Especiais
Festival de Verão
Madonna

 Sites relacionados
Arquivo do Rock
FM O Dia
Dynamite
Nando Reis
Palco MP3
Território da Música


  Letras e cifras


 Notícias por e-mail
Receba as últimas notícias no seu e-mail
 Fale conosco
Mande suas críticas e sugestões. Participe!





Música
Segunda, 19 de outubro de 2009, 17h32  Atualizada às 17h54
Buika e Chucho gravam juntos 'El Ultimo Trago'
 
Reprodução
Buika, na capa de seu disco anterior
Buika, na capa de seu disco anterior
 Últimas de Música
  • Corpo de Whitney Houston é transferido para Nova Jersey
  • P. Diddy é hospitalizado em Los Angeles após festa do Grammy
  • Crosby, Stills & Nash se apresenta no Brasil em maio
  • Funeral de Whitney Houston pode ser aberto ao público em arena
  • Busca
    Busque outras notícias no Terra:
    Altamente elegante mesmo à distância, em seu latinismo que atravessa geração, fronteiras nacionais e estilos, El Ultimo Trago é um álbum conceitual que transcende o seu conceito. A cantora Concha Buika, que está perto dos 40 anos, cresceu em Maiorca, mas tem origens na Guiné; Chucho Valdes, que está perto dos 70 anos, é um conhecido pianista cubano. E no disco os dois lidam com um repertório que tem mais de meio século de idade: canções associadas a Chavela Vargas, uma cantora mexicana que ganhou fama com o estilo ranchero.

    » Ouça músicas no Sonora

    Buika está no mercado há muito tempo; gravou vocais para faixas de house music e foi imitadora de Tina Turner em Las Vegas. Mas os três discos experimentais de flamenco que gravou com o produtor e músico espanhol Javier Limon, de 2006 para cá, parecem tê-la firmado. Ela usa o estilo jondo de flamenco ¿ dinâmico, microtonal, altamente emotivo- e acrescenta elementos pessoais. Sua voz é rouca, imperiosa e sutil, e lembra um pouco a de Nina Simone, mas com maior domínio técnico.

    Vargas, que ainda está viva, foi uma heroína cultural nos anos 50 e 60, devido ao seu estilo vocal cáustico e volátil e à sua franqueza sexual. Ela transformou as implicações das canções rancheras, que foram compostas para serem interpretadas por homens, e Buika e Valdes as transformam ainda mais, acrescentando elementos cubanos e espanhóis de rumba, cha-cha-cha e flamenco. A sessão de gravação, em Havana, aparentemente levou apenas dois dias. É difícil acreditar, se considerarmos como é grande a mudança nessas músicas.

    Valdes toca um piano limpo e poderoso, com acompanhamento de uma banda básica formada por um baixista e dois percussionistas, e mais a ajuda ocasional de um trompete e de um violão flamenco. Ele dita a atmosfera harmônica da canção e faz solos floridos mas curtos. Já Buika é admirável em cada verso. As primeiras três palavras que canta em El Andariego o irrequieto, uma canção de amor perdido e arrependimento, Yo que fui (eu que parti) estabelecem de imediato o impacto emocional e o ritmo balançado. Em certos momentos, ela estende sua poderosa voz até quase o limite de ruptura, como no refrão de "Se Me Hizo Facil".

    Há momentos explosivos como esse em diversas faixas de El Ultimo Trago, entre os quais a faixa título, gravada apenas com voz e piano. O canto de Buika pode se tornar tão intenso que, apesar de sua qualidade, o ouvinte ocasionalmente se sente sentado a fazer uma pausa para tomar fôlego. Mas até isso representa fidelidade à fonte, porque o mesmo se aplica aos vocais de Vargas.

    O que distingue Buika é sua disciplina, sua capacidade de chegar bem perto do exagero emotivo sem tropeçar. E sempre que as canções parecem caminhar para um derrame emocional, os arranjos de Valdes servem como um sutil anteparo. Não se preocupa: você vai conseguir chegar ao fim. E valerá a pena.
     

    The New York Times
     
     » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2010,Terra Networks Brasil S/A   Proibida sua reprodução total ou parcial
      Anuncie  | Assine | Central do Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade