Especiais
Festival de Verão
Madonna

 Sites relacionados
Arquivo do Rock
FM O Dia
Dynamite
Kboing
Nando Reis
Palco MP3
Território da Música


  Letras e cifras


 Notícias por e-mail
Receba as últimas notícias no seu e-mail
 Fale conosco
Mande suas críticas e sugestões. Participe!





Música
Sexta, 8 de fevereiro de 2008, 13h55  Atualizada às 14h26
'Thriller', de Michael Jackson, faz 25 anos
 
 Últimas de Música
» The Kinks vai ganhar documentário nos cinemas
» Stefhany esnoba Gianecchini e diz que Roberto Carlos é mais bonito
» João Gordo e banda celebram 30 anos do teatro Lira Paulistana
» Miele fala sobre seu novo CD que une piadas e bossa nova
Busca
Busque outras notícias no Terra:
Os zumbis não só são imortais, como também fazem aniversário: 25 anos depois de terem conhecido o estrelato atráves do clip povoado de mortos-vivos, Thriller, de Michael Jackson, cuja edição de aniversário será lançado na próxima semana, continua sendo o álbum mais vendido de todos os tempos.

» Assine Sonora e ouça todas as músicas na íntegra
» Confira mais de 600 mil letras de música
» Aprenda a tocar os hits do seu ídolo

Os números das vendas do Thriller, lançado em dezembro de 1982, são motivo de controvérsia, já que não existe uma contagem mundial oficial.

O selo Epic (Sony-BMG) avalia que o total de álbuns vendidos seja de 104 milhões, com base em antigos dados do Guiness, o livro dos recordes. Mas vários especialiestas consideram estes números como exagerados e o situam entre 50 e 60 milhões. Por outro lado, na sua edição de 2008, o Guiness apresenta a cifra de 55 milhões, total que parece mais verossímil.

Em qualquer das hipóteses, o primeiro lugar é incontestável e Thriller deve ocupar o posto por muito tempo ainda: a crise de vendas que toca a indústria da música, em plena transformação devido à internet, parece excluir a possibilidade de que um novo álbum atinja tal patamar de vendas.

Thriler é o álbum dos superlativos. Passou 80 semanas no top 10 dos Estados Unidos, dentre as quais, 37 (não consecutivas) no primeiro lugar. Foi certificado 27 vezes com o disco de platina (27 milhões de exemplares) nos EUA, é o único álbum a ser o mais vendido em dois anos consecutivos (1983 e 1984). Foi disco de platina ou diamante em 16 países, dentre eles o Reino Unido, a França e o Japão. De suas nove faixas, sete foram lançadas em single.

Em fevereiro de 1984, Michael Jackson bateu mais um recorde ao receber 12 indicações para o Grammy Awards, levando oito deles para casa: sete por Thriller e um pelo audiobook do filme E.T.

E foi de uma das músicas de Thriller, a Billie Jean, que o talentoso dançarino mostrou ao mundo seu passo deslizante que virou febre mundial, o "moonwalk", em maio de 1983.

Thriller, que elevou a black music ao primeiro plano, foi o sexto álbum solo de Jackson. Mistura de soul, funk e pop, este disco é marcado pelos sons sintéticos dos anos 80. Grandes nomes participaram do álbum, como Paul McCartney e o guitarrista Eddie Van Halen.

Seu sucesso também se explica por fatores sociais. O lançamento do disco aconteceu no momento do apogeu do vinil, substituído pouco depois pelo CD e, mais do que isso, coincidiu com o surgimento do canal destinado à música, a MTV. Isso contribuiu a fazer de Jackson o "Rei do Pop", enquanto que seus clips inovadores reforçaram a notoriedade da emissora.

O curta-metragem produzido por John Landis para a faixa Thriller revolucionou a história do clip... e impressionou milhões de crianças com seus dançarinos zumbis.

A edição do 25° aniversário será lançada na segunda-feira no mundo todo e na terça nos Estados Unidos, com sete canções a mais: seis remixes assinados po Kanye West, Akon, Fergie e Will.i.am, e uma faixa inédita retirada das sessões de gravação de origem. Os clipes Thriller, Beat it e Billie Jean estarão em u DVD bônus.
 

AFP

Todos os direitos de reprodução e representação reservados. Clique aqui para limitações e restrições ao uso.

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2009,Terra Networks Brasil S/A   Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade