Especiais
Festival de Verão
Madonna

 Sites relacionados
Arquivo do Rock
FM O Dia
Dynamite
Nando Reis
Palco MP3


  Letras e cifras


 Notícias por e-mail
Receba as últimas notícias no seu e-mail
 Fale conosco
Mande suas críticas e sugestões. Participe!





Música
Domingo, 27 de janeiro de 2008, 17h38 
Toquinho compara Bossa Nova a mulher "formosa"
 
Reinaldo Marques/Terra
Toquinho está em turnê pela Espanha
Toquinho está em turnê pela Espanha
 Últimas de Música
Busca
Busque outras notícias no Terra:
O músico Toquinho garante que a magia da Bossa Nova está em ser "uma mulher da rua, formosa e próxima a todos", um estilo musical que mistura vários ritmos, do jazz à música clássica.

» Assine Sonora e ouça músicas na íntegra
» Confira mais de 500 mil letras de música
» Aprenda a tocar os hits do seu ídolo

Toquinho, que se apresenta nas Ilhas Canárias neste domingo, está em turnê por diversas cidades espanholas, nas quais relembra seus mais de 40 anos de carreira.

Em entrevista, o cantor assegura que não pertence ao grupo de músicos que, há 50 anos, rompeu com os ritmos que predominavam no Brasil e apostaram numa música diferente, liderada por nomes como Vinicius de Moraes, João Gilberto e Tom Jobim, entre outros.

"As pessoas costumam me associar à Bossa Nova, porque trabalhei muitos anos com Vinicius", disse. Em 1970, Toquinho foi convidado por Vinicius a acompanhá-lo em uma série de shows na Argentina, junto da cantora Maria Creuza.

Este foi o começo de uma relação profissional que durou onze anos e resultou em mais de 130 composições.

As apresentações na Argentina serão lembradas em uma homenagem que trará de novo Toquinho à Espanha em julho, e na qual possivelmente terá a companhia de Maria Creuza.

Sobre seu momento atual, Toquinho confessa que, após 43 anos de carreira e mais de 300 composições, a cada dia desfruta mais de seus shows.

O cantor também assegura que toca violão por três a quatro horas ao dia, porque deseja se apresentar cada vez melhor.

Em tom de piada, parafraseia seu pai, de 93 anos, e reconhece que tem dois objetivos na vida. Um é tocar cada vez melhor violão, o outro é não "criar pança" - dois propósitos que, por enquanto, vem cumprindo com rigor.

O músico paulista, de 62 anos, também reconhece que, quando sobe ao palco, é como se perdesse a personalidade e se adaptasse ao público presente.

Improvisa palavras e, por isso, seus shows nunca são iguais, principalmente porque Toquinho diz gostar de surpreender a si mesmo.


 

EFE

Agência EFE - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da Agência EFE S/A.

 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2012,Terra Networks Brasil S/A   Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade