Especiais
Festival de Verão
Madonna

 Sites relacionados
Arquivo do Rock
FM O Dia
Dynamite
Nando Reis
Palco MP3
Território da Música


  Letras e cifras


 Notícias por e-mail
Receba as últimas notícias no seu e-mail
 Fale conosco
Mande suas críticas e sugestões. Participe!





Música
Domingo, 19 de julho de 2009, 09h11  Atualizada às 09h29
Cat Power faz show intimista em São Paulo
 
Osmar Portilho
Direto de São Paulo
 
Reinaldo Marques/Redação Terra
Cat Power se apresenta em São Paulo
Cat Power se apresenta em São Paulo
 Últimas de Música
Busca
Busque outras notícias no Terra:

O palco escuro da casa de shows Via Funchal, em São Paulo, criou o primeiro dos muitos climas que tomaram conta da noite desse sábado (18) na apresentação de Cat Power. De volta ao Brasil, a cantora que esteve no Tim Festival de 2007, apresentou seus sucessos e emocionou a plateia com Lefet Lonely, Lord Help, The Greatest, trilha sonora do filme Um Beijo Roubado, e New York, uma versão da canção famosa na voz de Frank Sinatra.

» Veja as fotos do show
» Ouça Cat Power no Sonora
» Confira as letras de Cat Power

Com pedidos que deram dor de cabeça para a produção do show (fotógrafos no fundo do pista, proibição de fotos com flash e não permitir a exibição de imagens da cantora nos telões), Cat Power, nome artístico de Chan Marshall, logo de cara mostrou o porquê de suas minúcias. O show preparado pela a americana foi calcado principalmente na criação de climas e escolha do repertório.

Logo na primeira canção, Cat Power mostrou não se intimidar com releituras de clássicos. A cantora, depois de uma introdução instrumental da banda com um show de luzes sempre se baseando em tons de azul e roxo, abriu a apresentação com House of the Rising Sun, cuja versão mais conhecida foi gravada pelo The Animals na voz de Eric Burdon.

O clima intimista da apresentação seguiu reforçada pelos detalhes preparados pela banda, como a vela posicionada sobre o teclado, o incenso no amplificador do baixista e a própria linguagem corporal da cantora. Ao invés de assumir o centro do palco, local sagrado pelos vocalistas, Cat Power preferiu ficar se revezando nos dois cantos, de onde podia conferir o público e sua banda.

Apesa um "oi"
Embora a cantora não seja das mais falantes e tenha somente arriscado um tímido "oi" para a plateia, Cat Power mostrou que sua ligação ao vivo se dá através dos climas e da música.

Interpretações de Left Lonely, Lord Help, Blue (de Joni Mitchel) e Don't Explain arrancaram aplausos e gritos dos fãs que em alguns momentos puderam se sentir em um bar de beira de estrada nos Estados Unidos curtindo um grupo de blues talentoso.

Acompanhada por Judah Bauer (guitarra), Gregg Foreman (teclado), Erik Paparazzi e Jim White (bateria), a cantora mostrou que escolheu a dedo seu grupo. Responsáveis por entreter o público que aguardava ansiosamente a voz rouca da vocalista, os músicos fizeram sua parte e não se comportaram simplesmente como banda de apoio. Os integrantes ousaram em seus improvisos e aproveitaram as oportunidades para dar roupagens e criar climas diferentes nas versões tocadas neste formato.

Embora o som no início da apresentação tenha mostrado a guitarra de Bauer mais alta e roubando a cena nas primeiras músicas, com o som devidamente equalizado, o quarteto pode mostrar sua química e entrosamento, principalmente em relação ao andamento. A integração entre os músicos, conduzida pela voz de Chan, trabalhou o ritmo das canções com paciência e perícia, escolhendo os momentos apropriados para "estourar" ou simplesmente levar o público.

Para não dizer que a americana não saiu do script, durante o bis, uma fã se aproximou do palco e surpreendeu a cantora com uma camiseta de presente. Após receber o agrado e ouvir algumas palavras da brasileira, a americana retomou sua apresentação. Depois de encerrar com Angelitos Negros, escrita pelo cubano Antion Machin, a vocalista compensou sua pouca fala durante o show agradecendo a presença de todos e distribuindo autógrafos.

Cat Power, cuja atual turnê já passou pela Argentina, ainda toca neste domingo (19), no Rio de Janeiro, no HSBC Arena. De lá, a cantora segue para outra apresentação em Santiago, no Chile.
 

Redação Terra
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2010,Terra Networks Brasil S/A   Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade