Especiais
Festival de Verão
Madonna

 Sites relacionados
Arquivo do Rock
FM O Dia
Dynamite
Nando Reis
Palco MP3
Território da Música


  Letras e cifras


 Notícias por e-mail
Receba as últimas notícias no seu e-mail
 Fale conosco
Mande suas críticas e sugestões. Participe!





Música
Sexta, 4 de julho de 2003, 18h06 
Morre o cantor Barry White, aos 58 anos
 
Redação Terra com AP
 
Galeria de fotos
Fotos do cantor
AP
Fotos do cantor
Clique na imagem para ver as fotos
Sites relacionados
Externo
» Ouça Barry White na Rádio Terra
 Últimas de Música
Busca
Busque outras notícias no Terra:
Morreu nesta sexta-feira, às 9h30, o cantor soul Barry White, aos 58 anos. Ele estava internado no hospital Cedars-Sinai Medical Center, em Los Angeles, e morreu vítima de problemas relacionados a uma antiga condição de hipertensão e consequente insuficiência renal provocada por pressão alta. Ele passava por um tratamento de hemodiálise e estava hospitalizado desde setembro. No dia 1º de maio, sofreu um derrame, que afetou o lado direito do corpo do cantor. Segundo os filhos diziam nos últimos meses, a doença havia afetado sua fala, mas não seu bom humor. White deixa oito filhos.

Um dos mais famosos ícones sexuais do R&B, conhecido por sua voz barítona e letras carnais como em Can't Get Enough of Your Love, Babe, foi a epítome da disco music sedutora, também conhecida como "música para se fazer amor". O obeso músico desfrutou de três décadas de fama por músicas como You're the First, the Last, My Everything e It's Ecstasy When You Lay Down Next To Me.

Ouça os clássicos de Barry White:
You're The First, The Last, My Everything
Just The Way You Are
Rio De Janeiro

Sua música de 1975 Love Serenade começa com uma característica letra em primeira pessoa que diz "I want you the way you came into the world/ I don't want to feel no clothes ..." (Quero você do jeito que veio ao mundo/Não quero sentir nenhuma roupa).

Apesar de seu pico de popularidade ter sido a década de 70, White recebeu o reconhecimento por seu trabalho em 2000 quando ganhou o primeiro de seus dois Grammy por Melhor Performance Masculina e Tradicional em R&B pela canção Staying Power.

Nascido em 12 de setembro de 1944, em Galveston, Texas, filho de uma mãe solteira, White e seu jovem irmão, Darryl, passou a maior parte de sua infância em Los Angeles. Ele disse que tinha uma paixão maior que a vida pela música. Durante sua adolescência, começou a cantar em um coro de uma Igreja Batista e foi logo promovido a diretor.

Em 1990, White disse à revista Ebony que sua voz mudou da noite para o dia de um tom agudo e chato de um adolescente para o tom baixo que o deixou famoso. "Eu e minha mãe ficamos assustados quando comecei a falar naquela manhã", disse ele. "Foi totalmente inesperado. Meu peito começou a produzir vibrações. Minha mãe ficou me olhando e então sorriu. Lágrimas caíram por seu rosto e ela disse 'meu filho é um homem agora'".

White foi preso aos 16 anos por ter roubado 300 pneus de uma loja local, em Galveston. Ficou três meses em cana. Para o cantor, a punição serviu para colocar sua vida nos eixos e para forçá-lo a dedicar-se mais aos seus talentos musicais. Inspirado pela canção It's Now or Never, de Elvis Presley, White passou a ser integrante da banda de soul Upfronts como barítono e gravou seis singles. Por vários anos, ele ficou longe das performances e se dedicou ao trabalho fora de cena musical, como compositor e produtor.

Ele se casou com uma paixão da infância, identificada apenas como Mary em sua autobiografia. Com ela, o cantor teve quatro filhos, para depois se separar em 1969. White descobriu o trio feminino Love Unlimited ¿ que incluía sua futura segunda esposa, Glodean James ¿ e, em 1972, produziu o single Walkin' in the Rain With the One I Love, um estouro de vendas.

Curiosidades:

  • Seu primeiro "troco" no meio musical foi uma participação em um single chamado Tossing An Ice Cube, em 1961 - White foi o "fornecedor" de palmas da música
  • Nos dois primeiros singles de White ele usou o nome Barry Lee - as músicas eram Man Ain't Nothing e Make it
  • Um de seus primeiros trabalhos na música foi como baterista na turnê de Bob & Nelson.
  • O primeiro contrato rendeu a White US$ 40 por semana.
  • A primeira música de White a liderar a parada americana foi I'm Under the Influence of Love, em 1974
  • O primeiro disco em dueto com sua mulher, Glodean, foi lançado em 1980 com o nome de Beware!
  • Em 1984, o cantor Marvin Gaye disse à Billboard que White iria produzir seu próximo álbum a partir do dia 1 de abril - no entanto, White afirmaria depois que não tinha nenhum conhecimento disso. Antes do acontecimento se confirmar, Gaye morreu assassinado por seu pai no dia 1º de abril.
  • Em 2 de novembro de 1995, White foi agraciado com um lugar no Hall da Fama do 25º Soul Train Anniversary - o cantor não pôde comparecer, pois estava hospitalizado sofrendo de exaustão

     
  • Redação Terra
     
     » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2010,Terra Networks Brasil S/A   Proibida sua reprodução total ou parcial
      Anuncie  | Assine | Central do Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade