Especiais
Festival de Verão
Madonna

 Sites relacionados
Arquivo do Rock
FM O Dia
Dynamite
Nando Reis
Palco MP3
Território da Música


  Letras e cifras


 Notícias por e-mail
Receba as últimas notícias no seu e-mail
 Fale conosco
Mande suas críticas e sugestões. Participe!





Música
Sexta, 1 de agosto de 2008, 10h50 
Fagner lança DVD e diz que pior momento da pirataria já passou
 
Leandro Souto Maior
 
Divulgação
Fagner completa 35 anos de carreira este ano
Fagner completa 35 anos de carreira este ano
 Últimas de Música
Busca
Busque outras notícias no Terra:
Em tempos de pirataria, downloads, YouTube, Myspace e diversas novas formas de se consumir música, é possível imaginar um futuro - sabe-se lá se próximo ou não - em que lançar um CD ou DVD seja coisa do passado. O músico cearense Raimundo Fagner gosta de falar sobre o assunto, e acredita que o pior momento da pirataria já passou.

» Fagner comemora 35 anos de carreira com DVD
» Assine Sonora e ouça as músicasde Fagner na íntegra
» Veja letras de música de Fagner
» Leia mais notícias da agência JB

"Foi quando fomos pegos de surpresa. Estávamos lá em cima e cortaram o chão", lembra o cantor.

E é justamente com o lançamento de um DVD que ele celebra 35 anos de carreira. Raimundo Fagner Ao Vivo é o registro de um show em janeiro de 2000, num palco montado ao ar livre em Fortaleza, onde cantou seus maiores sucessos.

Mesmo apresentando um novo produto no mercado, Fagner faz coro com os que acham que mudanças na indústria e no mercado fonográfico são necessárias para se adequar à uma nova realidade.

"Ao mesmo tempo em que o combate à pirataria deve ser maior, também tem que se diminuir os impostos, para diminuir os preços, que ainda são como quando o mercado comportava milhares e milhões de discos. Agora mudou", diz o músico, que acredita que seus fãs vão preferir o DVD original à uma cópia.

"Acho que o público, quando é fiel ao artista, ele compra o original. Eu tenho um público bem fiel, e as pessoas que tem esse CD vão buscar também o DVD original", confia Fagner.

"Esse CD" a que ele se refere é o mesmo show registrado no DVD, lançado na época de sua gravação em CD duplo. Um cineasta cearense filmou a apresentação, que só veio à tona no ano passado.

"Só num milagre acontece um negócio desse! Durante anos eu tinha essa frustração. Eu pensava: 'pena que não registraram esse show, foi um momento tão extraordinário, deu tudo certo e a gente esqueceu de filmar'", relembra.

"A mesma coisa que aconteceu comigo e o Luiz Gonzaga. Quando estava gravando um disco com ele, a Paula, mulher do Glauber Rocha, foi um dia ao estúdio e ficou animada para fazer um filme. Contratamos umas câmeras e filmamos tudo no maior clima de cinema. Ficou muito legal, até o Gonzaguinha estava presente. Essas fitas estavam sumidas e reapareceram agora. Eu não acreditava que existissem mais, foi uma felicidade", conta Fagner, que pretende disponibilizar esse material em DVD em breve.

Os 35 anos de carreira serão celebrados também com uma turnê nacional, que chega no Sudeste em outubro. No Rio, o show será no Canecão.

"Vou aproveitar 70% do repertório do novo DVD, e completar com o que venho fazendo desde essa época, afinal, esse show já tem oito anos", adianta.

Além disso, ele está preparando um novo álbum de estúdio.

"Era para ser lançado esse ano, mas vai ficar para o ano que vem, por conta desse lançamento. Nos shows, quero mostrar o passado e o presente, por isso devo cantar alguma coisa deste próximo disco, para já ir preparando o público."

Robertinho de Recife poderia estar na banda de novo
No passado, Fagner teve uma produtiva parceria com o virtuoso guitarrista Robertinho de Recife. A dobradinha quase se repetiu por ocasião desta nova turnê.

"Lamento que o Robertinho tenha parado. Ele virou um senhor de estúdio. Falei com ele ontem, mas está totalmente difícil tirá-lo de casa, e ai é perigoso, porque imagina se no meio da turnê o cara quer sair da estrada e voltar para casa", conta Fagner.

Por outro lado, o cantor não economiza elogios para sua banda atual."Minha banda tem músicos geniais. Toda banda é do Ceará, e é uma turma muito boa. O próprio guitarrista, Cristiano Pinho, é um 'Robertinho de Recife' pós-moderno", garante.

Fagner está sempre de olho em novos talentos. Ele pede para divulgar um endereço eletrônico (ararena@ararena.com.br) e até um telefone de contato (85-3264-2810) para novos compositores que quiserem enviar suas músicas.

"Já fiz isso duas vezes, em dois discos. Lembro que recebi mais de mil fitas, um negócio de louco. E mais louco sou eu, que escuto tudo!", diverte-se.
 

JB Online
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2010,Terra Networks Brasil S/A   Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade