Especiais
Festival de Verão
Madonna

 Sites relacionados
Arquivo do Rock
FM O Dia
Dynamite
Nando Reis
Palco MP3
Território da Música


  Letras e cifras


 Notícias por e-mail
Receba as últimas notícias no seu e-mail
 Fale conosco
Mande suas críticas e sugestões. Participe!





Tim Festival
Terça, 28 de outubro de 2003, 20h29 
Nação Zumbi provoca Skank e Cidade Negra
 
Luciano Ribeiro
 
Terra
Nação Zumbi no Chat Show do Terra
Nação Zumbi no Chat Show do Terra
Sites relacionados
Externo
» Confira o especial TIM Festival
 Últimas de Tim Festival
» Tim Festival 2008 reuniu festa e sofisticação
» Show de Camelo é marcado por música do Los Hermanos
» Letícia Spiller chega acompanhada ao Tim Festival no Rio
» Atriz reclama do som no Tim Festival 2008
Busca
Busque outras notícias no Terra:
A traumática morte de Chico Science, em 1997, poderia significar o fim do Nação Zumbi, grupo ligado ao líder do movimento recifense mangue beat. Mas quem foi, ou pelo menos tentou assistir ao show que a banda realizou há dois meses no Ballroom, no Humaitá, Rio de Janeiro, pôde verificar in loco a rica fase vivida por seus seis integrantes.

Na casa lotada, com direito a empurra-empurra na porta e Caetano Veloso na platéia, a NZ detonou os petardos do disco homônimo do grupo (de 2002). Não havia um hit radiofônico sequer, mas o público acompanhava em coro. O fenômeno se repete nas principais capitais brasileiras. No próximo sábado, o grupo toca no Palco Stage do TIM Festival, no Museu de Arte Moderna, no Aterro do Flamengo (em cartaz nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro).

"Não acredito em Deus, mas está tudo muito louco com a gente. As apresentações são vendidas com antecedência. Acho que nego não agüenta mais formato MTV, nem rádio. Existe uma grande carência para se ouvir coisas novas. E isso a Nação mostra", diz o guitarrista Lucio Maia, que, junto com o vocalista e percussionista Jorge Du Peixe, é responsável pela trilha sonora do aclamado Amarelo Manga.

Lucio garante que o grupo nunca pensou em se separar depois da morte de Chico Science. Desde então eles lançaram CSNZ (compilação em álbum duplo, com participações de amigos, remixes e apenas quatro inéditas, em 1998), Radio S.Amb.A (2000) e Nação Zumbi (2002). O mais recente álbum certamente é o mais maduro, com a sonoridade ainda mais pesada, e com Jorge Du Peixe se sentindo à vontade, querendo ou não, como substituto de Science. Juntos há 11 anos, os músicos ficaram oito meses sem gravadora, espaço entre a saída da Sony e o convite da Trama.

"Nunca tivemos dúvidas se íamos continuar juntos. Passamos seis anos difíceis, sem grana mesmo. Quando a angústia era muito forte e não havia perspectiva, nós nos reuníamos para ensaiar. Essa era a forma de extravasar", lembra Maia.

O Nação Zumbi, que faz shows na Europa desde 1994, acaba de se apresentar na Espanha, França e Londres, onde tocaram para públicos de 800 a 2 mil pessoas. "Não faturamos muito, mas é assim com quase todo artista brasileiro que segue para lá e quer mostrar algo novo. O europeu sempre pergunta por gente boa, como Jorge BenJor e Baden Powell, mas eles não se interessam pelo novo do Skank. O Cidade Negra tira onda que toca em 17 países, mas é sempre para brasileiros e eu não vejo nenhum mérito nisso", diz o guitarrista.

Lucio Maia credita a boa fase vivida pelo grupo à gravadora atual, na qual, segundo o músico, eles têm carta branca para experimentar. O disco Nação Zumbi - que chegou à marca de 50 mil cópias vendidas - seria fruto dessa liberdade. Atualmente, todos os integrantes, que já viveram em Santa Teresa, no Rio, na época em que a banda mantinha contrato com a Sony, moram em São Paulo. "Se pudesse escolher estaria em Recife. Mas aqui tem mercado. Marcelo D2 se mudou para cá e Fernanda Abreu disse que vem também", exemplifica.

No show de sábado, eles tocam ao lado de Sinhô Preto Velho, AfroReggae, The Streets e Public Enemy, a partir de 18h. Ainda há ingressos à venda.
 

JB Online
 
 » Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2010,Terra Networks Brasil S/A   Proibida sua reprodução total ou parcial
  Anuncie  | Assine | Central do Assinate | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade