Especiais
Festival de Verão
Madonna

 Sites relacionados
Arquivo do Rock
FM O Dia
Dynamite
Nando Reis
Palco MP3
Território da Música


  Letras e cifras


 Notícias por e-mail
Receba as últimas notícias no seu e-mail
 Fale conosco
Mande suas críticas e sugestões. Participe!





Música
Terça, 10 de fevereiro de 2004, 13h18 
EUA celebram 40 anos da invasão dos Beatles
 
Divulgação
Os Beatles durante sessão de fotos em 1969
Os Beatles durante sessão de fotos em 1969
Saiba mais
» Primeira viagem de Beatles aos EUA estréia em DVD
» Última apresentação dos Beatles faz 35 anos hoje
» Pub preferido dos Beatles pega fogo em Liverpool
» Suposta reunião dos Beatles seria 'bobagem'
» Trajetória dos Beatles é contada em livro de bolso
» McCartney grava Beatles orquestral para esposa
» Melhor disco de todos os tempos é dos Beatles
 Últimas de Música
Busca
Busque outras notícias no Terra:
Os Estados Unidos comemoram os 40 anos do início oficial da beatlemania. A histórica estréia da banda no Ed Sullivan Show, em 9 de fevereiro de 1964, foi exibida na rede CBS esta semana e o evento também inspira uma exposição no Museu do Rádio e Televisão, um DVD e várias capas de revistas. O quarteto foi homenageado na cerimônia do Grammy, no domingo, quando eles receberam o President¿s Award.

O clima de celebração já havia começado em outubro, quando chegou ao mercado um DVD duplo com as quatro aparições dos Beatles no Ed Sullivan Show, o campeão de audiência da época. Em The Four Complete Historic Ed Sullivan Shows Featuring the Beatles, é possível ver todos os números do grupo no programa em 1964 e 1965, gravados em estúdios de Nova York e Miami.

A primeira aparição deles foi exibida ontem no Late Show with David Letterman, na CBS, que é gravado no mesmo auditório do antigo programa, na esquina da Broadway com a Rua 55. A aparição original, em que eles deram a partida na beatlemania com a música I Wanna Hold Your Hand, foi acompanhada por 73 milhões de telespectadores e por muito tempo foi o evento mais assistido da TV americana. George Harrison gostava de lembrar que, naquela noite, a polícia de Nova York registrou uma grande queda no número de crimes na cidade.

Como parte das comemorações, a Apple, gravadora original do quarteto, está lançando em DVD o filme The Beatles: The First US Visit, dirigido pelos irmãos Maysles. Também conhecido como What¿s Happening?, o filme tem importância histórica não só por ter registrado a escalada dos Beatles ao topo da parada americana, mas também por ter criado o mercado de documentário de bastidores de bandas.

O filme, exibido em canais de TV da Inglaterra e dos Estados Unidos nos anos 60, mostra desde a chegada dos músicos a Nova York, em fevereiro de 1964, e acompanha o grupo por cidades como Washington D.C. e Miami. A produção acabou inspirando A Hard's Day Night, em que os Beatles praticamente encenavam as mesmas cenas de What¿s Happening?.

Enquanto isso, o Museu do Rádio e Televisão preparou exposições sobre o tema para suas filiais de Nova York e Los Angeles. Até o início de maio estarão sendo exibidas imagens do arquivo da CBS, feitas pelo fotógrafo da revista Life Bill Eppridge, nos bastidores do Ed Sullivan Show, além de uma série de retratos psicodélicos feitos pelo inglês Tom Murray em 1968. A série também é acompanhada de raras entrevistas de rádio. Informações sobre as mostras estão no web site http://www.mtr.org.

Os dois beatles sobreviventes, Paul McCartney e Ringo Starr, estão mantendo um perfil discreto durante as comemorações. Eles preferiram gravar mensagens em vídeo para não ter de comparacer à cerimônia do Grammy (em que Yoko Ono e Olivia Harrison falaram dos respectivos maridos). Os dois músicos fizeram poucas declarações à imprensa.
 

Planet Pop
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2010,Terra Networks Brasil S/A   Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade