Especiais
Festival de Verão
Madonna

 Sites relacionados
Arquivo do Rock
FM O Dia
Dynamite
Nando Reis
Palco MP3
Território da Música


  Letras e cifras


 Notícias por e-mail
Receba as últimas notícias no seu e-mail
 Fale conosco
Mande suas críticas e sugestões. Participe!





Música
Quarta, 17 de setembro de 2008, 20h04  Atualizada às 21h47
"Orquidólatra", Lenine lança CD e vinil 'Labiata'
 
Luis Cláudio Duarte
direto do Rio de Janeiro
 
Milton Mansilha/Divulgação
Lenine lança seu novo disco, patrocinado pela rede de cosméticos Natura
Lenine lança seu novo disco, patrocinado pela rede de cosméticos Natura
 Últimas de Música
Busca
Busque outras notícias no Terra:
O cantor, compositor e auto-definido "orquidólatra" Lenine lançou nesta quarta-feira o sexto CD da sua carreira, intitulado Labiata, uma homenagem a uma espécie rara de orquídea, flor pela qual o artista tem verdadeira paixão e cultiva várias espécies em um local especial de Petrópolis, região serrana do Rio.

» Assine Sonora e ouça todas as músicas na íntegra
» Confira mais de 600 mil letras
» Aprenda a tocar os hits

O disco tem 11 músicas e "é o mais íntimo, feito com as pessoas mais próximas", onde estão parcerias com Arnaldo Antunes, Lula Queiroga, Braulio Tavares, Dudu Falcão, Carlos Rennó e Paulo Cesar Pinheiro. O disco é patrocinado pela Natura, que por meio do projeto Natura Musical vem dando apoio a iniciativas culturais do ramo de música. De contrato novo com a gravadora e de volta à Universal Music, o álbum foi finalizado nos estúdios do ex-vocalista do Genesis, Peter Gabriel (Real World), em Londres, com as cópias fabricadas na França.

O recente trabalho do pernambucano estará nas lojas até o fim desta semana e a novidade para os fãs é que os primeiros dez mil compradores poderão adquirir um pacote especial, com o CD original na versão Digitec (alta tecnologia), um disco prensado no tradicional vinil e um pen-drive musical. Lenine justificou a volta ao vinil afirmando que "nada substitui o contato da agulha com aquela ranhura".

Uma das canções do disco, É o Que Me Interessa, está incluída na trilha sonora da novela A Favorita, como tema da personagem de Patrícia Pillar. O brilho dos olhos azuis de Lenine se acentua ainda mais quando ele fala do título do trabalho. "Foi uma escolha passional", diz o "orquidólatra" assumido, explicando que Labiata vem de lábia mesmo.

"Labiata é uma orquídea rara do Nordeste" - de nome científico catlea labiata -, que "rivaliza", segundo ele, com outra orquídea do sul, a lelia purpurata. "São 40 mil espécies, que podem ser encontradas desde a Austrália até o Tibet", ensinou Lenine.

O pernambucano fala com intimidade da flor que dá nome ao recente trabalho e a compara com a música popular brasileira. "A Labiata é de grande adaptabilidade e pode ser cultivada na altitude e na planície. é uma flor delicada, mas muito robusta, resistente. E isso é a música popular brasileira, não morre nunca".

No site do artista pernambucano (www.lenine.com.br) é possível se cadastrar e baixar uma das músicas (É o que me interessa). Lenine já está ensaiando o show do novo CD. A estréia vai ser no começo de novembro, no Sesc-Pinheiros, em São Paulo e, depois, na segunda quinzena de novembro, no Vivo do Rio de Janeiro. A idéia é percorrer o Brasil com o show e, a partir de março, iniciar a turnê pelo exterior.

Labiata foi um dos projetos escolhidos pela Natura Musical na edição de 2007 e que agora está se concretizando. O apoio cultural da empresa na música se dá por meio de patrocínio direto, como foi o caso da turnê de Marisa Monte; do documentário Mistério do Samba, de Lula Buarque e Carolina Jabour; e outro sobre a Velha Guarda da Portela; ou por edital (Lei de Incentivo à Cultura), onde o projeto é inscrito e uma comissão externa faz a seleção. O objetivo da iniciativa é promover iniciativas de projetos para resgatar partituras, discos, gravações e filmes musicais.

O projeto Natura Musical foi criado em 2005 e já patrocinou projetos como Acervo Dorival Caymmi - de digitalização de toda obra do baiano, que deve ficar pronto ano que vem; Labiata, de Lenine; o último CD de Nélson Sargento, lançado em agosto; o CD Quartcheto, um grupo instrumental gaúcho, que teve a primeira série lançada no 1º semestre e a outra no 2º, e o espetáculo infanto-juvenil com músicas de Braguinha, também já lançado. No fim de outubro, o Natura Musical vai anunciar os projetos selecionados em 2008 que vão receber patrocínio.
 

Redação Terra
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2010,Terra Networks Brasil S/A   Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade