Especiais
Festival de Verão
Madonna

 Sites relacionados
Arquivo do Rock
FM O Dia
Dynamite
Nando Reis
Palco MP3
Território da Música


  Letras e cifras


 Notícias por e-mail
Receba as últimas notícias no seu e-mail
 Fale conosco
Mande suas críticas e sugestões. Participe!





Música
Sexta, 14 de maio de 2004, 10h19 
Clássico "Elis & Tom" será relançado em agosto
 
Marcelo Costa
 
Divulgação
Detalhe da capa original do disco  Elis & Tom  lançado em 1974
Detalhe da capa original do disco Elis & Tom lançado em 1974
Multimídia
Áudio e vídeo
» 'Foi terrível, no bom sentido', diz Mariano sobre a mixagem
» Mariano explica como foi mixar Elis & Tom
Saiba mais
» César Camargo Mariano analisa carreira da filha Maria Rita
» 'Tenho saudade de botequim', diz César Mariano
» César e Pedro Mariano lançam DVD 'Piano e Voz'
 Últimas de Música
Busca
Busque outras notícias no Terra:
O famoso encontro entre a cantora Elis Regina e o maestro Tom Jobim, registrado no álbum Elis & Tom de 1974, será relançado em agosto em uma edição especial supervisionada por César Camargo Mariano, ex-marido de Elis, co-produtor e arranjador de quase todas as canções do disco na época.

César Camargo Mariano fala da emoção e da magia em mixar o disco

O lançamento comemorativo de 30 anos de Elis & Tom, que é considerado por muitos críticos como um dos dez álbuns fundamentais da música popular brasileira, virá em formato especial, reunindo em uma mesma caixa as versões estéreo e surround 5.1, em CD e DVD Áudio, mixadas pelo pianista. O lançamento é uma parceria da gravadora Trama com a Universal Music.

Em entrevista ao Terra, Mariano assegurou que nada foi mexido no trabalho original. "Nós pegamos os tapes originais e mixamos de novo", contou o músico. "Não mudei uma virgula", diz, explicando que quem comparar a versão estéreo lançada em 1974 com a de 2004, não verá diferenças. Porém, terá surpresas quem puder ouvir o disco na versão 5.1. "É como se o ouvinte estivesse dentro do estúdio", assegura o músico.

A idéia de mixar o disco gravado em 1974 com a tecnologia atual surgiu de conversas de João Marcelo Bôscoli (presidente da gravadora Trama e filho de Elis Regina) e Max Pierre, vice-presidente artístico da Universal. A parte técnica foi desenvolvida por César Mariano e pelo engenheiro de áudio Luis Paulo Serafim.

Por mais que seja um de seus discos prediletos em toda sua vida, Mariano admite que mexer neste material foi terrível. "Foi terrível, no bom sentido", diz o músico. "(Na época) Muita coisa ficou mágica, não ficou real. Quando eu sentei para trabalhar com esse material agora, essa magia ficou real. Apareceram conversas, respirações dela (Elis), do Tom, do maestro, tornando todo o material muito vivo, como se a gente tivesse gravado isso hoje de manhã", explica.

César diz que lembra até das posições dos instrumentos no estúdio da MGM em Los Angeles, local em que foi gravado Elis & Tom em 1974. E conta que a emoção tomou conta do estúdio em que ele e Luis Paulo Serafim mixaram o disco para a edição especial. "Ele (Luis) tinha acabado de nascer quando essa obra saiu e participou deste processo de mixagem chorando o tempo todo de emoção ao ouvir aqueles músicos, muitos que já nem estão mais conosco", conta Mariano.

A versão estéreo de Elis & Tom será igual a versão lançada em 1974. Já a versão DVD Áudio 5.1 terá algumas falas de Elis Regina e Tom Jobim, assim como alguns barulhos de estúdio, como pés batendo no chão contando os tempos, a fim de manter a riqueza do som ambiente.

Elis & Tom compila clássicos como Águas de Março, Corcovado, Soneto da Separação, Retrato em Preto e Branco e Chuva na Roseira, entre outros.
 

Redação Terra
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2010,Terra Networks Brasil S/A   Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade