Especiais
Festival de Verão
Madonna

 Sites relacionados
Arquivo do Rock
FM O Dia
Dynamite
Nando Reis
Palco MP3
Território da Música


  Letras e cifras


 Notícias por e-mail
Receba as últimas notícias no seu e-mail
 Fale conosco
Mande suas críticas e sugestões. Participe!





Música
Quinta, 1 de julho de 2004, 07h33 
Relespública tem mais de 60 músicas inéditas
 
Marcelo Costa
 
iaskara/Divulgação
A Relespública já lançou três discos na carreira
A Relespública já lançou três discos na carreira
Saiba mais
» Especial Rock Curitiba
Multimídia
Áudio e vídeo
» Veja o clipe de Nunca Mais da Relespública
» Ouça a música Garoa e Solidão com a Relespública
Sites relacionados
Externo
» Site Oficial da Relespública
 Últimas de Música
Busca
Busque outras notícias no Terra:
"A Relespública surgiu em 1989, quando o Fabio Elias (vocal e guitarra) e eu (Emanuel Moon-bateria), com apenas 12 e 13 anos fizemos nosso primeiro ensaio na sala da minha casa (à la White Stripes). Nós só sabíamos tocar Envelheço na Cidade do Ira!, e passamos a tarde inteira repetindo a música", relembra o baterista em entrevista ao Terra.

Veja o clipe da música Nunca Mais com a Relespública
Especial Rock de Curitiba

"Poucos meses depois, apareceu uma chance de tocar durante o recreio do nosso colégio e foi a deixa para o Ricardo Bastos (baixista) entrar na banda, já que ele morava no mesmo prédio do Fábio desde que nasceram. O Ricardo estava indo comprar uma prancha de Surf no dia anterior ao show, mas o Fábio o convenceu a comprar um baixo (risos). Desde então nós três sempre fomos o coração da Reles", explica.

A estréia fonográfica foi em 1993 com o compacto Mod, um EP em vinil gravado pelo selo curitibano Bloody Records, ainda com o vocalista original, Daniel Fagundes, que faleceu em um acidente de carro aos 16 anos, em 1994. Em 1995, logo depois da banda se recuperar do acidente, foi lançado o cd demo Venda Proibida, mostrando um pequeno pedaço de um show ao vivo no campus da Universidade Federal do Paraná.

Na seqüência, em 1998, saiu o primeiro CD de estúdio, E O Rock'n'Roll Brasil !?, de forma independente. O disco tinha sido inteiro finalizado pelo trio (Fabio, Moon, Ricardo), mas antes dele ser prensado a banda se transformou em um quinteto (Roger Gor nos teclados e Kako nos vocais), formação esta que gravou O Circo Está Armado, produzido por Rafael Ramos e "lançado" pela gravadora Universal em outubro de 2000.

Três anos de silêncio e a banda retornou independente em 2003 com o CD As Histórias São Iguais, um dos cinco melhores álbuns do rock nacional no ano passado. Baladas sixties, rock de garagem e o mod de grupos como The Who/The Kinks/Ira! ganha brilho nas composições da Reles. O vocalista do Ira!, Nasi, divide os vocais com Fabio Elias em duas canções: Boatos de Bar e A Fumaça é Melhor Que o Ar, está última, uma canção de Edgard Scandurra dos primórdios do Ira!, que até então permanecia inédita.

A balada emocional Nunca Mais, tão sixtie quanto jovem guarda, traz o título do álbum enquanto Garoa e Solidão, um dos grandes momentos do disco, mostra o verdadeiro som da banda. "Está música foi o embrião do CD, pois quando a banda voltou a ser um trio, algumas incertezas surgiram quanto ao futuro. Poucas pessoas acreditavam que a Reles ainda tinha algo para mostrar quando o Fábio apareceu com está ótima canção (uma balada até então) e a banda entrou em estúdio, junto com o produtor Marcelo Crivano, para gravá-la para uma coletânea. O verdadeiro som da Reles reapareceu de imediato! A pegada punk meio oitentista junto com a letra que trata de um cotidiano tipicamente curitibano acenderam o público e, a partir daí, foi só escolher o repertório e começar a gravar", conta Moon.

O baterista afirma que o grupo tem mais de 60 músicas inéditas e que um disco novo já começa a ser planejado. "A previsão é gravar o novo disco ainda esse ano, para lançamento em abril de 2005. Os ensaios do novo repertório já começaram", diz o baterista. Moon define a Relespública como "um reles Rock'n'Roll totalmente feito para o público. Pura diversão de três caras que tem algo legal a dizer, através de muitos, muitos decibéis".
 

Redação Terra
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2010,Terra Networks Brasil S/A   Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade