um minuto parado no palco